É possível revender roupas com 100% de lucro?

revender roupas com 100% de lucro

Quando você decidiu abrir uma loja de roupas, com certeza tinha expectativas de ter uma boa  margem de lucro – fosse ela para servir como renda complementar ou principal. 

Porém, nem sempre quem escolhe revender roupas consegue manter o negócio bem sucedido. Isso depende muito da boa administração! Só assim os lucros podem ser rentáveis e notórios.

Por esse motivo, calcular a porcentagem de lucro no momento da precificação das peças de roupas é algo importante que pode ser até um desafio, não é mesmo? Especialmente quando se trata da contabilização de lucros a longo prazo.

Pensando nessa questão que costuma ser bem frequente entre no varejo de moda, neste conteúdo pretendemos apresentar soluções para que você consiga identificar qual é a margem de lucro ideal para sua loja de roupas. Além disso, vamos responder a famosa pergunta: “é realmente possível revender roupa tendo 100% de lucro?”.

Continue acompanhando para entender, de fato, o que é lucro e o que é margem e lucro. Também vamos abordar qual é margem de lucro ideal/real para uma loja revendedora.

Entenda o que é lucro!

Para entender quanto você pode receber de retorno, não pode ter nenhuma dúvida sobre o que pode considerar como lucro. Então, vamos à resposta!

Basicamente, lucro é o termo utilizado em forma de alusão ao valor percentual que seu negócio consegue ganhar em cima dos produtos ou serviços que oferece (no caso do mercado de vestuários, como estamos falando,  o lucro é obtido com as roupas vendidas).

A partir disso, também devemos considerar outros pontos que surgem de sua principal função. Isto é, você deve analisar se o lucro significou um retorno positivo ou não.

Pense bem, você precisou investir um valor para começar sua loja de roupas, não precisou? Teve que, ao menos, comprar peças de roupa em algum fornecedor para conseguir vender. Considerando isso, pode-se entender que o lucro só terá um retorno positivo se conseguir cobrir esse investimento. Caso contrário, não estará sendo um bom negócio para você!

Dessa forma é possível entender o que falamos logo no início do conteúdo: por mais rentável que seja o segmento, nenhum negócio obtém o lucro necessário quando não é bem administrado.

Agora confira o que é margem de lucro!

A margem de lucro é algo bem simples de se entender também. Vamos lá! Trata-se da porcentagem que deve ser acrescentada no momento do cálculo de precificação das peças de roupas vendidas em sua loja. 

Esse valor é justamente o que define quanto sua empresa irá ganhar na revenda em cima daquele item. 

Saber como determinar essa porcentagem é algo extremamente importante para o alcançar suas metas financeiras com o negócio, já que interfere diretamente na precificação dos produtos também. Exemplo:

Ao fazer a conta para precificar o produto, todo varejista deve incluir custos operacionais (especialmente da equipe de lojistas), taxas, impostos, margem de investimento e, por fim, a margem de lucro. 

Vale lembrar que na venda de roupas esse percentual pode variar de acordo com o nicho do mercado. Isso quer dizer que as lojas de moda feminina esportiva não terão o mesmo percentual de lucro que uma loja de roupas infantis (e vice versa).

Qual é a margem de lucro ideal e possível para lojas revendedoras?

Falando por números e questões de comportamento de consumo em nosso país, abrir uma loja de roupas para revender peças de acordo com o nicho escolhido é uma das mais rentáveis de investimento. 

Nesse caso, podemos considerar que a margem de lucro mais real possível é de 50% para cima. 

Trabalhar para alcançar um percentual de lucro de até 100% é mais comum para as sacoleiras – que são revendedoras de roupas independentes (não trabalham para nenhuma loja, mas também não abriram sua loja física).

Isso acontece porque o percentual de lucro é estabelecido a partir da demanda, enquanto nas lojas é preciso trabalhar com gestão de estoque e comprar peças em maior quantidade. Ou seja, para trabalhar estratégias de giro de estoque e conseguir acompanhar as tendências, nem sempre é possível cobrar preços muito altos só para conseguir 100% de lucro.

No entanto, há como tirar vantagem dependendo do momento de mercado. Como é um segmento que caminha a partir de tendências (temporárias e breves), é possível determinar preços mais altos quando há maior procura por determinada peça ou estilo. 

É como uma “lei da moda”: quanto maior a procura, maior deve ser margem de lucro sobre o produto. 

Também devemos considerar que as revendedoras independentes trabalham sozinhas, então, acabam não precisando fazer pagamento de funcionários ou de aluguel do espaço físico. Só essa redução de custos já é algo considerável, ajuda a aumentar a margem de lucros na hora da precificação. 

Esclarecendo isso, julgue a saúde financeira do seu negócio a partir da realidade em que vive. Se você não vender, também não terá como permanecer ativo no mercado. Por esse motivo, vender com uma margem de lucro a partir de 50% é mais realista e prolonga seu tempo de mercado.

Outros pontos importantes que podem te ajudar a aumentar a margem de lucro

Assim como as revendedoras têm suas vantagens, as lojas de roupas conseguem aproveitar outras formas de ter melhor margem de lucro, as quais não dispensam a necessidade de estar atento (a) às tendências do mundo da moda e conhecer as preferências do consumidor.

Para lojas de roupas, é essencial buscar por fornecedores que ofereçam peças de qualidade e não deixar de proporcionar uma verdadeira experiência aos clientes quando visitarem a loja.

Juntando todos esses fatores com um bom atendimento, de certo os clientes estarão convencidos a sempre voltarem para sua loja e também terão uma relação de fidelidade com o seu negócio. 

Por fim, não podemos deixar de recomendar que você busque definir todas porcentagens apresentadas acima estudando os preços dos principais concorrentes da sua loja, considerando que o preço pode ser um atrativo para os clientes. 

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.