Assim como a facilidade no pagamento é atrativo para varejistas de moda quando estão escolhendo seus fornecedores, parcelamento de compras com condições especiais é um dos melhores atrativos que você pode oferecer para seus clientes.
Dependendo de como conseguir oferecer, este pode ser um diferencial em sua loja (desde que seja uma prática aliada às boas práticas do mercado). Porém, se não quiser prejudicar seu controle financeiro ao implementar a venda parcelada, precisa realizar algumas mudanças em sua estrutura.
Sim! Existem alguns desafios a enfrentar nesse tipo de venda. É justamente nesse ponto que pretendemos te ajudar hoje, visando a expansão da sua loja.
Se quiser saber mais sobre o assunto e ter informações necessárias para definir melhores estratégias nas formas de pagamento disponíveis em sua loja, continue lendo nosso artigo!
Benefícios de oferecer parcelamento de compras
Você conhece a Lei 13.455/2017? Ela funciona desde o dia 27 de Junho de 2017 e determina que os comerciantes podem oferecer valores diferenciados dependendo do tipo de pagamento. Isso é permitido desde que a loja especifique de forma visível quais são as condições de compras para os clientes, deixando claro quais são possibilidades de prazos e descontos.
Se for bem utilizada, essa estratégia pode ser ótima para aumentar as suas vendas, uma vez que estará oferecendo descontos vantajosos para quem prioriza o pagamento à vista ao mesmo tempo que também oferece o parcelamento. Sendo assim, conseguirá agradar os clientes que preferem essa prática.
Confira abaixo as outras vantagens de revender roupas em parcelas.
Maior índice de vendas e de satisfação de clientes
Grande parte das pessoas tem preferência pelo pagamento parcelado e, alguns, nem cogitam outra modalidade. Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) de 2016 mostra que isso corresponde a quase 40% dos clientes, mesmo quando é o caso de valores baixos.
Esses hábitos de consumo revelam que as parcelas parecem mais suaves para o bolso, dando a chance de adquirir mais produtos por compra.
Para a felicidade dos varejistas, essa tendência aumenta o ticket médio e consegue alavancar o volume de vendas. Portanto, considerar opções diferenciadas de pagamento para facilitar a vida de quem faz a compra é a melhor forma de satisfazer consumidores e promover maior fidelização em sua loja.
Mais praticidade
Quanto mais o tempo passa, mais modelos de máquinas de cartão estão surgindo! Hoje é possível aceitar pagamentos parcelados até mesmo sem a presença do cartão físico. Ou seja, essa comodidade e praticidade permite que sua loja de roupas seja mais flexível e ofereça mais serviços diferenciados.
Promove mais segurança para as duas partes na venda
Uma vez que a transação foi aprovada com o cartão de crédito, a sua loja não tende a receber calote, porque a própria financeira do cartão já garante o pagamento integral do valor emitido.
A parcela, então, é feita entre o cliente e a financeira fornecedora do cartão, enquanto sua loja recebe o valor à vista.
O consumidor também vai receber registro em sua fatura com informações da compra e o valor da parcela, caso se esqueça posteriormente (sem correr o risco de pagar a mais do que comprou).
Desafios de revender roupas com parcelamento
Como tudo que existe no mundo dos negócios, o parcelamento também tem suas adversidades. Alguns exemplos são as vendas sazonais e a precificação de roupas para revenda.
O ideal é olhar para questões como desafios ao invés de desvantagens, porque são obstáculos que podem e devem ser vencidos se quiser atingir o principal objetivo de qualquer loja: o sucesso.
Saiba quais são esses desafios antes de oferecer a venda parcelada para seus clientes.
Recebimento dos valores parcelados
É verdade que a compensação dos pagamentos parcelados costumam demorar mais para cair às vezes, entretanto, esta não é uma condição imutável.
Para receber o pagamento no valor à vista em alguns dias úteis, existem empresas que oferecem facilidades para os lojistas (como o recebimento rápido de qualquer valor).
Se quiser encontrar esse tipo de serviços financeiros, o ideal é buscar pelas fintechs, que são empresas de tecnologia (em sua maioria, startups), que oferecem ofertas mais vantajosas para seu comércio.
Taxas
As famosas taxas. Esse tipo de cobrança existe e é necessário, porque você está contratando “uma espécie” de serviço para sua empresa. Porém, pesquise bastante antes de adquirir uma máquina de cartão de crédito e escolha a empresa que mais se enquadra no perfil da sua loja (considerando o valor médio dos seus produtos e a condição de compra do seu público).
É possível encontrar empresas que oferecem taxas baixas (entre 1% e 2,5%), que também não cobram aluguel para disponibilizar o equipamento.
Risco de fraudes
A alta estimativa de fraudes é uma grande preocupação para comerciantes, porque as financeiras costumam estornar o valor da compra para o consumidor e as lojas ficam sem receber pelo produto vendido (que dificilmente é recuperado).
A boa notícia é que há como se prevenir contra práticas maliciosas – a começar por verificar a identidade do cliente juntamente com o nome do cartão de pagamento. É uma prática simples, mas que protege muito sua loja de experiências inconvenientes.
Para ter mais benefícios com a venda parcelada, mantenha o controle financeiro da sua loja sempre em dia e atente-se às mudanças sofridas ao decorrer do ano.
Além disso, procure saber se essa facilidade realmente é importante para seus clientes fazendo pesquisas e solicitando feedback de atendimentos.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.