Já olhou para algum look da vitrine da sua loja de roupas e pensou: “está faltando alguma coisa”? Geralmente o que faz toda a diferença em uma composição de visual é a terceira peça.
Apesar de parecer pura questão de preferência, sobrepor peças de roupas com outras peças é algo transformador, que cumpre com as funções de diversificar e multiplicar os itens de qualquer estoque ou guarda-roupa!
Nas coleções de roupas para estações mais frias (como as que estamos agora), basta colocar um casaco, um blazer ou um colete para fazer com que qualquer look básico fique muito mais interessante.
Esse tipo de técnica é capaz de mudar radicalmente o desenho de uma silhueta, fazendo com que a mesma fique mais alongada ou acinturada!
Saiba mais sobre como trabalhar cada peça e comece a fazer combinações com 3ª peça tanto na sua vitrine quanto em seus manequins.
Sugestão de 3ª peça: casaco
Seja para o outono ou inverno, o casaco é um item indispensável.
Como são quentes e elegantes, podemos dizer que o casaco é a terceira peça perfeita para diferentes ocasiões.
Usar um casaco com calças ou saias por cima de uma camisa, de uma blusa com gola alta ou até uma t-shirt pode ser o que falta para alavancar suas vendas.
Vale lembrar que o casaco pode ser o destaque do visual do look se tiver uma cor vibrante. Mas se o seu público tem preferência por uma composição monocromática, basta utilizar os casacos de cores básicas (como preto, branco, cinza e até marrom).
Sugestão de 3ª peça: cardigan alongado
O maxi cardigan ou cardigan alongado, é uma peça prática, que finaliza a produção e é bem confortável.
É perfeito para combinar com roupas básicas!
Sugestão de 3ª peça: blazer
O blazer é uma peça bem-vinda em todas as estações. Por isso, é possível encontrar blazers em diferentes modelagens (acinturado, oversized, alongado, com manga ¾ ou manga flare).
Se quiser explorar ainda mais a versatilidade dessa peça, você pode montar e sugerir looks com um cinto por cima do blazer.
Sugestão de 3ªpeça: jaqueta jeans
Um clássico é um clássico! Não dá para abrir mão de manter modelos de jaquetas jeans no estoque.
O melhor de tudo é que são fáceis de combinar, também são versáteis e transitam bem nas mais diversas ocasiões.
É a melhor opção de terceira peça para usar em dias mais quentes e combinar com vestidos de tecidos fluidos, por exemplo.
Quando seus clientes quiserem adicionar textura à produção, o ideal é indicar jeans + jeans para fazer uma proposta jovem e cool.
Sugestão de 3ª peça: colete
Apesar de ser uma peça que se encaixa bem em ambientes formais e informais, o colete não é unânime. Mas quem é adepto (a) ao seu uso, sempre tem mais de um no guarda-roupas.
O colete de alfaiataria, por exemplo, é adequado para o escritório, enquanto uma peça de colete jeans destroyed deixa o visual mais descolado para passear no final de semana.
E você também pode dizer aos clientes que nunca experimentaram um colete que essa peça alonga o corpo, disfarça o quadril e surpreende em qualquer look básico de jeans e camiseta, por exemplo.
Sugestão de 3ª peça: quimono
Jaquetas e blazers levinhos são clássicos, mas e se substituíssemos essas peças pelo moderno quimono?
Essa troca confere personalidade ao look, dando uma impressão de leveza e fluidez.
Quando for fazer reposição de estoque, não perca a chance de apostar em peças de amarração com estampas coloridas.
Sugestão de 3ª peça: lenço
Sua cliente montou um look sem graça e está em dúvida se leva ou não? Amarre um lenço em seu pescoço e você vai ver como o contexto vai mudar.
Por mais que seja algo bem simples, o lenço inesperado faz com que qualquer produção saia do senso comum.
Agora que você já conheceu algumas peças que são indispensáveis para uma loja nesse período de outono-inverno, confira dicas sobre como você pode melhorar o ticket médio quando explorar o poder da 3ª peça na composição dos looks disponíveis em sua loja.
Como aumentar o ticket médio em loja de roupas com a 3ª peça?
Para aumentar o ticket médio, você vai ter que faturar mais sem aumentar o número de vendas.
Parece confuso, mas faz todo sentido quando pensamos em sugerir looks com a 3ª peça.
Pense bem! Se a sua cliente antes fosse comprar uma calça e uma camisa em sua loja, poderia acrescentar um blazer ou um casaco.
Ou até o contrário. Às vezes a pessoa foi até sua loja em busca de um cardigan, por exemplo, e vai acabar levando outras peças para ter a composição perfeita.
Para te ajudar nessa tarefa, vamos sugerir dicas práticas e bem tradicionais para conseguir um ticket médio maior. Confira!
Cross-selling
O cross-selling é a prática mais conveniente para vender produtos complementares, já que consiste em convencer uma pessoa a levar mais produtos do que tinha intenção. Isso é feito quando seus vendedores apresentam peças similares e complementares durante a escolha de itens.
Se quiser aumentar o seu ticket médio, pode usar o cross-selling com base em diversas ações que ofereçam vantagem aos clientes que consideram levar mais do que uma peça. (como descontos progressivos e promoções de “compre 3, pague 2”).
Aproveite todas as datas comemorativas e monte kits em embalagens especiais, porque valorizam a compra combinada.
Treine o seu time de vendedores para que conheçam a fundo todas as combinações possíveis e saibam oferecer as melhores peças para promover o cross-selling.
Para incentivá-los, você pode até premiá-los em dinheiro numa campanha de vendas interna.
Up-selling
Nessa prática, o foco dos vendedores se mantém nos produtos “valiosos” da loja – o que é perfeito para vender casacos, blazers ou peças de alfaiataria.
Ou seja, a proposta é oferecer produtos de maior preço para o consumidor – desde que não sejam empurrados a qualquer custo para o cliente.
A proposta é mostrar o valor real dessa peça para o consumidor, destacando todos os seus diferenciais e como o cliente vai se beneficiar ao investir tal quantia mais alta em um look.
Quando o cliente tem interesse por uma calça jeans mais em conta para usar no dia a dia, por exemplo, seu vendedor pode oferecer um produto mais caro, ressaltando a qualidade do mesmo. Vai continuar sendo uma calça, mas agora será uma calça melhor.
Nesse caso, a ideia é apresentar as vantagens do tecido, o acabamento, a possibilidade de usar com looks diferentes ou falar sobre durabilidade para quem quer comprar uma boa calça.
Tanto o cross-selling quanto o up-selling são práticas que precisam de treino por parte dos vendedores, que devem estar preparados para convencer qualquer cliente a gastar mais (ao mesmo tempo que aproveitam dos benefícios proporcionais ao investimento).
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.