Conheça estratégias de pré-venda do varejo de moda

pré-venda para loja de roupas

Como proprietário (a) de uma loja de roupas, como você conduz o processo de vendas de seus produtos? É super importante ter essa preocupação se quiser fazer parte do dia a dia dos seus clientes. E você já vai entender o motivo!

Normalmente, essa tarefa é dividida em três etapas, sendo elas: pré-venda, venda e  pós-venda. Cada uma delas cumpre com um papel indispensável para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no varejo de moda

Como é de se esperar, todas também exigem um planejamento e estratégias específicas. No entanto, este conteúdo foi desenvolvido especificamente para falar sobre como fazer pré-venda de forma eficiente, com resultados.

Isso realmente faz diferença nesse momento em que muitas lojas estão se esforçando para manter o crescimento ou até se recuperar devido à crise econômica enfrentada desde o início da pandemia – já que a pré-venda é uma das maneiras de alcançar tais objetivos.

Se você precisa de ajuda nesse sentido, continue conferindo para identificar todos os requisitos necessários e finalmente melhorar os resultados!

Pré-venda: o que é? Como trabalhar essa estratégia?

Para fazer uma pré-venda você terá que convencer seu consumidor a reservar uma peça de roupa antes que seja lançada na loja. E quando o produto tiver alta procura não é necessário oferecer preços baixos, facilitar as formas de pagamento ou frete grátis, porque será vendido de qualquer forma.

Porém, quando a sua realidade é criar uma oferta para conseguir gerar uma demanda, será preciso adotar estratégias para conseguir trabalhar com pré-venda de uma forma satisfatória. Nesse caso, somente nesse caso, os descontos especiais e providenciar os melhores planos de pagamento são uma saída interessante.

Por que fazer pré-venda é algo importante para lojas de roupa?

Na maioria das vezes, a pré-venda é uma ação direcionada para os clientes mais importantes para as marcas e que já tem uma relação fidelizada. 

Como todo e qualquer relacionamento, é importante estar cada vez mais próximo de seus clientes, e a pré-venda é a melhor forma de estreitar laços. 

Isso quer dizer que essa estratégia exige a entrega de alguma exclusividade para conquistar a simpatia do seu público-alvo, em especial, ao grupo de pessoas que é responsável pela maior parte do faturamento da sua loja.

Outro ponto que também faz com que a pré-venda seja mais importante é a possibilidade de despertar a curiosidade pela novidade e permitir que a sua marca consiga alcançar o  volume de vendas desejado ou até maior do que o esperado com tal estratégia (com as peças de roupa de pré-venda e as outras do seu estoque).

Vamos, então, às principais estratégias para ter uma pré-venda de sucesso.

1. Procure saber quais são as principais necessidades dos seus consumidores no momento

Toda estratégia de venda precisa ter um objetivo e, quando você foca no seu cliente, tem mais chances de favorecer os dois lados!  

Por isso, quando você avalia as necessidades dos seus clientes e entende qual a dor do momento, você consegue oferecer produtos que podem ter bons resultados. 

Se não for assim, você acaba oferecendo o que eles não querem ou não precisam.

Ou seja, é importante alinhar suas metas de vendas com os interesses pessoais e/ou necessidades profissionais dos consumidores, oferecendo as soluções de seus problemas e realizando seus desejos.

2. Use seu histórico de vendas como base 

Acompanhar os registros de vendas é uma ferramenta excelente para ter uma direção ao longo de sua pré-venda. Por exemplo, se a peça de roupa em questão já foi vendida antes, saberá exatamente quem comprou, a quantidade, quando comprou, qual foi o preço que aceitaram pagar e a forma de pagamento utilizada.

Tais informações vão ajudar a planejar sua estratégia de forma mais sólida e mantendo foco nas pessoas que realmente podem se interessar pela pré-venda do seu negócio. Dessa forma, você vai poupar seu tempo, seu dinheiro e ainda ter o melhor retorno possível.

3. Tenha uma base de clientes qualificada

Aproveitando o gancho da dica anterior, deu para perceber que vale a pena segmentar a sua base de clientes! 

Identifique quais deles têm melhor histórico de compras e pagamento, além de maior potencial de compras.

São essas pessoas que devem saber sobre seus produtos em pré-venda. Mas não faça isso de qualquer jeito. Você vai precisar listar clientes que compraram tal produto ou produtos semelhantes com maior frequência ao invés de também direcionar suas mensagens para aqueles que só compraram em determinado momento.

Esses que compram com periodicidade e tem mais relação com os produtos do seu estoque são sua prioridade. 

E quem não estiver nessa lista? Esses devem aguardar o lançamento da peça de roupa  na loja ou ter alguns privilégios secundários, mais limitados do que os primeiros que foram notificados sobre a pré-venda.

4. Saiba quais condições especiais deve oferecer

Quando for planejar uma estratégia pré-venda, é recomendável ir além de só dar preferência na compra antecipada. Para os clientes se sentirem mais valorizados e interessados na compra, ofereça outras condições especiais de pagamento – como, por exemplo: descontos, melhor preço para pagamentos à vista, maior prazos de pagamento etc. 

Se ao analisar o controle financeiro do seu negócio você perceber que não pode oferecer descontos, os brindes podem servir como uma alternativa para chamar a atenção dos clientes. 

5. Esteja nos canais de comunicação que seus clientes vão realmente receber suas mensagens

Todo seu empenho para montar uma boa estratégia de pré-venda só vai valer a pena se a informação chegar aos clientes da forma correta, pelo lugar que eles realmente estiverem atentos. 

Então, analise se os seus clientes se interessam mais por informações disponíveis no seu  site, nas suas redes sociais, emails, mensagens no WhatsApp, SMS ou indo até a sua loja.

Saiba qual é o melhor canal para divulgar a oportunidade e ter retorno.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.