Independentemente do tamanho, nicho ou tempo de mercado da sua loja de roupas, todo varejista precisa reduzir custos sempre que for possível. Porém, há uma grande questão nesse propósito: como é possível conseguir economizar sem comprometer a qualidade das peças de roupa revendidas e evitar sofrer as consequências disso nas vendas?
A lucratividade sempre está em jogo quando você escolhe diminuir gastos sem uma análise prévia do que realmente pode ser insustentável ou desnecessário financeiramente para seu negócio.
A boa notícia é a seguinte: esse processo não precisa ser difícil! Muito menos impossível. Tudo começa na própria gestão de estoque e outras responsabilidades financeiras da loja.
Continue acompanhando para conhecer estratégias que te farão “enxugar” possíveis gastos e, consequentemente, conseguir lucrar mais!
Faça uma análise da gestão de sua loja de roupas
Quem investe no varejo de moda e precisa reduzir custos deve buscar a maneira mais correta para tal ação – o que inclui medidas que sejam tomadas com cautela e proteção, conciliando eficiência e segurança em todos os sentidos.
Ou seja, será necessário olhar para sua marca de dentro para fora. Não é simplesmente optar por comprar roupas em menor quantidade, trocar o fornecedor ou ser menos criterioso na escolha de tecidos/acabamentos.
Quando falamos em otimização de gestão, muitas pessoas acabam até tendo receio de dar o primeiro passo, no entanto, essa tarefa não é o bicho de sete cabeças que muitos pensam. Na verdade, é bem mais simples!
Temos, inclusive, algumas dicas práticas bem interessantes que ajudam qualquer gestor de loja de roupas.
Antes de qualquer coisa, mantenha o foco em 3 pontos bem específicos da operação:
- Gestão do estoque;
- Margem de contribuição dos produtos;
- Gerenciamento das compras e fornecedores de roupas.
Esses fatores são super importantes, porque influenciam diretamente na possibilidade de reduzir custos.
Dicas para reduzir custos em lojas de roupa
Confira dicas que você pode colocar em prática a partir de hoje:
Procure informações para não errar na precificação
A precificação é o primeiro e um dos mais importantes passos para reduzir custos em uma loja de roupas. Saber como definir preços é algo indispensável, que deve considerar dois conceitos muito importantes para otimizar a lucratividade – sendo esses o markup e a margem de contribuição.
Markup é, basicamente, uma maneira de definir preço com base nas despesas fixas, variáveis e na margem de lucro sobre o produto em questão.
Quando for definir preços por markup, será preciso somar:
- Despesas fixas para operação (desde o aluguel do ponto comercial da loja de roupas até os salários de funcionários);
- Despesas variáveis (como, por exemplo, impostos pagos sobre produtos e comissão de vendedores);
- Margem de lucro pretendida.
Por sua vez, a margem de contribuição é uma outra forma de chegar à lucratividade desejada, a qual é representada pelo ganho bruto sobre o valor recebido com as vendas.
Isso quer dizer que essa margem refere-se a quantia final, que se obtém depois de pagar pelos custos de compras para reposição ou lançamento das peças e os impostos de comercialização dos produtos. O que “sobra” dessa conta é utilizado para o pagamento de todas as despesas fixas da loja e depois chega-se ao lucro.
Pareceu confuso? Então, vamos lá! Se for precificar por margem de contribuição, você deve fazer a seguinte conta: a margem de contribuição é igual ao valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).
Tendo esses dois meios para conseguir identificar qual é o lucro que deseja obter, é possível conseguir se planejar para definir o melhor preço para cada item disponibilizado desde o momento que chegar no estoque.
O segredo para conseguir reduzir custos sem impactar na qualidade dos produtos é procurar manter uma boa margem de lucro ao mesmo tempo que seus produtos continuam tendo preços acessíveis para o seu consumidor.
Tenha um planejamento de gestão de estoque com ações que façam o estoque girar
O estoque de qualquer loja é a representação de todos os investimentos realizados em produtos e, obviamente, da grande oportunidade de conseguir alcançar o objetivo de ganhar dinheiro com eles.
Sob outro ponto de vista, podemos dizer que gerenciar estoque é uma das maneiras mais diretas de reduzir custos – o que vai exigir controle total sobre seu estoque de roupas.
Lembre-se que, se comprar produtos a mais para diminuir o preço por comprar mais unidades da mesma peça, você corre o risco de ficar com produtos parados no estoque e isso representa um grande prejuízo financeiro.
Isso porque essas peças de roupa vão perdendo valor de mercado e acabam sendo consideradas como as tendências de estações anteriores. Porém, se tiver medo disso e deixar seu estoque no limite ou totalmente vazio, você está perdendo diversas oportunidades de vender roupas.
Pensando em tudo isso, ficou bastante claro que você deve acompanhar de perto todo o controle de estoque para reduzir custos, certo? Vamos às outras demandas.
Renove o estoque da loja de roupas de forma qualificada e pagando pouco
Os bons fornecedores serão parte fundamental no processo de redução de custos. Pode até parecer óbvio e batido demais falar isso, mas é algo real: faz toda diferença saber onde comprar e poder enxugar os custos sem sofrer com tempo que entrega ou falta de qualidade dos produtos.
Atualmente você pode variar suas opções optando por renovar o estoque online, por exemplo.
Busque equilibrar estoque e demanda
Como mencionamos, quando falamos sobre planejamento para gestão de estoque, também estamos sobre abastecer o estoque na medida certa.
Nunca faça compras de reposição de estoque por impulso ou saia comprando mais e mais peças de roupa sem pensar na procura do consumidor, ou na demanda que já está atrelada a seu nicho.
Precisa reduzir custos de uma loja de moda, seja cauteloso (a) e saiba escolher exatamente quais são os produtos mais desejados por seus clientes, porque são eles que vão representar a maior parcela de vendas para ter resultados mais lucrativos.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.