Saiba como fazer um plano de recuperação financeira para sua loja de roupas

planejamento de recuperação financeira

Mesmo estando há poucos dias de entrar em 2022, nós ainda vivemos as consequências de uma crise financeira instaurada pela pandemia do Coronavírus, que causou uma paralisação mundial há quase 2 anos e ainda afeta o comportamento dos consumidores.

Por esse motivo, muitos empreendedores tiveram que apostar em soluções extremamente distantes da sua zona de conforto para não correr o risco de fechar as portas – especialmente os varejistas de lojas de roupa físicas. E isso tem tudo a ver com o nosso conteúdo de hoje.

Você já ouviu falar sobre plano de recuperação financeira? Essa ação pode promover saídas e gerar oportunidades em meio à qualquer crise (inclusive uma inesperada). 

Continue acompanhando para conferir várias dicas e saiba como traçar um plano de recuperação financeira para a sua loja de roupas.

O que fazer quando a crise chegar?

Toda crise consegue causar desconforto e muita insegurança em qualquer empreendedor, independente do porte do negócio ou o motivo que gerou tal desequilíbrio. 

Quando chega esse momento, os varejistas tomam uma série de medidas na tentativa de manter o patamar alcançado ou fazem o pior, que é deixar de investir na loja para tentar economizar. 

O maior problema nessas escolhas é agir sem planejamento, sem cautela, sem aconselhamento e sem recursos que ampliam a visão do contexto para solucionar o problema. 

Em momentos assim, o ideal é estudar todo o cenário e analisar o histórico de vendas ao longo do tempo de funcionamento do empreendimento. 

Em seguida, também é necessário reduzir custos para minimizar os prejuízos, mas é preciso planejar os passos seguintes para não deixar de gerar interesse em quem vai ser responsável pela retomada das vendas (seu cliente). 

É dessa forma, conciliando planejamento com estratégia, que você irá conseguir tomar as rédeas da situação e trilhar um caminho que te leve à recuperação da saúde financeira da sua loja.

Mas, afinal, o que é um plano de recuperação financeira?

Basicamente, podemos dizer que o plano de recuperação financeira é um projeto baseado  em dados atuais e também históricos que são utilizados na elaboração de estratégias que possam recuperar a saúde financeira de um negócio em meio a momentos de crise.

Isso se aplica a todo e qualquer segmento, mas nossas dicas estão mais relacionadas ao varejo de moda, uma vez que essa é nossa especialidade!

Ao longo desse plano você vai precisar analisar o mercado para entender o que outras lojas concorrentes estão fazendo ou fizeram quando passaram por situações como a que se está passando. 

Nesse momento, o ideal é se atentar e ter curiosidade de conhecer cases de sucesso para ver o que se aplica ao seu contexto e quais são as possíveis soluções para seu problema.

Uma das formas de fazer isso é ler revistas ou acompanhar blogs com conteúdos sobre o varejo de moda, buscando informações que te façam reconhecer oportunidades e saídas imediatas para o que está te levando para a queda.

Paralelamente, você vai precisar entender qual é seu fluxo de caixa e conhecer em detalhes seu histórico de vendas para reconhecer os clientes fidelizados, ao ponto de perceber quais são as peças de roupas que atendem o gosto dessas pessoas – já que esses produtos têm  mais chance de saída. 

Não se esqueça de verificar quais são os melhores horários para realizar suas vendas e também quais são os horários mais tranquilos da sua loja. 

Outro dado importante é fazer uma comparação entre os membros da sua equipe para distinguir quais são os colaboradores que geram mais resultados e quais geram menos – sem deixar de notar se você ofereceu ou não as condições ideais para que todos tivessem as mesmas oportunidades de mostrar serviço.

Com todos esses dados você tem o que precisa para chegar a um plano de recuperação financeira, já que poderá analisar tudo sobre o funcionamento da sua loja, sobre o comportamento de compra do seu público e quais são os pontos fracos que precisam ser trabalhados em sua loja. 

Reunindo todas essas informações, você poderá começar a criar estratégias que são direcionadas por dados ao invés de tentativas, intuições e achismos! 

É a única forma para passar a tomar boas decisões para uma loja de roupas que enfrenta uma crise, porque você vai perceber onde estão e quais são as reais oportunidades para salvar a saúde financeira do empreendimento e vai ter uma base para melhorar sua gestão. 

Quais são essas estratégias?

Essas estratégias terão a redução de custos como principal objetivo, sendo elas: diminuir a equipe, mudar o período de funcionamento da loja, mudar a vitrine, planejar novas compras para estoque ou até mudar o endereço (se for o caso de identificar um lugar mais propício para encontrar seu público e mais condizente com a realidade financeira atual).

Outras maneiras de sanar as necessidades do seu negócio são relacionadas à estratégias de venda – como programa fidelidade, promoções ou mudando as ações de marketing, por exemplo.

Atenção: quando for definir suas estratégias para abrir novas oportunidades, escute as pessoas que compram de você! 

Se você já tiver o costume de fazer pesquisas de satisfação, ótimo! Se não for o caso, comece a fazer enquetes ou outras formas de contato com os clientes que visitam sua loja. 

Quando ouvir o que essas pessoas têm a dizer, pode até levar suas estratégias para outro patamar, já que vai sanar as dores do seu público e ser o que precisam em todos os sentidos. 

Vale também visitar as páginas de recomendação dos seus concorrentes diretos para analisar o que seus clientes acham dos produtos disponibilizados, do seu espaço físico ou do atendimento!

Plano de recuperação financeira no varejo de moda: como fazer?

Depois que conseguir reunir todas as informações citadas (se esforçando para que estejam o mais completas possível), chega a hora de colocar a mão na massa!

Como o primeiro passo já foi concluído, você vai para a etapa de corte de gastos, colocando em prática as ações planejadas considerando as análises feitas anteriormente (desde que consiga comprovar que estará cortando o que está te fazendo perder dinheiro)

Em seguida, você vai precisar trabalhar na otimização dos processos (especialmente os que têm relação com seu inventário e com o seu estoque) para evitar mais perdas.

Para que isso seja possível, o ideal é contar com sistemas de gestão que registrem os processos da sua loja com dados reais, precisos e de forma automatizada. Dessa forma, você não corre o risco de errar!

Qual o objetivo desse plano?

Antes de pensar em vender mais, você vai precisar focar em identificar o que está gerando dívidas e o que pode fazer para saná-las.

Ou seja, você vai precisar levantar todas as dívidas vigentes, calcular essas dívidas (considerando as multas por atraso de pagamento) e entrar em processo de renegociação, quando for necessário, para se livrar desses problemas de forma saudável e mais rápida.

Lembre-se de estabelecer prazos para o pagamento dessas dívidas e estruture o seu planejamento financeiro de acordo com essas datas.

Por fim, seu plano também deve conter suas estratégias para reter clientes, que é onde entram as atuações de marketing e de comunicação.

Nesse ponto, vale considerar os seguintes pontos:

  • Textos utilizados nas ações de divulgação;
  • Comunicação presencial – que inclui apresentação visual e verbal da sua equipe, a forma com que abordam o cliente, a qualidade do atendimento, entre outros detalhes;
  • Comunicação visual – que engloba a decoração da sua loja, a técnica de vitrinismo utilizada e o visual da sua loja no geral;
  • Comunicação online – interações por redes sociais, qualidade do site, estratégias de anúncios, fotos e vídeos, constância, entre outras especialidades do meio.

Colocando tudo isso em prática, certamente você irá se surpreender com os resultados que pode alcançar. Dessa forma, além de sair da crise, sua loja terá grande potencial para crescer cada vez mais no mercado!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.