Qual a diferença entre atacado e varejo de roupas?

atacado x varejo de roupas

Ao planejar abrir uma loja de roupas você vai precisar tomar algumas decisões que irão definir o seu modelo de negócio! É isso que vai conduzir as ações que identificam os fatores mais importantes para o sucesso do empreendimento – como, por exemplo: público-alvo, identidade visual, logística, localização do ponto comercial, fornecedores, tamanho do estoque, preços etc. 

Sendo assim, é possível notar que definir o modelo mais apropriado é uma das primeiras decisões estratégicas que devem ser tomadas por quem quer começar a investir no mercado. 

Quando falamos em decisão, estamos nos referindo à escolha de adotar o sistema de atacado ou varejo de moda.

Você sabe qual a diferença entre esses modelos? É bem comum que as pessoas tenham dúvidas relacionadas a tais opções – como, por exemplo, quais as vantagens e regras de cada alternativa.

Quer identificar qual seria a escolha mais adequada para o seu negócio? Continue acompanhando nosso conteúdo para saber quais são as vantagens tanto do atacado quanto do varejo e conseguir reconhecer suas diferenças.

Atacado: entenda o que é e como funciona! 

Atacado é uma das mais conhecidas modalidades de venda, já que trabalha com distribuição de produtos em maiores quantidades. Ou seja, geralmente as pessoas que vendem roupas em atacado estão atendendo os vendedores que irão comercializar tais peças no varejo. 

Essas peças são vendidas em forma de lotes porque dessa forma é possível reduzir significativamente o preço das mercadorias. Como é de se imaginar, uma vez que os lojistas possam oferecê-las por valores coerentes e ainda tirar uma margem de lucro.

Nesse caso, quem escolhe ter lojas de roupa atacado vai vender lotes para outros lojistas que vão revender tais produtos individualmente.

E o varejo, como funciona?

Sabendo que o atacado realiza vendas em lotes, fica evidente que o varejo faz o  contrário. Ao invés de vender para outros comerciantes, vende diretamente para o consumidor final. 

Ou seja, nessa modalidade as pessoas vão até uma loja de roupas e compram peças individualmente (ou em pequenas quantidades)  para atender necessidades de consumo próprio.

Saiba de uma vez por todas quais são as diferenças entre varejo e atacado!

A  principal diferença entre atacado e varejo é, principalmente, o público final desses modelos. 

O consumidor de cada modelo se diferencia por ser pessoa física ou jurídica e, consequentemente, o volume/quantidade de mercadorias vendidas. Para ficar mais claro, veja as características de cada modelo:

  • Atacado – vende para empresas ou revendedores, que em geral são pessoas jurídicas. As vendas são feitas com alta quantidade de produtos, com mercadorias em lotes, e o preço dos produtos tendem a ser mais baixos;
  • Varejo – vende para o consumidor final, que em geral é uma pessoa física. As vendas são feitas em baixa quantidade de produtos e as peças são vendidas individualmente. O preço de cada peça tende a ser mais alto (mesmo quando se compra mais de uma peça).

Qual o melhor tipo de negócio para a sua loja de roupas?

Escolher se você vai apostar no atacado ou no varejo depende diretamente do que você pretende com  sua loja de roupas, do seu plano de negócio e mais especificamente da sua área de atuação. 

Considerando que as opções proporcionam vantagens diferentes, é indispensável avaliar qual a alternativa mais vantajosa com base na natureza do seu empreendimento.

Como somos especialistas em varejo de moda, separamos algumas vantagens de escolher esse formato de negócio para investir em sua própria loja de roupas.

Vantagens do varejo de moda

Não dá para negar que o varejo é um dos maiores e mais importantes setores para a economia brasileira. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, esse mercado continua em crescimento recorrente e vem impulsionando muito o PIB nacional – chegando até a alcançar R$1,91 trilhão no ano de 2019 e um crescimento de 3,9%.

Esse formato tem um excelente desempenho e pode oferecer muitas outras vantagens para você como empreendedor. São elas: entrega de produtos diretamente aos clientes finais, cobrar valores maiores por cada mercadoria para aumentar a margem de lucro das vendas e permite um número de clientes bem expressivo.

No entanto, mesmo com tantas vantagens, é preciso ter excelentes estratégias e fazer investimentos bem planejados para vendas e soluções de marketing. Isso porque você vai precisar se destacar em relação a sua concorrência! Afinal, é muito mais fácil para o consumidor final comprar peças de roupa individualmente por causa da grande diversidade de opções.

Sendo assim, o seu maior desafio é fazer com que seu cliente escolha comprar na sua loja. Por isso, não poupe esforços para mostrar os diferenciais do seu ponto de venda e faça com que as pessoas reconheçam sua marca (sabendo diferenciá-la de qualquer outra).

E, por fim, quais são as vantagens do atacado?

Para ficar justo, finalizaremos este assunto apresentando também as vantagens do atacado. 

Vamos aos números: a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) apresenta que este segmento teve faturamento de R$261,9 bilhões no ano de 2019.

Analisando tamanha expressividade, é possível reconhecer que não é um mercado dispensável e que merece ser considerado por empresários que querem começar a vender roupas.

Suas vantagens são: menos preocupações em fazer com que o ponto comercial por si só já seja atrativo, maior controle de ticket médio e foca mais na qualidade do produto do que investir em diferentes formatos de marketing. 

Atenção: essas características do mercado não devem ser “justificativas” para sua falta de preparo e desinteresse em alcançar maior público. Pelo contrário! Como vendedor de roupas em atacado, você vai precisar traçar maneiras de fidelizar os consumidores e ampliar sua cartela de clientes para ter sucesso com o seu negócio.

A conclusão de tudo isso é que os dois modelos podem ser vantajosos para empreendedores de moda. O importante é alinhar seus objetivos antes de tomar uma decisão e só depois que tiver certeza dessa definição, passa para a escolha dos produtos que estarão em seu estoque, qual será o visual da sua loja, quem será seu cliente, qual será sua área de atuação e assim vai encontrar a melhor alternativa para comercializar mercadorias para levar o empreendimento adiante.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.