Como harmonizar paleta de cores em lojas de roupas? Saiba o que oferecer para seus clientes

paleta de cores

Harmonizar as peças de roupas com diferentes padronagens, tecidos e estampas pode parecer um grande desafio quando se está  arrumando as prateleiras ou a vitrine da sua loja, mas saber definir uma paleta de cores coerente fará toda a diferença.

Afinal, quando você sabe como combinar cores, tem a solução para evitar looks desordenados e com aparência carnavalesca (o que pode ser uma vantagem para trabalhar com revenda de roupas e se destacar da concorrência).

Além disso, vai te ajudar a expor os elementos certos e agregar informação de moda, o que vai demonstrar que sua loja realmente entende do assunto e também cria combinações mais atrativas para vender mais de um item.

Caso precise de ajuda para criar diferentes combinações, é só continuar a leitura a seguir! Descubra como suas peças podem conversar melhor entre si.

Não evite a monocromia!

Com receio de cometer erros na hora de combinar peças, as pessoas podem acabar evitando usar tons similares. No entanto, a monocromia e o tom sobre tom são truques ótimos de styling e estão em alta nas últimas estações!

Isso quer dizer que se decidir por uma peça em vermelho, por exemplo, o look pode ser complementado com outras em diferentes variações dessa cor (como o bordô e o magenta).

Já em produções de tons terrosos, se escolher destacar uma peça, opte pelo caramelo.

Além disso, vale lembrar que as combinações de roupas monocromáticas criam uma impressão de  silhueta mais longilínea – o que é bem visível em produções clássicas de total jeans ou combinando somente peças pretas. Apesar de monocromáticas, são sinônimos de sucesso.

Procure seguir a teoria das cores

Sempre que quiser exibir uma peça de roupa, procure combiná-la com outras peças partindo do entendimento de que existe uma cartela com cores primárias e outra com cores secundárias.

As cores primárias são amarelo, vermelho e azul. Todas as outras cores têm origem com a mistura entre esses três tons.

Enquanto isso, as cores que criam um contraste, são integrantes da cartela chamada cores complementares. 

Para não errar na hora de montar uma produção para sua coleção nova ou para a vitrine, opte pela combinação de cores complementares. 

Nesse caso, o ideal é combinar pares contrastantes, seguindo o círculo cromático. Por exemplo, o vermelho e o verde. Essas cores estão em lados opostos do círculo, porque são resultantes da união de uma cor primária e a mistura entre outras duas.

Quer entender melhor? Imagine só: quando você for exibir uma blusa amarela, use uma calça roxa junto. Esse par forma um arranjo com bastante personalidade. 

Porém, caso não queira ousar tanto por causa da preferência do seu público, aposte em combinações de cores análogas, que são aquelas próximas – como o tradicional rosa com roxo ou verde e amarelo.

Por fim, para acertar nos ajustes de roupas com cores primárias e secundárias, opte pelo tom primário como base (vermelho e laranja, azul com verde etc).

Priorize uma peça para destacar

Na hora de pensar em uma produção, certamente você tem uma peça para destacar. Quando for o caso, usando mais de uma peça chamativa, pode fazer com que o look fique extremamente carregado e passe uma impressão de desorganização.

Por isso, é extremamente importante identificar quais são as cores ideais dentro da paleta que podem te ajudar a focar a atenção do cliente nessa peça antes das outras.

Notavelmente, saber como combinar cores de forma correta pode fazer com que sua loja tenha opções de looks originais e bastante criativos, mesmo que não sejam roupas de uma produção própria. 

Você pode, inclusive, fazer pesquisas e se especializar cada vez mais em cores e padronagens para saber o que fica mais harmonioso nas suas coleções. 

Existem diversos profissionais especialistas no assunto que costumam ajudar as pessoas a descobrirem quais as melhores cores para valorizar o seu biotipo e podem ser uma referência para que você identifique o mesmo em seus clientes.

Este assunto é super interessante e ainda rende muitas outras informações. Vale a pena se aprofundar no tema!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.