O que é matriz SWOT e como ela pode ajudar no crescimento da sua loja

Se você parar para pensar, perceberá que a quantidade de desafios que existem para gerenciar uma loja de roupas é bem grande. Nesse cenário, saber tomar decisões difíceis e estratégicas é uma das principais habilidades que você deverá possuir. E é justamente nesse cenário que a análise SWOT (análise FOFA em português) pode ser extremamente útil para você!

Considere o seguinte exemplo: a loja concorrente a sua começou a vender lingerie e parece estar atraindo muitos novos clientes por causa disso. Como decidir se você deve ou não passar a vender lingerie também?

Obviamente a resposta para isso vai variar de loja para loja, mas como saber se faria sentido para você? Bom, é aí que a análise SWOT se encaixa!

A análise SWOT (FOFA) foi desenvolvida por um norte-americano chamado Albert Humphrey durante uma de suas pesquisas na Universidade de Stanford, e consiste em analisar 4 pilares da sua loja para entender melhor o contexto e te orientar na hora de tomar decisões como a do exemplo acima. Os pilares são suas:

  • Forças (Ambiente Interno);
  • Fraquezas (Ambiente Interno);
  • Oportunidades (Ambiente Externo;
  • Ameaças (Ambiente Externo);

Antes de começar a descrever cada um, eu acho importante deixar claro para você que os pilares da análise SWOT estão divididos em duas grandes categorias: ambiente interno e ambiente externo. Na prática, no ambiente interno ficam os pilares que estão sob seu controle dentro da loja, enquanto no ambiente externo ficam os pilares que você não é capaz de controlar!

 Bom, eu sei que está meio abstrato por enquanto, mas pode ficar tranquilo que a partir de agora eu vou explicar cada uma delas e vai ficar facinho de entender! 

Forças (interno)

O primeiro passo para a análise SWOT é descrever as forças da sua loja em relação às concorrentes. Para fazer isso, essas duas perguntas podem te orientar: 

  • Pelo que a sua loja é reconhecida? Exemplos: preços baixos, bom atendimento, ótima política de troca e devolução;
  • O que parece fácil para você, mas percebe que muitos lojistas sentem dificuldade? Exemplos: escolher o que comprar para o estoque, controle financeiro, vendas online, gestão de mídias sociais;
  • Quais produtos você vende mais? 

Fraquezas (interno)

Em seguida, você deve pensar e anotar as desvantagens internas da sua loja em relação à concorrência.

Tenha em mente que essa parte exige bastante racionalidade! Nós costumamos ter certa dificuldade de ser honestos em relação aos nossos pontos fracos, mas no caso da análise SWOT talvez essa seja a parte mais importante, pois apesar de as vezes ser desconfortável, entender as fraquezas da sua loja será de vital importância para tomadas de decisões. Exemplos de perguntas que podem te orientar: 

  • O que faz a sua concorrência se destacar? 
  • Quais mudanças você sente que te ajudariam a vender mais? Exemplos: controle financeiro mais preciso, preços mais acessíveis na compra de estoque, conhecimento de marketing digital;
  • O que os seus clientes estão falando que você precisa melhorar? 

Oportunidades (externo)

As oportunidades podem ser descritas como aspectos externos positivos, que podem gerar uma vantagem competitiva para a sua loja. Oportunidades são consideradas fatores externos justamente por não estarem sob seu controle, alguns exemplos de perguntas que podem te ajudar a mapear oportunidades:

  • Quais as tendências para o seu tipo de produto? Exemplos: blusas de mangas bufantes, calças wide leg, blusas de lã;
  • O que está acontecendo com os seus concorrentes? Exemplo: estão com muito estoque parado e sem capital para comprar novidades para a loja;

Por serem fatores externos ao seu controle, às vezes pode ser difícil acompanhar as oportunidades, então fique sempre atento nos lugares onde você poderia encontrá-las. Exemplos: instagram de influenciadores que os seus clientes seguem, programas famosos de televisão (BBB é um ótimo exemplo), jornais e revistas.

Ameaças (externo)

Também parte dos fatores externos ao seu controle, ameaças podem ser descritas como aspectos negativos que podem colocar em risco a vantagem competitiva da sua loja. Perguntas para te orientar:

  • Quais seus maiores medos em relação à sua loja? Exemplos: concorrência abrir uma loja do lado da sua, seu melhor vendedor pedir demissão;
  • Quais fatores legais podem vir a ser um problema para a sua loja? 

Conclusão

Mais uma vez acho importante destacar que a análise SWOT não vai te dar uma resposta pronta para a sua dúvida do momento, mas ela sempre será uma ferramenta extremamente poderosa para que você entenda o cenário atual da sua loja e tome a melhor decisão possível com as informações que você tiver ao seu dispor!

Me conta, conseguiu entender tudo?

Nós da miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.