Você sabia que pode acabar gastando entre 5 e 7 vezes mais para conquistar novos clientes do que manter para manter um atual?
Essa informação, inclusive, pertence a famosa frase dita por uma das maiores referências de marketing no mundo, que é o Philip Kotler.
Sabendo disso, fica muito claro que é extremamente importante ter um olhar estratégico mais direcionado à retenção de clientes e fazer o que for necessário para ter êxito nesse objetivo – independente do segmento que se está investindo.
Mas por que isso acontece? Quais são as melhores estratégias mais interessantes para trabalhar a fidelização de clientes? É o que veremos a seguir. Confira este conteúdo e prepare-se para colocar tudo em prática!
Por que conquistar novos clientes tem um custo alto?
Ainda que não seja tão visível de primeira, o processo de atrair clientes que nunca tiveram contato com a sua loja acaba saindo mais caro em razão da jornada de compra. Até que o novo cliente confie na sua marca e finalize a compra, passa por algumas etapas.
Depois de procurar muito pelo mercado, o consumidor vai tentar identificar a melhor oferta e, enfim, fechar a compra.
Esse primeiro contato envolve algumas tarefas para você também. Como empreendedor (a), você precisa: reconhecer os problemas do seu nicho no varejo de moda, avaliar sintomas, procurar as melhores soluções e esclarecer as dúvidas do cliente.
Tudo isso precisa ser desenhado e bem planejado, o que vai exigir um investimento considerável. Para atrair um potencial cliente à sua loja de roupas, por exemplo, vai precisar investir na fachada, na vitrine, no melhor ponto comercial, estratégias de marketing e não esquecer de marcar presença nos canais digitais.
Essas estratégias geralmente geram ótimos resultados e devem ser feitas por pessoas que entendem do assunto, com organização e pesquisa. Porém, o que queremos te mostrar hoje é que um cliente que já fez uma compra em sua loja passou por todo o caminho de convencimento e, se estiver satisfeito, vai tomar a decisão rapidamente da próxima vez. Portanto, novos pedidos dessas pessoas acabam sendo mais fáceis e custam bem menos.
Com tudo isso, nós podemos agora responder a pergunta que te trouxe até aqui: ainda que seja importante trabalhar na atração de novos clientes e também na retenção dos que já conhecem sua marca, pode ser mais eficiente começar priorizando a retenção. Isso vai gastar menos tempo e dinheiro, além de te levar mais rápido ao momento em que terá condições de investir nas duas estratégias.
Confira abaixo, explicitamente, quais são os motivos que fazem com que seja mais inteligente se dedicar na fidelização de clientes:
Relacionamento sólido com o cliente
Outra questão que também influencia na redução dos custos para reter clientes ao invés de conquistar novos é o fato da empresa já ter dados de contato desses consumidores.
Ou seja, para convencer um visitante que você pode se comunicar usando os dados que já tem (como celular e e-mail) é muito mais fácil e barato do que investir em diversas estratégias para atrair a atenção de novas pessoas.
Além disso, quando existe um relacionamento sólido e construído, o cliente já sabe qual tipo de experiência pode ter com a sua loja. Por isso, vai escolher seus produtos antes mesmo de olhar as outras opções.
Seu esforço deve ser dedicado ao fortalecimento desse vínculo, pensando conseguir proporcionar uma experiência ainda melhor em cada visita do consumidor.
Reter clientes aumenta o índice de novas indicações
As marcas de sucesso costumam destinar determinado investimento para campanhas de marketing de indicação, porque essas ações fortalecem o conhecimento da marca e podem ser fundamentais para a conquista de uma posição de referência no mercado em questão.
Porém, quando um outro consumidor tem experiências positivas de compra, vê que suas necessidades foram atendidas da melhor forma possível, o mesmo certamente vai começar a agir como um promotor da marca, compartilhando suas melhores características e isso vai atrair novos consumidores de forma orgânica.
Queremos dizer que essas pessoas que conhecem e confiam na sua marca, vão se tornar fãs!
Como o processo de retenção de clientes deve ser aplicado em uma loja de roupas?
Agora que já deu para entender e reconhecer toda importância de desenvolver um programa de fidelização de clientes na sua loja de roupas, então, chegou o momento de apresentar um passo a passo para que você saiba como fazer isso da melhor forma possível.
Para começar, é importante definir qual será a recompensa para o cliente em ser fiel à sua marca de acordo com as possibilidades da sua loja.
Lembre-se: é preciso ter um investimento para isso tanto quanto é preciso trabalhar na publicidade da loja, procurar fornecedores de roupas, planejar uma decoração, entre outras tarefas.
Para que tudo isso aconteça, ou seja, para que tal recompensa seja adequada, você vai precisar conhecer seu público e estudar seu comportamento. O intuito desse preparo é buscar oferecer aquilo que tais pessoas realmente vão valorizar.
Depois disso, você deve seguir para a próxima etapa: defina exatamente como o seu programa de fidelidade vai funcionar.
Nesse ponto, você precisa decidir se vai disponibilizar um cartão de fidelidade para cada um, se vai trabalhar com cashbacks, ou se vai personalizar as recompensas seguindo o perfil da sua marca.
Um exemplo de personalização do programa de fidelidade é oferecer pontos para compras, já que assim o cliente será recompensado à medida que comprar mais na sua loja e poderá trocar esses pontos por novas peças de roupas ou usufruir de descontos especiais.
Quando conseguir definir qual tipo de programa vai utilizar, chega a hora da última etapa: a divulgação.
À medida que reconhecer os primeiros resultados, você já deve ter ferramentas para mensurar se o programa está sendo eficaz e recalcular tudo para começar do zero, se for necessário.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.