Chegou o momento mais esperado do ano para muitas pessoas, especialmente para os empreendedores do varejo de moda que começaram a preparar sua loja para as festas de fim de ano algum tempo antes!
Mas e quando não é possível preparar um estoque? Com o constante movimento e aumento inesperado das vendas, muitas marcas podem ter problemas com a quantidade de peças adquiridas para revender.
Isso porque nem estamos considerando preocupações que vêm à tona em lojas físicas (como vitrines, disposição de produtos pelo estabelecimento, promoções, funcionários etc).
Ter um estoque bem preparado é o que muitos recomendam acima de tudo para este momento do ano. Afinal, a demanda dos clientes nessas épocas mais agitadas do ano exige organização e planejamento para alcançar os objetivos relacionados à lucratividade.
E se partirmos do ponto de vista que o melhor preparo pode ser fazer a reposição de estoque conforme a demanda? Pois é! Ficar preparado para o Natal com antecedência pode ser simplesmente apresentar as novidades e aguardar o interesse de seus clientes para comprar essas peças.
A seguir, veja como preparar sua loja de forma mais estratégica para não ter prejuízos (especialmente se você estiver começando agora).
Como planejar estoque de roupas para o final de ano?
Então, é Natal! Você sente que vai conseguir atender a necessidade de seus clientes com o que teve condição de investir?
Lembre-se que alguns dias antes, a procura por roupas aumenta (já que várias pessoas deixam para comprar presentes de última hora).
O problema é que essa demanda é muito variável, por isso, é importante ter uma forma de se preparar.
Nossas dicas para isso são bem simples:
1- Apresente os produtos ao longo do mês e faça encomendas com os fornecedores de cada modelo conforme os pedidos recebidos;
2- Conte com fornecedores que vendem roupas em atacado com a possibilidade de pegar peças com tamanhos diferentes.
Se quiser atender as demandas que surgirão e evitar ficar sem ficar sem vender no Natal, você já tem as informações que precisa.
Você poderá evitar mais de um problema em uma única vez!
Outra ajuda que é sempre bem-vinda vem por meio da análise de suas vendas do natal passado para conseguir ter uma ideia das roupas que conseguiu vender mais.
Caso não tenha começado a empreender nesse segmento depois desse evento, juntar esses dados com a expectativa das vendas desse ano pode fazer toda diferença.
Feito isso, basta fazer pesquisas para saber qual fornecedor de roupas pode ajudar a organizar tudo isso sem ter que investir um alto valor no estoque só para garantir várias unidades de produtos na sua loja.
Mais dicas importantes para vender roupas sem gastar muito
Mantenha o controle e organização
Percebeu como é importante registrar todos os itens que vende? E sem ter que manter um estoque cheio de roupas, com várias peças para cada tamanho.
Além de manter o controle entre todas as movimentações de entrada e saída de roupas, você deve adotar práticas que evitem que o consumidor fique sem produtos e não corra o risco de ficar com estoque parado.
Melhor do que manter o seu estoque rigorosamente controlado, você pode organizar suas vendas de forma lógica e simplificada, sem muitos processos que chegam a complicar mais a correria das vendas.
Dessa forma, também será possível não ter custos de armazenamento com um local determinado para manter seus produtos e te ajuda a entregá-los em perfeito estado.
Sua responsabilidade será manter um sistema de organização para registrar pedidos, pagamentos e entregas.
Atualize os dados de seus clientes sempre
Para ter êxito com esses passos apresentados até aqui, você vai precisar não só conhecer o seu público-alvo, mas também manter a atualização dos dados cadastrais para que tenham uma comunicação frequente e assertiva.
Sabendo que a conversa com o cliente serve como um complemento para permanecer sempre funcional, cada vez que for trazer novas peças, os consumidores devem ser avisados (já que você não pretende manter os produtos no estoque).
Dessa maneira, o processo de vendas tende a ter menos falhas e confusões, sendo sempre aperfeiçoado e cada vez mais controlado.
Programe suas compras para entregas de roupas
Ter um controle mais detalhado e extremamente preciso é o que vai te ajudar a manter seus clientes felizes sem cometer loucuras para nutrir um estoque cheio de roupas.
Monte um guia para a hora de comprar as compras que já vai revender.
Tendo esse tipo de cálculo e registro, você consegue traçar um plano para futuramente manter um estoque girando e abastecido, se assim quiser.
O ideal é sempre mapear as vendas para verificar quais são os produtos que vendem mais ou vendem menos, independente de como você tenha optado por adquirir produtos (sob encomenda ou em estoque).
Assim você vai identificar qual tipo de roupa é mais aceito por seu público e deve pegar a frequência de reposição para esses itens a longo prazo.
Para ter mais dicas sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre “Roupas para final de ano: como montar um estoque otimizado?”.
Além disso, conte com a Miggos na hora de comprar roupas para revender. Independente de como você costuma lidar com seu estoque, podemos ajudar.
Fale com nosso suporte para entender melhor!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.