Como empreendedor de qualquer segmento, não dá para investir em um negócio sem saber como reconhecer a rentabilidade desse patrimônio, além de buscar informações sobre como calculá-la e identificar qual sua importância. Inclusive, no caso de lojas de roupas, isso é fundamental.
O motivo é simples: sem rentabilidade, não é possível conseguir recuperar o investimento inicial de seu negócio.
Esse termo refere-se a um indicador usado para medir o desempenho de seu empreendimento, que é muito utilizado por empreendedores do varejo de moda e até para quantificar o potencial alcançado por sua loja para se pagar.
Para ter essa noção, costuma-se usar tanto as perspectivas de lucro quanto os valores de investimentos realizados no momento em que tudo começou.
Superficialmente, a lógica dessa conta é simples: basta dividir o valor total do lucro de sua loja de roupas pelo valor que usou para investir no ponto comercial.
Para saber como realizar esse cálculo de maneira mais assertiva, produzimos esse conteúdo que pode te ajudar a descobrir quanto tempo será necessário para retornar todo o seu investimento (ou até ultrapassa-lo).
Entenda como sua loja de roupas pode calcular a rentabilidade
Para calcular este indicador, que nem sempre é um ponto feito com tanta autonomia e conhecimento pelos empreendedores, você vai precisar seguir alguns passos e determinados dados.
Por exemplo, você vai precisar realizar a divisão entre o lucro líquido de determinado período da sua loja pelo valor de seu faturamento.
A partir desse cálculo, a lucratividade mensal do seu negócio será apresentada e você vai descobrir se realmente sua loja é tão lucrativa quanto o esperado. Essa também é uma alternativa para perceber quando é preciso modificar algo no andamento do negócio.
Sendo assim, pode-se entender que a rentabilidade considera o capital designado pelo proprietário e só é calculada com a divisão do lucro líquido pelo Patrimônio Líquido, que pode representar todo o capital investido ao longo da vida do empreendimento.
Como definir o percentual da rentabilidade?
Ao seguir os passos do cálculo mencionado no tópico anterior, você chegará a um resultado em porcentagem.
É exatamente isso que pode te ajudar a ver o tempo que vai precisar para recuperar tudo o que investiu (conforme você vai vendendo peças de roupa e seu negócio vai crescendo).
É comum que esse quadro geral venha acompanhado também de outro indicadores além da lucratividade, o que te ajudará a entender melhor se tal investimento vale mesmo a pena.
Vale ressaltar que, para saber como calcular a rentabilidade, é preciso também saber que os valores podem acabar sendo mais complexos quando consideramos períodos diferentes e alguns fatores que podem atrapalhar o marcador – como é o caso das taxas de juros.
Exemplo prático de como você pode calcular a rentabilidade no varejo de moda
Como estamos aqui para ajudar, separamos um exemplo de como você pode calcular melhor o percentual de retorno da sua loja. Iremos demonstrar com um exemplo simples, que realmente pode ser usado quando buscar por esse indicador de negócio tão importante.
Imagine que você adquiriu uma franquia de loja de roupas de shopping que custou R$ 250 mil.
Sabendo que o lucro no mês do seu negócio é de R$ 5 mil, você deve realizar a divisão de um valor pelo outro. Assim, chegará ao valor de 2%.
Após fazer esse cálculos, chega o momento de analisar se o seu negócio está gerando o lucro esperado e se você deve continuar com suas atuais ações ou realizar mudanças para evitar perder dinheiro.
Agora que você já tem todas as informações necessárias para saber como avaliar a rentabilidade de um negócio, saiba como diferenciar rentabilidade de lucratividade também! Isso pode ajudar consideravelmente na hora de traçar estratégias.
Quais são as principais diferenças entre rentabilidade e lucratividade?
Por falar em estratégias, é interessante saber quais são as principais diferenças entre rentabilidade e lucratividade para direcionar suas ações do seu negócio.
Basicamente, enquanto a lucratividade se baseia no faturamento do negócio, a rentabilidade diz respeito ao retorno sobre o investimento em um determinado período. Continue conferindo para entender melhor!
Conheça o termo lucratividade e como pode ser útil
Medir a lucratividade é a melhor métrica para mensurar a eficiência operacional da sua loja.
Diz-se que um empreendimento é lucrativo quando o produto final da divisão feita entre o lucro líquido e o volume de vendas (faturamento) é positivo.
Avaliando o resultado, é possível tomar decisões e entendê-lo percentualmente, comparando o quão eficaz é a aplicação da ciência de vendas de roupas no negócio.
E o que é rentabilidade, afinal?
Retomando um pouco do que falamos logo no começo do conteúdo e esclarecendo da melhor forma possível para poder concluir, rentabilidade é uma forma de calcular retorno sobre o investimento.
Isso significa que fazendo esse cálculo você reconhece o que já tem, além de analisar suas práticas e ações após um período para saber se o negócio está oferecendo rendimentos proporcionais ou acima do valor investido.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.