Reposição de estoque é uma das responsabilidades mais importantes e necessárias para lojas de roupa, especialmente no início do ano, quando chega a hora de iniciar um novo ciclo e pôr em prática um novo plano de metas.
É preciso preparar sua loja para que os consumidores encontrem tudo o que precisam, o que pode ser difícil depois das vendas de Natal.
Além disso, repor estoque de roupas é uma tarefa que pode ser completamente complicada e delicada – uma vez que pequenas falhas comprometem toda rentabilidade do negócio.
Inclusive, grande parte dos varejistas considera o gerenciamento de estoque como um dos maiores desafios da rotina. Por isso, manter um estoque que corresponda ao que os clientes querem e precisam, é como uma base para funcionar bem.
Este conteúdo vai servir exatamente para ajudar quem precisa de mais informações para ter sucesso com a gestão de estoque desde os primeiros dias do ano. Afinal, mesmo tendo vários diferenciais, nenhuma loja consegue bons resultados de vendas a longo prazo sem ter um estoque apropriado para o seu público-alvo.
Já parou para pensar no que fazer para lucrar mais? Continue conferindo e saiba como montar o estoque ideal desde o começo para a sua loja de roupas! Comece 2022 com tudo.
Comece fazendo uma projeção de consumo do ano
A primeira dica é fundamental para que você tenha sucesso nesse processo ao longo de todo o ano. Podemos dizer isso porque a previsão de demanda vai te ajudar a trabalhar com todas as estratégias do negócio.
Essa previsão só será feita da forma correta se o planejamento de estoque for feito considerando a ótica do consumidor, ou seja, adaptando as compras com a demanda do público.
É importante reforçar essa questão porque um dos erros mais comuns cometidos na reposição de estoques é ignorar os padrões de consumo do mercado e as principais dores do cliente.
Se o objetivo é vender mais, é necessário entregar aquilo que o consumidor precisa, na quantidade que o mesmo deseja e no momento ideal.
Saiba quem pertence ao seu público-alvo
Quase todos os assuntos do varejo de moda envolvem o estudo do cliente! É preciso conhecê-lo com propriedade para embasar toda estratégia empresarial.
O cliente é o destinatário de seus produtos, certo? Considerando isso, a premissa básica para a repor estoque é saber exatamente o que seu público quer receber.
Quando sua loja é líder de vendas na região e exclusiva na categoria que atua, é importante garantir que seus clientes nunca saiam insatisfeitos do seu ponto de venda.
Vamos supor que seu público seja predominantemente feminino. O mais interessante é compor seu estoque com um mix de produtos mais requisitados por esse perfil.
Analise seu mercado e seus concorrentes para ter sucesso com a reposição de estoque
Para vender mais, você vai precisar ter mais visibilidade e destaque no mercado (principalmente na região em que sua loja física de roupas está localizada).
Sendo assim, analisar o que está sendo oferecido por seus principais concorrentes e quais são as tendências de consumo, é a melhor forma de repor estoque de roupas com eficiência e evitar problemas como falta de produtos ou excesso de peças que não foram vendidas.
É indispensável ter certeza de que seus produtos vão atender às suas demandas! Porém, você vai precisar fazer isso com precisão e rapidez.
No começo do ano isso pode ficar mais difícil, até porque vai ficar sujeito a disponibilidade de peças dos seus fornecedores. Em razão disso, recomendamos que essa tarefa seja feita com antecedência e seguindo o planejamento realizado com base nas suas projeções do ano.
Prefira recursos digitais quando for fazer o planejamento de reposição de estoque
Diversos empreendedores do varejo de moda optam por conduzir todas as operações de forma manual, o que pode não ser a melhor estratégia para quem já está em 2022.
Por estarmos em uma era digital, as atividades realizadas sem recursos tecnológicos podem expor sua loja a grandes riscos, principalmente em uma tarefa tão detalhada como é a reposição de estoques.
Ainda que você tenha colaboradores extremamente eficientes e responsáveis, ou que você tenha conduzido tal demanda há algum tempo, nenhum ser humano consegue ter a mesma capacidade de registro e análise como um sistema virtual.
Todos somos limitados e podemos cometer erros, o que pode ser reduzido ou até completamente evitado com o uso de softwares próprios para gestão de estoque.
Esses programas podem armazenar informações necessárias sobre todo o histórico da loja e realizar análises em segundos de forma segura. Ou seja, a tecnologia pode ser sua melhor aliada nos processos da cadeia de suprimentos, sendo o que falta para conseguir gerenciar melhor seu negócio.
Opte por uma solução de reposição de estoque online
Os processos manuais não são dispensáveis só com o software de gestão. Na verdade, você pode agilizar a sua reposição do estoque tendo o apoio de fornecedores que oferecem soluções inovadoras no mercado.
Isso significa que você pode ampliar sua rede de fornecimento de peças e contar com fornecedores de roupas que disponibilizam vendas online.
Dessa forma, a manutenção de estoques será muito mais simples e eficiente para seu negócio. Além disso, você ainda poderá garantir a quantidade ideal de produtos armazenados como planejou para o começo do ano e evitar a indisponibilidade.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.