Muitas pessoas falam sobre ROI, especialmente quando começam a empreender. Porém, ainda que entendam o que a sigla significa, nem sempre sabem como utilizar esse indicador da forma correta ou até mesmo como pode ser útil na tomada de decisões relacionadas aos seus investimentos.
Por reconhecermos a importância dessa ferramenta de análise, hoje nós vamos falar sobre como o ROI pode ajudar nos planejamentos e investimentos para lojas de roupa.
Quando você, que está há anos atuando no varejo de moda, souber como usar as informações extraídas do ROI, vai conseguir ter mais estratégias para aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado, tendo mais segurança em praticar as ações definidas no planejamento.
ROI: o que, de fato, é esse indicador?
Para quem ainda não sabe, ROI é um indicador conhecido por sua sigla (que abrevia o termo “Return on Investment” em inglês, ou “Retorno Sobre o Investimento” em português).
Tal índice é uma referência de cálculo do rendimento. Isso quer dizer que ao se calcular o ROI, torna-se possível identificar se houveram ganhos ou as perdas a partir de uma troca das peças de roupa do estoque que foram adquiridas para um investimento interno da loja.
Para ficar mais claro, vamos supor que situação hipotética você vai adquirir novas peças de roupa ou mais tamanhos de cada modelo e pretende lançar tais novos produtos no seu mercado.
Essa ação vai exigir um valor para comprar peças de roupa, outro valor determinado para campanha de marketing e alguns outros custos – que devem ser inferiores ao retorno da venda para conseguir lançar os produtos.
Mas, como você consegue saber se todos esses recursos investidos vão ter o retorno esperado na hora de vender roupas? É nessa etapa que entra o ROI, o indicador de performance que vai te ajudar a mensurar se o investimento feito do obteve êxito.
Então, podemos dizer que este retorno sobre investimento é nada mais que uma medida de desempenho utilizada para avaliar a eficiência de seus investimentos na loja ou contrapor diferentes situações de investimentos entre si.
Por essas funções em si, o ROI já se torna uma ferramenta muito importante para tomar decisões que vão influenciar as estratégias da sua loja como uma empresa. No entanto, esse indicador também pode ser usado de outras formas. Seguem alguns exemplos:
- Promover mais capacitação de profissionais envolvidos na equipe (inclusive os vendedores que ficam em sua loja física);
- Ter verba para investir em campanhas de marketing e publicidade;
- Acompanhar o retorno sobre a aquisição dos produtos da sua loja (seja ela física ou virtual);
- Considerar a abertura de novas unidades (outras lojas) de sua marca.
Ou seja, o ROI é um indicador importante e também uma ferramenta extremamente versátil, que pode se adaptar às mais diferentes situações que envolvem retornos sobre investimentos.
Vale lembrar que esse indicador é usado com base em seu histórico de vendas e eventos passados. Sendo assim, não é a melhor opção de ferramenta para prever o ROI de ações ou campanhas futuras.
Para quê serve o ROI?
Como vimos, o ROI é um parâmetro bastante amplo, pois serve como métrica para analisar o retorno obtido sobre qualquer tipo de investimento.
Então podemos resumir a importância desse indicador nos seguintes pontos:
- Planejar objetivos e metas com base em resultados;
- Viabilizar um processo mais racional na tomada de decisões;
- Avaliar cada projeto da empresa bem como cada um contribui para os resultados da mesma;
- Viabilizar um processo de aprendizagem mais objetivo, alicerçado em números;
- Impulsionar um aumento nas vendas e nos lucros;
- Mensurar a performance de uma empresa na aplicação dos recursos;
Este indicador serve como um termômetro para a tomada de decisão do investidor ou da empresa. Pois, por meio dele é possível ir medindo quanto daquilo que foi investido está sendo retornado.
No âmbito de uma empresa, por exemplo, nada impede de aplicar essa ferramenta nos mais diversos setores como: aquisição de equipamentos, contratação de novos funcionários, terceirização de serviços, campanhas de marketing.
Então, esse indicador de performance traz segurança para a empresa estabelecer estratégias que tragam o retorno pretendido.
Como o ROI é uma métrica variável ao longo do tempo, ele deve ser aplicado e verificado constantemente. Porque, dessa forma, a tomada de decisão fica mais clara e assertiva.
Além de permitir que a rota seja constantemente corrigida, já que os gargalos de investimento e pontos críticos são facilmente identificados. Neste contexto, é possível pensar em possibilidades mais eficientes e investigar onde é possível reduzir os custos.
Como analisar o ROI de uma loja de roupas?
Em primeiro lugar, é preciso entender que ROI não é uma ferramenta de análise independente e nem absoluta. Para analisá-lo, será preciso ter um conjunto de outras variáveis para conseguir visualizar um panorama mais claro e assertivo sobre as melhores opções de investimento diante de cada situação.
Além disso, todo ROI que parece alto muitas vezes e não for comparado a outros ativos nas mesmas circunstâncias, pode gerar enganos.
Conheça as vantagens e desvantagens de calcular o ROI
A utilização deste indicador de análise para investimentos tem suas vantagens e desvantagens, como qualquer demanda que um empreendedor do varejo de moda tem que lidar. Acompanhe:
Vantagens de usar o ROI
Existem vantagens bem evidentes em usar esse indicador para avaliar a rentabilidade da sua loja de roupas. São elas:
- Ter possibilidades de comparar diferentes tipos de investimentos ou opções de negócios sob a ótica racional da rentabilidade;
- É uma métrica fácil de calcular, uma vez que é baseada totalmente em dados contábeis;
- A medida do ROI é universal e padronizada de lucratividade! Por isso, é possível falar sobre a mesma definição em qualquer lugar do mundo;
- É um indicador capaz de mensurar quanto tempo um investimento vai levar para proporcionar o retorno esperado.
Desvantagens do indicador ROI
Ainda que seja um indicador universalmente utilizado, o ROI tem suas limitações – como , por exemplo, os seguintes pontos:
- O fato de considerar apenas as receitas e gastos do período corrente ao invés de avaliar investimentos do presente (que podem gerar maior ou menor retorno no futuro);
- É uma métrica que precisa de outros indicadores, extensa leitura e não descarta o entendimento completo sobre a atual situação da sua loja. Por isso, mesmo sendo útil, nenhum varejista deve se apegar exclusivamente a esse indicador;
- Não está alinhado aos possíveis riscos, mesmo que exista uma relação totalmente proporcional entre risco e retorno de determinado investimento (quanto maior é o retorno potencial, maior é a exposição ao risco);
- Seus valores podem ser distorcidos se os custos não estiverem incluídos no cálculo feito.
Como utilizar o ROI em lojas de roupa?
Agora que nos aprofundamos bastante nas definições e os motivos de usar o ROI, chegou o momento tão esperado de saber como você pode usar o ROI em suas estratégias para ter sucesso com uma loja de roupas!
Conforme mencionamos anteriormente, o ROI é vantajoso por ter bastante versatilidade. Dessa forma, o mesmo acaba podendo ser utilizado nas mais diversas situações e para diferentes tipos de agentes econômicos.
Esse indicador é bem comum e recomendado para todos administradores que pretendem viabilizar projetos de melhorias para seu negócio – no caso, sua loja física de roupas!
Por consequência, além de utilizar para perceber tudo que você pode otimizar, o ROI também é ideal para separar todas as estratégias que estão dando certo das que não trazem nenhum resultado (não chegam ao que era esperado).
Ainda serve também para verificar se a loja está sendo gerenciada de forma eficaz e se os seus ativos estão sendo usados para gerar lucros.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.