Você já ouviu falar sobre picking? Esse termo refere-se ao processo logístico responsável por identificar produtos em estoque após fazer algumas vendas.
Também é chamado de order picking ou, simplesmente, de separação e preparação de pedidos.
O funcionamento desse procedimento consiste na embalagem e na acomodação do produto para que o mesmo seja transportado até o cliente.
Quando a sua loja de roupas costuma realizar entregas ou trabalha com vendas de peças sob encomenda, é super importante se aprofundar nesse tema para melhorar o atendimento aos seus clientes.
Quer saber quais são os possíveis tipos de picking de produtos e por que é necessário estar atento a todos os processos envolvidos? Pois, então, continue lendo este artigo e tenha todas as respostas que precisa.
Confira, em mais detalhes, o que é picking!
O que foi apresentado até agora já serve como resposta rápida para quem quer saber o que é picking. Mas para compreender em mais detalhes esse assunto, você precisa de mais informações! Vamos lá.
Para lojas menores, que atendem clientes na loja física e recebem baixo volume de pedidos em plataformas digitais, a separação e o envio das peças podem ser processos simples ainda. Basta ir até o estoque, localizar a peça de roupa vendida, embalar e enviar ao cliente no endereço registrado em seu cadastro de compra.
Entretanto, quando o volume das vendas vai aumentando, tais operações vão ficando um pouco mais complexas.
É assim que seu estoque começa a ganhar maiores proporções, à medida que a quantidade e variedade dos pedidos podem se tornar um problema para lojas que não estiverem preparadas.
Se você acha que já é difícil abrir uma loja de roupas, não imagina como pode ser desafiador entregar os produtos corretamente, no prazo, sem ter custos extras ocasionados por erros ou atrasos.
O picking é o conceito ideal para solucionar essas questões na logística da loja.
Conheça as etapas do picking
O que conhecemos por picking de produtos é um processo que tem 4 etapas, sendo elas:
- Localização do item;
- Coleta do produto;
- Movimentação da peça;
- Documentação desse processo.
Essas atividades exigem uma mão de obra intensiva, o que pode elevar os custos operacionais do seu negócio.
Sendo assim, ao adotar o picking em sua estratégia de logística na separação de produtos, certamente vai alcançar outros resultados que são super importantes – como, por exemplo: satisfação dos clientes, preços mais competitivos e possibilidade de melhor margem de lucro em cada peça de roupa vendida.
Como adotar o picking de produtos em sua loja?
Você já entendeu o que é picking, certo? A estratégia é definida por elementos que a definem, que são: operadores, número de produtos de cada pedido e períodos para realizar cada processo.
Tais elementos podem ser administrados de diferentes maneiras. Conheça-os conferindo os métodos apresentados abaixo:
- Método do picking discreto
Nesse caso, cada operador fica responsável por lidar com um único pedido por vez, e fazem a coleta dos produtos individualmente.
Esse modelo tende a reduzir consideravelmente a possibilidade de erros, no entanto, o processo acaba ficando mais lento porque exige mais deslocamentos.
- Método do picking por zona
Nesse segundo modelo, o espaço em que você armazena suas peças de roupas é dividido, de forma que cada operador fique responsável por uma área determinada.
Assim, quando a sua loja recebe um pedido com vários produtos, o operador deposita os itens que estão sob sua responsabilidade em uma zona chamada de consolidação. As peças permanecem nessa zona até que o pedido esteja completo.
A vantagem do método de picking por zona é diminuir o tempo de deslocamento gasto pelos operadores, só que exige organização interna para não sobrecarregar outras zonas.
- Método do picking por lote
O picking por lote atua no seguinte formato: o operador aguarda até que seja acumulado um determinado volume de pedidos para que a coleta seja iniciada.
Ao recolher cada item, será retirada a quantidade de produtos necessária para atender todos os pedidos e, posteriormente, distribuí-los.
Se há uma grande diversidade de itens armazenados, esse modelo pode demandar maior produtividade dos operadores. Por esse motivo, o índice de falhas no processo acaba sendo mais elevado.
- Método do picking por onda
Esse processo de picking por onda é bem parecido com o picking discreto, no qual os operadores coletam um produto por vez.
A diferença entre eles é que os itens são recolhidos em certos períodos do expediente, garantindo eficiência operacional em outras demandas.
Como melhorar os processos de picking?
Avaliando os processos apresentados acima, vale mencionar que existem pontos que podem ser melhorados.
Para isso, você vai precisar adotar uma cultura favorável ao picking, para isso é importante estabelecer fluxos e processos bem definidos, além de desenvolver alguns processos de documentação mais claros e simples.
Também é importante manter o ambiente do seu estoque sempre limpo e organizado.
Outra questão importante para aplicar processos de picking é ser mais eficiente na hora de receber os produtos de seus fornecedores de roupas para revenda. Ou seja, faça a conferência dos itens e acomode todas as peças nos locais corretos.
Vale lembrar que a disposição das peças no estoque precisam estar alinhadas com o desempenho das suas vendas.
Nossa sugestão é manter os produtos com maior giro em prateleiras mais visíveis e fáceis de coletar.
Por fim, avalie de forma frequente os custos do seu negócio e o rendimento do processo escolhido, porque assim vai identificar em quais pontos pode melhorar e diminuir esforços ou gastos.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.