Apesar de já termos apresentado diversas dicas aqui no blog da Miggos, sabemos que abrir uma loja de roupas não é uma tarefa fácil para todos. Por isso, é muito importante planejar a gestão para conseguir traçar um bom futuro para o seu empreendimento.
É exatamente nesse contexto que se encaixa o plano de negócios, uma ferramenta que torna possível ter informações detalhadas sobre o segmento ou seu nicho de mercado, além de novidades sobre produtos, análise de concorrentes, comparação de fornecedores e dados sobre os clientes.
O plano de negócios ainda é a melhor ferramenta para conseguir identificar os pontos fortes e fracos da sua marca – o que é válido para viabilizar suas ideias e facilitar a administração da loja.
Precisa de ajuda para começar a lucrar com sua loja de roupas? Está precisando de um norte para finalmente abrir sua loja de roupas? Continue acompanhando nosso conteúdo.
Temos várias dicas e informações indispensáveis para ensinar como montar um plano de negócios de sucesso no varejo de mora!
Entenda o que é um plano de negócios
O plano de negócio pode ser definido como um documento utilizado para descrever todos os objetivos do empreendimento em questão.
Tendo esse recurso, o varejista de moda pode definir cada passo necessário para conseguir concretizar suas metas, além de conseguir reduzir riscos e incertezas porque terá uma análise da viabilidade de cada ação a ser feita pelo empreendimento.
Vale dizer que quanto mais detalhes conseguir apresentar neste documento, maiores serão as chances de sucesso no futuro.
Com este recurso, você tem o ponto de partida para poder simular todas as situações prováveis antes de lançar a sua loja no mercado ou antes de apresentar outras peças de roupa nas próximas coleções da sua marca.
Considerando tudo isso, entendemos que o plano de negócios é indispensável para garantir mais segurança na hora de criar seu negócio e depois para mantê-lo.
Motivos para elaborar um plano de negócios para loja de roupas
Só pelo que o plano de negócios representa, já podemos considerar como algo importante para qualquer loja de roupas. Porém, existem alguns outros motivos que reforçam seu valor. Alguns exemplos são:
- Facilidade para organizar ideias;
- Amplia possibilidades de captação de recursos (tanto humanos quanto financeiros);
- Estimula a busca por mais conhecimento sobre seu mercado e sobre concorrentes;
- Ajuda a ter uma percepção realista sobre os cenários favoráveis e desfavoráveis para a loja;
- Faz com que seja possível acompanhar resultados e comparar o que foi previsto com o que é realizado.
Mesmo tendo um planejamento elaborado cuidadosamente, lembre-se que você ainda pode estar correndo riscos. Porém, a maior vantagem de usá-lo é conseguir evitar erros que costumam ser frequentes em diferentes negócios (geralmente ocasionados por falta de análise aprofundada sobre o negócio).
5 etapas para criar seu plano de negócios
Para criar um plano de negócios completo, que contenha as suas principais ideias, análises e objetivos, conheça as etapas necessárias para conduzi-lo melhor:
1. Faça um sumário
Faça um sumário que contenha os seguintes dados:
- Missão e descrição da sua marca;
- Diferenciais da sua loja no seu nicho de mercado ou no varejo em geral;
- Quais produtos serão oferecidos e seus respectivos benefícios;
- Público-alvo;
- Localização ideal para sua loja física;
- Qual é o investimento necessário para o funcionamento da sua loja;
- Enquadramento tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido etc).
Esse tópico precisa ser claro, breve e direto. Atente-se em transmitir profissionalismo e confiança, afinal, é por meio disso que você vai conseguir dar sequência em todas as ações e estratégias ao longo da existência da sua loja.
Dica: ainda que seja a parte inicial do plano de negócios, deixe para definir o sumário ao final quando finalizar o seu plano. Dessa forma você terá mais facilidade em identificar o que deve ser incluído.
2. Estude e analise seu mercado
Só consegue estabelecer metas fortes e eficientes quem conhece seus concorrentes, clientes e fornecedores, porque consegue pôr em prática o que é necessário para se estabelecer competitivamente dentro do mercado.
É isso que você deseja se tornar? Então, estude seu público-alvo até dominar tudo sobre suas informações e segmente seus clientes. Depois, faça o mesmo com seus concorrentes e possíveis fornecedores.
Lembre-se que um plano de negócios não pode e nem deve ser elaborado baseando-se em especulações, portanto, pesquise com profundidade tudo que for registrar!
3. Defina quais ações de marketing deseja usar
Um plano de ações de marketing serve como um indicativo de como serão as vendas da sua loja e quais serão as estratégias utilizadas para impulsioná-las – o que é bem interessante para um plano de negócios. Por isso, descreva o que pretende minuciosamente!
Nessa etapa, pense sobre seu produto e como você poderia descrevê-lo, reflita se o preço está adequado, quais são as vantagens de comprá-lo em sua loja e não na concorrência, qual costuma ser o comportamento de compra de seus clientes (a partir do estudo que já fez na etapa anterior), como vai estruturar sua loja física para recebê-los, entre outros detalhes.
Quando se trata de marketing, considere todos esses elementos para chegar a resposta que precisa para a seguinte pergunta: como você pode promover os seus produtos e sua loja?
4. Descreva como pretende conduzir as demandas operacionais e financeiras
Quando todas as suas ideias para a sua loja de roupas estiverem bem amadurecidas, chega a hora de descrever processos burocráticos. Será preciso detalhar como o seu empreendimento vai funcionar.
Na parte do plano operacional, você precisa traçar estimativas que demonstram a capacidade “produtiva” da sua loja para descobrir o quanto vai precisar vender em determinado período e ainda obter lucro.
Ainda na etapa operacional, defina quantos funcionários serão necessários e quais serão as suas funções.
Para ter noção sobre qual valor deverá ser investido para começar uma loja, será necessário escrever seu plano financeiro.
Nessa seção, o seu documento deve conter estimativas sobre pontos como custos iniciais, primeiro estoque, despesas e receitas, fluxo de caixa etc.
Com esses números e dados você pode montar uma análise para identificar se o valor total pode ser pago com seus próprios recursos de investimentos ou se vai precisar de bancos e investidores.
Inclusive, no caso de precisar fazer financiamentos, ter um plano de negócios em mãos será super bem-vindo!
5. Analise cenários para validar seu plano de negócios
Ao finalizar seu plano de negócios, comece a especular diferentes cenários para identificar quais contextos sua loja terá sucesso e o que pode acontecer se algo der errado.
Esse já será o seu preparo para diversas ocasiões, tendo a chance até de desenvolver planos para superar adversidades, caso ocorram.
Se mesmo com todas as circunstâncias negativas você considerar que vale a pena abrir a loja ou dar mais um passo no empreendimento que já existe, faça o investimento!
Quando você entende o seu mercado, conhece bem o seu público-alvo e acompanha sua concorrência, você certamente estará à frente para ter uma loja de roupas de sucesso.
Por fim, mas não menos importante, quando for fazer compras para estoque, ofereça roupas de qualidade e pelo melhor preço para os seus clientes. Conheça as diversas opções disponíveis na Miggos e revenda moda como seus clientes merecem!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.