Vale a pena vender roupas com tecido xadrez?

roupa xadrez

Ninguém pode negar que o xadrez é um clássico, especialmente por seu poder de versatilidade.

Por ser tão cobiçado, se encaixa super bem do inverno ao verão. O segredo é saber mesclar os looks e acompanhar as tendências de moda.

Como se adequa a qualquer tipo de roupa, o quadriculado sempre é uma ótima opção para qualquer ocasião.

Graças a tal força dessa estampa, basta uma única peça xadrez que já é o suficiente para ter a base de uma produção daquelas. 

Seja com uma calça, um vestido, uma blusa ou até um casaco, a peça xadrez é um curinga que faz valer a pena o investimento em seu estoque.

De onde vem a tendência da estampa xadrez?

O xadrez não é novidade, mas também não é esquecido em nenhum lugar. Se faz presente na moda de rua até nas passarelas internacionais.

As marcas italianas mais conceituadas continuam usando tal estampa para alfaiataria, em seus vestidos esvoaçantes e, claro, seus conjuntos.

No caso, suas tonalidades continuam diversificadas, usando desde a estampa xadrez em preto e branco, azul-marinho até os tons terrosos – como marrom, caramelo e terracota.

A verdade é que a tendência xadrez se propaga. Hoje não é difícil encontrá-la em calças de cintura alta com corte reto; saias (lápis, midis e minis); blazers (justos ou largos); conjuntos com um casaco + calça, saia ou shorts; e em vestidos, que tem as mais diversas modelagens e tecidos.

Para saber como explorar o xadrez na hora de montar seu estoque, conheça melhor os possíveis tipos de tecidos xadrez!

Principais tipos de tecidos em xadrez

O que pode fazer com que uma peça xadrez seja mais atrativa é justamente o tecido utilizado, porque é o que determina a qualidade da peça e a torna versátil para coleções de inverno e verão.

No caso, se quiser peças específicas para veraneio, por exemplo, use padronagens coloridas e materiais leves.

Já no inverno, use opções como o tecido xadrez de flanela. Dessa forma é possível combinar estilo, conforto e não falta proteção térmica.

Independentemente da estação do ano, existem vários tipos de xadrez, para agradar todos os gostos. 

Pensando nisso, vamos explicar a seguir algumas características de algumas padronagens:

1. Príncipe de Gales

Príncipe de Gales é um xadrez com origem escocesa, sendo uma opção clássica e ideal para o inverno.

Ganhou sua popularidade graças ao príncipe Eduardo VII, que estava à frente da coroa do Reino Unido após a morte de sua mãe, a Rainha Vitória. 

Esse tecido xadrez é ótimo para calças, blazers e conjuntos. Sua padronagem normalmente tem cores bege, marrom, além do clássico preto e branco.

2. Pied de Poule

Outro tipo de xadrez ideal para o inverno é o Pied de poule, termo que significa pé de galinha em francês. 

Essa nomenclatura exótica foi escolhida porque sua padronagem tem semelhança com a pegada da ave.

É um tipo de xadrez usado em calças, blazers e sobretudo. 

É mais fácil encontrá-lo ser nas cores primárias ou em preto e branco.

3. Pied de coq

Como o tipo de tecido xadrez anterior, o nome pied de coq significa “pé de galo” em francês.

Isso porque nada mais é do que uma versão de xadrez maior do pied de poule. 

4. Burberry

O Burberry é a padronagem xadrez registrada pela marca que tem o mesmo nome. 

Trata-se do conhecido tecido xadrez bege, com listras mais grossas em preto e branco, além das suas finas listras vermelhas.

Já esteve em coleções de roupas — principalmente em blazers e sobretudos — e acessórios.

Este é um exemplo que pode ser usado em peças de roupas para o verão, mas tem seu chame especial nas coleções de inverno.

5. Buffalo

A buffalo é uma padronagem clássica, com espaçamentos maiores. Costuma ser confeccionada em duas cores, mas sua versão mais conhecida é a vermelha e preta.

Essa peça é uma das mais coringas na tradicional camisa xadrez. 

Entretanto, vale usar em calças com tecidos flanelados, o que ficou em evidência no inverno de 2021.

6. Tartan

Tartan é um dos tipos de xadrez que ficou muito conhecido com o movimento punk. É uma padronagem clássica que combina seus traçados em diferentes cores – com variações que vão do vermelho, preto, cinza e verde até o verde, preto e branco. Esses citados são mais famosos graças aos kilts, que é uma vestimenta tradicional escocesa.

7. Madras

Madras é um tecido xadrez mais colorido e alegre, bastante utilizado em coleções de primavera/verão. 

Por essa funcionalidade, essa estampa costuma aparecer em confecções com tecidos leves (como o algodão).

8. Vichy

A vichy é uma estampa de xadrez colorido e alegre, sendo uma padronagem desenvolvida em duas cores e pequenos espaçamentos simétricos (sendo uma delas o branco).

O tecido continua sendo bastante utilizado desde as coleções de verão e inverno em 2021, marcando presença em peças mais alegres e com tons pastéis.

9. Tattersall

O Tattersall é um tecido xadrez quadriculado muito popular na moda masculina, podendo ser encontrado de forma bicolor ou tendo mais tons.

Seu design costuma ter linhas mais finas e ter uma variação de padronagens, com diferentes espaçamentos que passam dos pequenos, médios aos grandes.

É um excelente tecido xadrez para calças, sobretudos, blazers e conjuntos em alfaiataria.

Xadrez para vitrine: uma peça, muitas opções 

Estampas em xadrez facilitam a vida de qualquer lojista na hora de montar um look para a vitrine, prezando empada que seja moderno e despojado ao mesmo tempo.

Visto que as peças de xadrez não necessitam de muitos complementos, fica fácil decidir como montar seu manequim. Elas devem ser as protagonistas!

Para atender o estilo romântico, por exemplo, os vestidos são a melhor alternativa! Essa peça é capaz de trazer a tendência para o seu dia a dia.

Por serem confortáveis e delicados, essas peças são a melhor opção para compromissos do final de semana.

Mas se você atende pessoas que buscam por um look office, mais profissional e fashion, a nossa dica é apostar em peças com a mesma padronagem: xadrez dos pés a cabeça.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.