Muitas pessoas decidem empreender no Brasil e optam pelo varejo de moda, também chamado de segmento têxtil ou mercado de vestuário, por ser um dos mais prósperos. Porém, ninguém tem retorno em algo fazendo as coisas de qualquer jeito!
Nesse caso, é extremamente importante aprender os principais passos para montar uma loja de roupas antes de investir no segmento, tendo mais chances de ter sucesso financeiro. Afinal, quem se aventura a abrir um negócio com bases frágeis? Essa seria, na verdade, a receita para um desastre.
Atualmente, a previsão de crescimento do segmento é de 13,6% até 2023. No entanto, como esse é um setor muito competitivo, é essencial se planejar corretamente para fazer com que essa previsão de crescimento seja uma realidade em seu negócio.
Quer aprender como montar uma loja de roupas? Então, continue acompanhando e confira dicas de especialistas no assunto!
Como montar uma loja de roupas? Confira 5 passos
1. Comece pelo básico e não subestime o poder do estudo
Empreender pode não ser literalmente um sinônimo de estudar, mas uma coisa está atrelada a outra! É claro que você não precisa ser formado em moda para ter sua própria loja de roupas, todavia, é indispensável atualizar-se sobre o mercado e suas exigências (buscando informações sobre seu produto, seu público e seus concorrentes).
Para se ter uma noção e confirmar o que estamos propondo, de acordo com o Sebrae, 50% de todas as empresas do país acabam fechando com menos de 5 anos de atuação. Parte das razões que implicam nessa infeliz fatalidade é justamente a tentativa de manter um negócio funcionando sem os conhecimentos básicos para isso – seja sobre o próprio segmento e/ou sobre administração financeira.
Portanto, capacite-se se quiser aumentar suas chances de sucesso!
2. Defina quem faz parte do seu público alvo
Antes de abrir uma loja de roupas é preciso pensar no produto que você deseja vender e, consequentemente, no seu público-alvo. Isso é necessário e inegociável! Você precisa conhecer a pessoa que deseja atingir e, assim, vender.
Comece estabelecendo algumas características, como, por exemplo:
- Gênero – homem, mulher ou neutro;
- Estilo de roupa – social/corporativo, esportivo/fitness, gótico, urbano, nerd etc;
- Poder aquisitivo – classe A, B, C, D ou E;
- Qualidade das peças de roupas vendidas – considerando o que atrai essas pessoas.
Tendo tudo isso em mente, você já consegue começar a montar um público-alvo mais específico e, dessa forma, tem mais chances de revender as peças certas na sua loja.
Independente de qual for o seu verdadeiro público-alvo, é essencial defini-lo antes de viabilizar a inauguração da sua loja, já que essa decisão vai servir como base para todas as outras etapas do processo.
3. Defenda o conceito idealizado para sua loja
Nem sempre conseguimos ler ou ouvir algo sobre conceitualizar lojas de roupas, mas isso é uma etapa padrão após definição do público-alvo, porque é o que te leva a adequar sua marca ao público.
Quer entender melhor? Vamos supor que você determinou que o seu público-alvo será formado por mulheres que têm entre 20 a 40 anos, costumam usar roupas de estilo urbano e esportivo, moram na cidade de São Paulo e região. Essas mulheres têm renda de classe C e B, mantendo o hábito de comprar uma peça de roupa a cada 6 meses ou receber presentes das pessoas que fazem parte do seu núcleo. Seus prazeres são esportes, tempo com a família e filmes.
Pensando nisso, sua loja deve ser moldada de uma forma que especificamente esse público dialogue com você – a começar pelo nome. Se a loja tiver um nome mais despojado, funciona bem com esse perfil de público. Já se o intuito fosse atingir homens e mulheres de mais de 40 anos, de classe A e estilo mais formal, o mesmo nome nunca funcionaria tão bem.
4. Regularize a loja às condições legais
Formalizar a sua loja pode parecer um processo necessário apenas para abrir grandes comércios. Porém, o processo de abertura de um comércio para revender roupas vai depender das regras específicas da sua cidade e estado (uma vez que existem requisitos básicos com suas variações de lugar para lugar).
Por isso, procure contato com a Secretaria da Fazenda do Estado e a Junta Comercial da Prefeitura para ter conhecimento dos requisitos necessários para abrir a sua loja.
Em seguida, você deve montar um contrato social e fazer um registro na Receita Federal.
Feito isso, obtenha os seguintes documentos:
- CNPJ;
- Alvará de funcionamento;
- Registro nos órgãos responsáveis.
Se for necessário, faça uma solicitação de enquadramento na entidade sindical patronal.
Não se esqueça de se cadastrar para recolher seu INSS e o FGTS dos colaboradores.
5. Aprenda reduzir custos da sua loja
Depois de conferir dicas sobre como montar uma loja de roupas, você precisa aprender a gerenciá-la da maneira correta.
É preciso saber lidar com a alta taxa de falência no Brasil, que revela uma das melhores maneiras de fazer dar certo: é reduzir a maioria dos seus gastos contábeis.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.