O que não pode faltar em uma loja de roupa?

loja de roupa

Quem não ama uma loja de roupa? Seja loja virtual ou física, todo mundo gasta um tempinho olhando algumas peças. Não tem como evitar!

Como isso faz parte do nosso costume como seres humanos, investir em um negócio próprio neste segmento sempre é uma boa ideia. Mas o que você precisa ter em uma loja para não decepcionar os consumidores?

Até empresários que escolhem franquias precisam analisar em detalhes quais são as características de sua marca que conquistam clientes – o que vai muito além dos produtos disponibilizados!

O assunto de hoje é estrutura. Equipar sua loja é determinar a essência dela, além de facilitar a rotina de quem deve trabalhar neste negócio. 

Continue acompanhando este conteúdo para saber tudo que precisa providenciar e como evitar erros em sua loja!

Como montar uma loja de roupas?

Nós já produzimos alguns artigos com as instruções sobre como começar uma loja. Vale a pena conferi-los para ter mais detalhes! Mas para contextualizar, existem alguns passos importantes antes de chegar na organização e composição da loja. São eles:

  1. Definir seu público e o que você quer vender;
  2. Traçar um plano de negócios;
  3. Criar uma identidade visual;
  4. Analisar seu mercado (tanto consumidores quanto concorrentes);
  5. Encontrar um local ideal para sua loja (no caso de lojas físicas);
  6. Ter orçamento disponível para este investimento.

Depois que se adequar a essa realidade, chega o momento mais especial para qualquer empreendedor: estruturar. Esse momento é o que torna tudo mais palpável e ganhando vida.

Por exemplo, se for uma loja física você deve pensar em: equipamentos em geral (para o caixa, para organização do espaço e todas as ferramentas que sua equipe precisar para manter a produtividade), espaço adequado para estoque, manequins, araras, decoração, vitrine, provadores e outros pormenores mais específicos. 

Já no caso de uma loja virtual é preciso pensar na identidade da marca para se destacar nas redes sociais, ter um bom site, investir em estratégias de marketing digital, ter um espaço para guardar os produtos, definir canais de atendimento e formas de pagamento, ter uma boa logística para entregas etc.

Ainda tem a hipótese de vender roupas online e ter um ponto comercial físico para atender quem prefere visitar a loja. Essa escolha implica em juntar todos os recursos e ações apresentados acima. 

Independente do formato escolhido para dar vida a sua marca, você precisa pensar em cada detalhe com criatividade e de maneira que seus concorrentes não tenham o mesmo a oferecer.

Parece muita coisa, não é? Realmente é um grande desafio. É por isso que estamos aqui.

Continue conferindo para saber como evitar erros e assim conquistar os resultados que espera com seu empreendimento!

Tenha propósitos!

Só se perde quem não sabe o que quer! Por isso, quando você tem propósitos, é mais fácil de causar as melhores impressões – especialmente quando estamos falando de finalidades profissionais.

Sendo assim, nossa orientação é que você se entregue de corpo e alma em tudo que for fazer pela loja, colocando tais atividades como seus propósitos. 

Quando for montar uma vitrine, capriche ao máximo! Se quer lançar uma nova coleção de roupas, faça muitas pesquisas. Pensa em criar ações promocionais? Tenha estratégias. 

Ou seja, se não quiser cometer erros graves, dedique-se 100% e não descanse até atingir o que pode fazer de melhor.

Facilite a vida do seu cliente

Ninguém quer ter trabalho ou dificuldades na hora de fazer compras. Isso é um fato! 

O ato de comprar está diretamente relacionado com a sensação de prazer. Por esse motivo, é mais provável conquistar a fidelidade de clientes quando facilita a experiência de compras com a sua loja.

Vamos supor que a sua loja física é cheia de itens decorativos e alguns deles acabam obstruindo o acesso a algumas peças. Isso faz com que o cliente interessado nesses produtos lembrem disso e evitem ir a sua loja por ter problemas quando visitam seu espaço. Nesse caso não conseguem nem analisar as roupas que gostariam de comprar e nem circular pela loja confortavelmente.

Foco na estratégia do marketing sensorial! Dessa forma você pode influenciar a decisão de compra só pelo fato de apresentar e destacar exatamente o que seu público-alvo quer encontrar.

O mesmo se aplica para lojistas digitais. Existem situações que podem implicar na desistência de compra do cliente, porque o processo de compra não foi bem estruturado. Quando você não tem uma boa plataforma de vendas online, não informa diferentes meios de contato com a sua loja, não oferece mais de uma forma de pagamento, não permite parcelamento de compras ou não tem um frete mais acessível, dificilmente conseguirá alcançar a meta de conversões (mesmo que seu produto seja o melhor do mercado).

Crie relações com seu público

Geralmente os clientes fidelizados deixam de ser apenas pessoas que compram na sua loja e tornam-se fãs da sua marca. Isso só acontece com quem foi conquistado pela relação desenvolvida. 

Para desfrutar dessa alegria, você precisa proporcionar momentos inesquecíveis aos seus clientes (de modo que todos se sintam valorizados como pessoas). 

Deixe claro que o seu maior interesse é satisfazê-los e passar a imagem de que sua única preocupação é que consumam em sua loja – o que é possível usando diferentes recursos ao seu favor.

Pense em maneiras de aumentar o tempo de permanência das pessoas em sua loja, o interesse em aguardar por novos produtos, influenciar a divulgação espontânea e gerar identificação com sua marca.

Tenha seu estoque como prioridade!

Pensando como consumidor, tem algo mais desagradável do que chegar em uma loja e perceber que o produto que você quer está indisponível? Ou pior, tem pessoas que se decepcionam ao procurar por peças que não serão nem mais vendidas.

Esse é um problema muito comum para lojas que não têm a gestão de estoque como prioridade e acabam deixando faltar peças (às vezes até as com maior saída).

Tenha este controle se quiser agradar seus clientes. É sempre melhor estar preparado do que perder vendas!

Faça parcerias com bons fornecedores

Os seus produtos representam o combustível do seu negócio. Quem tem bons fornecedores consegue oferecer peças de roupa com qualidade e ainda por um bom preço. 

Pesquisar por bons fornecedores é a melhor forma de conseguir ter bons resultados com todas as outras atividades da loja, já que o gerenciamento de estoque depende dessa parceria, a possibilidade precificar seus produtos de forma mais competitiva no mercado também depende dessa parceria e até conseguir facilitar o pagamento para o consumidor final é algo que tem relação com as facilidades oferecidas à você como varejista de moda.

Notavelmente é uma reação em cadeia que vai impactar justamente quem você quer conquistar!

Dicas bônus

  • Exiba preços de maneira discreta e sempre mostre que seu consumidor tem opções para conseguir pagar pelos produtos que escolher;
  • Tenha políticas de troca eficientes para os dois lados;
  • Divirta seus consumidores;
  • Acompanhe as tendências;
  • Não exponha peças esgotadas.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado.