Previsão de demanda: saiba qual é a importância dessa métrica para lojas de roupa

previsão de demanda

A previsão de demanda é uma das métricas mais importantes para fazer um  planejamento estratégico das lojas de roupas. 

É importante entendê-la porque gera vantagens tanto para lojas físicas quanto para o comércio eletrônico, afinal, com a previsão de demanda um gestor consegue organizar melhor toda a operação da marca.

Além disso, também torna-se possível reduzir riscos e maximizar as chances de manter-se competitiva. 

Isso é só o começo de tudo que ainda temos para falar sobre o assunto, hein?! Se você ficou interessado (a) em aprender mais? Então, continue acompanhando para conferir todas as informações que vamos apresentar sobre a previsão de demanda!

Entenda o que é previsão de demanda!

Como o próprio nome já sugere, chamamos de previsão de demanda uma projeção sobre todas as necessidades que a loja poderá ter. 

Mas como essa previsão é usada? É uma ferramenta útil para tomar decisões sobre o negócio.

É algo de extrema importância porque as informações que são apuradas e registradas durante o processo servem como base para o planejamento estratégico de qualquer operação (especialmente de vendas). 

Por consequência, a previsão de demanda passa a ser fundamental para desenvolver mais eficiência na gestão de estoque

E não acaba por aí, não! Fazer previsão de demanda em lojas de roupas deve ajudar em outras tarefas igualmente importantes – como, por exemplo, no planejamento de marketing e nas estratégias de precificação.

Confira quais são os métodos usados para previsão de demandas em lojas de roupas

A previsão de demanda é uma métrica que pode ser calculada por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas.

Você já sabe o que cada uma delas representa?

  • Pesquisa qualitativa: essa pesquisa trabalha com um intervalo de tempo menor, feita com o intuito de diagnosticar a demanda para o curto prazo. 

O levantamento dessas informações é feito com questionários respondidos por um grupo de consumidores, questionando-os a respeito das suas intenções de compra para as peças de roupa disponíveis na loja.

Também pode-se fazer essa captação de dados por meio de outras metodologias, que são as pesquisas com análise da força de vendas ou dos históricos de vendas;

  • Pesquisa quantitativa: essa outra pesquisa é usada com maior frequência, tendo base em dados estatísticos.

Geralmente é feita para análises mais aprofundadas, porque envolvem um período de tempo bem maior. Ou seja, entende-se que é a pesquisa ideal para estimativas de longo prazo.

As suas vantagens são: alto grau de confiabilidade (por ser menos subjetiva) e o custo, que é bem menor do que o da pesquisa qualitativa.

Como fazer a previsão de demanda?

Independentemente de qual método de pesquisa você escolher para sua loja, recomendamos que você siga os seguintes passos:

1- Especifique o objetivo do projeto que pede essa previsão

Para começar o projeto, estabeleça quais são as principais diretrizes do trabalho. 

O ideal é estabelecer metas bem definidas, identificando, por exemplo, o nicho de mercado, o porte da loja (local, regional ou global) e o tipo de público que se espera alcançar. 

Outro fator determinante para definir nessa etapa é a questão do tempo! Para ter sucesso na sua estratégia, preveja se está tratando de algo em curto, médio ou longo prazo.

2- Defina qual será o método utilizado para alcançar seus objetivos

Quando você define os seus objetivos, consegue decidir mais facilmente qual será o modelo mais adequado de pesquisa para ser adotado, que pode ser o estudo qualitativo ou estatístico.

3- Colete os dados necessários 

Se preferir usar o método qualitativo, o primeiro grande passo para coletar os dados que precisa será selecionar o grupo de clientes (ou de vendedores, dependendo da informação que deseja ter) que responderá o seu questionário. 

Escolhendo o método estatístico, separe os dados que serão analisados e, em sequência, determine qual método estatístico será usado na pesquisa.

4- Use ferramentas que te ajudem a interpretar os resultados

É fundamental ter o apoio de ferramentas profissionais da área para interpretar os dados coletados, além de ser super importante contar com alguém da área de finanças. 

Esse conjunto vai servir para verificar os dados, porque vão correlacionar as informações obtidas com as questões econômico-financeiras.

E o que fazer com os resultados obtidos?

No caso de lojas de roupa que revendem peças, a parte prática da previsão de demanda depende da gestão do estoque.

Nesse caso, quanto mais conseguir especificar as suas estimativas, menores serão os riscos enfrentados posteriormente na sua loja – tanto na questão de mercadoria excedente como de falta do produto.

Quem lida com o varejo de moda sabe bem que os dois tipos de situações são prejudiciais.

Se tiver excesso de determinada peça de roupa, pode-se ter problemas com o espaço do estoque disponível para armazenamento. 

Por outro lado, também não é muito bom quando seu estoque é insuficiente para atender a demanda.

Portanto, as lojas de roupa precisam fazer previsão de demanda de forma sistemática ao invés de esporádica. 

É assim que você, como gestor, vai conseguir maximizar seus resultados de venda.

Para reforçar, as previsões de demanda servem para:

Projetar vendas

Tendo estimativas precisas, será possível projetar o fluxo de receitas da loja e saber qual tipo de recurso será necessário para atender à demanda. 

Desenvolver estratégias de venda

Para estar um passo a frente da concorrência e não sofrer com a competitividade, a previsão de demanda pode ser útil para desenvolver estratégias específicas para o seu público. 

Detectando as necessidades de demanda em determinada faixa de preços ou preferências, também é possível, por exemplo, fazer um ajuste na política adotada pela sua marca, minimizando o impacto da concorrência nesse segmento que é tão disputado.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.