Estratégias para definir o público alvo da sua loja de roupas

público alvo

Se algum dia você for ler todos os conteúdos publicados no Blog da Miggos, vai perceber que é muito importante criar o hábito de planejar ações para o seu negócio no varejo de moda. Quem já está atuando no mercado, sabe disso mais ainda!

Caso você, como varejista de moda, ainda não tenha esse hábito, passou da hora de começar! Por isso, vamos te apresentar algumas estratégias para saber como não errar na hora de definir um público-alvo real da sua loja. É essa base que vai te ajudar em todas as outras ações.

Confira!

Para começar, entenda o que é o público-alvo!

Sabendo que público-alvo um grupo de pessoas que tem interesse em comprar seu produto, é importante descobrir quem faz parte desse grupo e como pode ser definido – o que pode ser definido por fatores como:

  • Gênero (moda masculina, feminina ou moda agênero);
  • Faixa etária (moda infantil, moda jovem, moda para 3ª idade etc);
  • Localização (para saber onde deve abrir seu ponto comercial);
  • Classe social (porque designa o poder de compra);  
  • Religião (pode fazer sentido investir na moda evangélica, por exemplo), 
  • Comportamento e preferências (existem tendências voltadas desde a moda rock até a moda fitness);
  • Nichos específicos (produtos que atende necessidades específicas, como os tamanhos maiores da moda plus size ou a busca por pijamas).

Considerando tudo isso, você vai perceber que seu público-alvo é formado por pessoas que se identificam com todos os produtos que você vende. Ou seja, são essas pessoas que aumentam as chances de venda da sua loja.

Entenda de uma vez por todas que seu público-alvo não todo mundo

Na fase inicial, muitos varejistas chegam a pensar: Será que posso vender pra todo mundo? 

O interesse em poder atender as necessidades de qualquer pessoa que procura sua loja pode ser grande, mas a questão é que nem todo mundo consegue manter um mix de produtos tão amplo para conseguir atrair e agradar todos que se interessam em comprar roupas. 

Ainda que sua loja chegue a ser grande e abrangente, o ideal é pensar nos grupos separadamente para acertar nas estratégias. Afinal, isso envolve diversas responsabilidades e departamentos – o que vai desde a identidade visual da loja até a linguagem que você usa para se comunicar ou atender seu cliente.

Essa comunicação deve ser uniforme para todos os atendentes, além, é claro, de seguir o mesmo quando for falar sobre sua publicidade.

Por que é importante definir o público-alvo?

Considerando o que foi dito no tópico anterior, quanto mais abrangente for o seu público, mais caro sairá o investimento para atingir todo esse número de pessoas. 

O desafio maior é encarar a realidade que o público consumidor está cada vez mais exigente e específico em suas preferências.

Isso é necessário porque todo indivíduo tem suas próprias particularidades.  

Portanto, não faz sentido para sua estratégia tentar englobar todos de maneira genérica. 

O ideal e mais eficaz é conseguir manter o foco nas necessidades do grupo específico que vai atender.

Quanto mais específico for ao definir o público-alvo da sua loja, menos dificuldades terá para atrair e satisfazer seus clientes.

Dessa forma, toda sua operação de marketing  pode ser mais direcionada e menos custosa.

Ao definir esse grupo,  você deve estudar sobre o seu público-alvo, podendo direcionar não somente as peças de roupas que vai vender, mas também a forma de se comunicar – além de conduzir tudo que será produzido para sua comunicação (tanto interna quanto externa). 

Isso também vai gerar impactos na escolha de canais para a divulgação, entendendo onde seu público está marcando presença.

Confira as vantagens de definir o público-alvo da sua loja

Definindo o seu público-alvo, você vai poder escolher a localização ideal para o ponto comercial da loja, já que precisa ser acessível para ter visitas frequentes das pessoas que fazem parte do seu público (ou que tenha potencial de atraí-los).

Assim você também vai conseguir se planejar com antecedência e acertar na decoração do espaço físico, de forma que a própria estrutura da loja seja o suficiente para atrair o seu público até lá.

Além das características visuais, não se esqueça do produto! Você precisa se dedicar em avaliar as peças disponíveis em seus fornecedores de roupas, considerando todas os itens que tem o melhor custo-benefício e atendam as especificidades do seu público.

Não se esqueça que você vai ter mais chances de acertar na escolha do seu mix de produtos quando souber quem vai comprá-lo!

Tudo isso pode ser pensado antes mesmo de abrir a sua loja, mas se o seu negócio já estiver em andamento sem essas definições, não perca mais tempo! Essa é a fórmula ideal para aumentar vendas.

Como definir o público da sua loja de roupas, então?

Essa definição pode ser feita a partir do tipo de roupas que você deseja oferecer ou já está revendendo. Se não está tendo sucesso, pode ser justamente por estar oferecendo para as pessoas erradas.

Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para analisar os seus concorrentes e os hábitos de consumo dos seus respectivos públicos.

Em todo caso, com os dados coletados, será mais fácil “desenhar” uma persona, que será o mais importante para definir seu cliente ideal.  

Traçando o perfil dessa persona você deve definir tudo sobre ela (nome,  idade, hobbies, se trabalha, qual sua profissão, classe social etc). 

A partir disso, todas as suas ações serão elaboradas como se estivesse falando especificamente com essa persona! 

Agora, se você já tem sua própria loja física de roupas, mas ainda não definiu o seu público-alvo, você pode fazê-lo com os dados de clientes que você já tem. 

Colete essas informações por meio do sistema de gestão com registros sobre sua loja.

De preferência, seu sistema de gestão deve ser específico para lojas de roupas, porque assim já estará programado  para fornecer os dados mais úteis para seus trabalhos a seguir.

Alguns exemplos de informações que podem ajudar são:

  • Cadastro dos clientes;
  • Índice de saída das peças;
  • Quem são os seus clientes mais ativos e interativos no pós venda.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.