Quer desenvolver estratégias para definir o futuro da sua loja de roupas? Para isso você vai precisar de algumas métricas, como usar o OKR, por exemplo!
OKR é a abreviação para Objectives and Key Results, que significa Objetivo e Resultados-Chave em português. É um termo usado para definir a ação de simplificar a maneira com que você busca atingir os principais objetivos do seu negócio no varejo de moda.
Para conseguir garantir que esse método seja realmente eficiente para sua gestão, você precisa seguir alguns passos importantes que certamente irão facilitar sua jornada em aderí-lo.
Continue acompanhando para conhecer melhor essa ferramenta e entender quais são seus benefícios, além de aprender o que fazer para implementá-la em sua loja para conseguir alcançar seus objetivos em um curto espaço de tempo.
Comece entendendo o que é OKR!
OKR é, basicamente, uma técnica de gestão que permite melhor entendimento sobre as ações individuais de cada colaborador que faz parte da sua equipe e do impacto dessas ações nos resultados da loja.
Seus diferenciais em relação aos métodos tradicionais que costumam praticar ao abrir uma loja de roupas é que os OKRs são definidos, medidos e reavaliados com frequência ( trimestralmente na grande maioria das vezes).
O intuito de usá-lo é poder garantir que a equipe num todo ande na mesma direção, tendo prioridades claras e trabalhem em um ritmo constante.
Isso inclui adotar o costume de feedbacks frequentes para que todos tenham condições e capacidade de visualizar o progresso de seu trabalho. Afinal, para atingir objetivos, é preciso manter o foco em resultados e não somente em atividades.
Podemos dizer que OKR é um processo bem simples, o qual envolve perspectiva e criatividade de cada departamento.
Quais são os componentes do método OKR?
Como podemos perceber ao analisar o próprio nome, OKR é um método composto por:
- Objetivo (Objective): descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Pode representar um problema a ser resolvido ou uma determinada oportunidade. É recomendável que sejam curtos, inspiradores e também envolventes, de forma que sua equipe fique motivada ao mesmo tempo em que encara um desafio;
- Resultados-Chave (Key Results): conjunto de métricas responsáveis por medir o progresso de cada ação em direção ao objetivo.
Para todo “objetivo”, sugerimos que você identifique de 2 a 5 resultados ou soluções principais! São esses resultados que representam benefícios mensuráveis para o seu negócio ou para o seu cliente.
Por fim, é importante dizer que os objetivos são qualitativos e devem traçar o caminho até o que se está buscando, além de manter todo o time engajado na missão. Enquanto isso, os key results são quantitativos e mensuráveis, porque dessa forma podem ajudar diretamente na conquista do que foi eleito como principal alvo.
Benefícios de usar a metodologia OKR
Os modelos tradicionais não são sistemáticos e costumam ter diversas regras inflexíveis. Sabendo disso, entendemos que o grande diferencial do OKR é justamente ser o contrário disso.
Esse método usa ciclos de metas mais curtos, sendo uma ferramenta que garante mais agilidade e maior adaptação – o que faz com que as metas sejam mais tangíveis e permitem a correção de erros rapidamente.
Além disso, pela clareza e simplicidade com que os objetivos e resultados-chave são passados, é possível gerar alto engajamento dos colaboradores da loja.
É óbvio que tudo depende da proporção da situação. Ou seja, para conseguir alcançar grandes resultados, grandes esforços serão necessários. No entanto, o próprio OKR vai medir os resultados ao invés do nível de dedicação que a tarefa demanda.
Nesse caso, os times também acabam definindo seus objetivos paralelamente, de forma correspondente aos objetivos estratégicos da sua marca.
Tudo acontece da forma mais transparente possível, já que os times podem compartilhar entre si seus objetivos e, consequentemente, colaborar com a transformação da estratégia em resultados mensuráveis.
O que fazer para implementar OKRs em sua loja?
Para ter os resultados que espera, é necessário seguir alguns passos e se atentar aos erros que costumam atrapalhar sua busca na conclusão de metas.
Veja, a seguir, alguns passos que podem te ajudar na implementação da metodologia OKR em loja de roupas.
- Determine metas com foco e clareza
No OKR, os objetivos costumam trazer uma frase curta e engajadora, que representam claramente algo a ser melhorado. Enquanto isso, os resultados-chave são mensuráveis.
Considerando as características mencionadas, é extremamente importante definir metas claras para manter o foco (tanto quando falamos em objetivos primários quanto para key results).
Pense bem, quanto mais objetivos e resultados-chave forem levantados, menor será o foco dedicado nas ações. Consequentemente, será mais difícil alcançar os benefícios desejados.
Portanto, ao usar a metodologia OKR, estabeleça no máximo 3 ou 4 objetivos, além de não levantar mais que 5 resultados-chave para cada um deles.
- Abra espaço para conversas bi-direcionais
Se quer obter resultados, você pode precisar mudar a visão de gestão! Isso deve acontecer para quem não permite que os colaboradores participem e contribuam com a definição de metas da marca.
Quando a equipe trabalha em conjunto para criar objetivos, a produtividade e o engajamento só tendem a aumentar. Vale lembrar que também é interessante sempre buscar alinhá-los à missão e às prioridades da loja.
Outra questão que é importante destacar e esclarecer é que o OKR não representa o organograma da loja!
- Estabeleça metas de curto prazo
Metas dos OKRs não devem ser longas, por esse motivo, projete os objetivos de forma que possam ser alcançados em curto prazo, como períodos mensais ou trimestrais.
Dica: não tenha medo das metas ambiciosas, desde que sejam realistas. Quando os objetivos são fáceis demais, talvez seja melhor focar em desafios que façam a sua loja desempenhar todo seu potencial (considerando a qualidade de roupas disponíveis e o seu time).
- Mensure e acompanhe todos os seus resultados
Mensurar resultados é a ação principal na metodologia OKR.
Caso alguém defina perfeitamente suas metas perfeitas e não acompanhe seu desempenho toda semana, estará cometendo um dos maiores erros que os iniciantes em OKR costumam cometer.
Outro erro bastante comum é não conseguir organizar, armazenar e compartilhar todas as informações necessárias ao time.
Por isso, quando terminar cada ciclo de OKR, faça uma avaliação dos Key Results para saber se os objetivos foram ou não atingidos e compartilhe os detalhes de sua análise com a equipe.
A transparência é bastante importante para essa estratégia, uma vez que as metas são elaboradas com a participação de todos. Sendo assim, é necessário garantir que os resultados sejam do conhecimento de todos e que estejam visíveis/acessíveis também.
Ao alcançar cada resultado, comemore! Reconhecer os seis esforços e de seus colaboradores, é uma prática bem importante para conseguir motivar sua equipe e de poder incentivá-la a continuar dando sempre o seu melhor.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.