O varejo de moda é extremamente lucrativo por vários motivos, mas uma das razões que destacam esse setor é o fato de roupas serem opções interessantes para presentes – independente de quem vai recebê-lo.
Além das crianças que ainda não reconhecem a vantagem de ganhar roupas, quem não fica feliz com esse tipo de agrado? Por esse motivo, abrir uma loja de roupas você já tem pontos à seu favor. No entanto, é possível fazer com que essa oportunidade seja sua carta na manga.
Continue acompanhando este conteúdo para conferir algumas dicas sobre como oferecer os melhores presentes em sua loja de roupas. Dessa forma, você vai vender muito mais em datas especiais e também ao longo do ano, já que todos os dias tem pessoas que podem ser presenteadas por diversos motivos.
Lembre-se que você pode focar suas estratégias no público masculino se vender roupas femininas e vice-versa. O intuito aqui é facilitar a vida de quem vai comprar os presentes. Assim, todos podem surpreender alguém especial.
Quer transformar a sua loja de roupas em uma referência para presentes? Então, continue conferindo e siga nossas dicas.
Envie mensagens para pessoas que podem querer presentear seus clientes
Uma das práticas mais importantes para manter o relacionamento com seus clientes é fazer um cadastro completo dos clientes da loja e registrar os seus principais meios de contato. Além disso, é interessante pedir outro contato adicional (como cônjuge, parente, filhos ou namorado/a).
Dessa forma, quando alguma data comemorativa estiver chegando – ou até o aniversário de seu cliente que vai estar registrado no cadastro -, é só enviar uma mensagem lembrando essas pessoas sobre o evento importante e se mostrar disponível para oferecer o presente ideal.
Inclusive, ofereça algumas dicas sobre presentes da sua própria loja que combinem com o perfil do cliente para garantir assertividade e satisfação (tanto de quem ganha quanto de quem faz a compra).
Treine seus funcionários para sugerir presentes
Normalmente as lojas de roupas têm vendedores que ficam à disposição para facilitar a procura dos clientes – que, por sua vez, se sentem mais à vontade para pedir sugestões e escolher as peças de roupas ideais para seu biotipo em relação ao tamanho.
Porém, quando a ideia é ter profissionais que saibam aconselhar sobre presentes para outras pessoas, precisará ter vendedoras que saibam lidar com esse tipo de situação, tendo técnicas de venda para atender tanto o público masculino quanto o feminino.
Sabendo disso, aperfeiçoe as habilidades de seus vendedores com base nas características desse público que deseja presentear.
Crie um guia de medidas para facilitar a escolha das peças
Nem sempre a pessoa que decide comprar roupas de presente sabe dizer qual é o tamanho certo da pessoa que quer presentear. Para diminuir esse tipo de risco de erro e evitar frustrações, o melhor é criar métodos de medição das peças.
Existem várias formas de colocar isso em prática – como, por exemplo, usar manequins, desenhos em tamanho real na parede, fotos de modelos com medidas diferentes etc.
O objetivo é, simplesmente, facilitar a escolha do presente e proporcionar a melhor experiência para todas as pessoas que entram em sua loja.
Se fizer isso, quem compra o presente ficará tão satisfeito que voltará sempre, além de indicar amigos quando estiverem na mesma situação.
Trabalhe com vale-presentes
O vale-presente é super interessante tanto para os homens quanto para as mulheres.
Pensando nisso, você pode desenvolver um vale presente exclusivo da sua loja para que até as pessoas mais indecisas encontrem uma solução em seu negócio, mesmo sem ter que escolher nada.
Basta entregar o vale (que pode ser físico ou virtual) que a pessoa presenteada pode se direcionar a sua loja e utilizar o valor do voucher como quiser.
Assim você poderá atrair e fidelizar novos clientes, além de ter chances de fazer uma nova venda por meio do vale, já que as pessoas podem escolher levar produtos mais caros do que o valor do voucher ou até adquirir outras peças de roupa por conta própria.
Adote uma política de troca eficiente e prática
Normalmente trocar presentes não é algo que alguém espera fazer. Se ainda tiver que trocar algum item em uma loja que não recebe a devida atenção, certamente não vai voltar a fazer compras e ainda pode prejudicar a imagem da marca com quem a escolheu para comprar o presente.
Isso também pode acontecer com mais frequência em lojas que estipulam regras demais para realizar a troca.
Esse não é o melhor cenário para sua loja! Crie um processo específico para troca e, se possível, tenha um profissional na equipe para exercer essa função, principalmente após as datas comemorativas, como o natal.
Leia também nosso conteúdo “Controle de troca e devolução: qual sua importância para lojas de roupa?”
Monte kits de presente com peças combinadas
Se a sua ideia é vender presentes, dedique-se em montar kits de peças de roupas recém-lançadas e ofereça embalagens de presentes criativas e bonitas à parte.
Exponha opções de promoção montando o kit em sua vitrine e espalhe outras por dentro da loja.
Essa ação vai facilitar a vida de todos na hora da escolha do presente e torna o atendimento muito mais prático. Dessa forma, sua equipe ganha tempo e tem a chance de atender mais pessoas, de forma que todos saiam satisfeitos com as compras e com a forma que foram recebidos.
Lembre-se que não vai adiantar nada colocar estas ideias em prática se não se preocupar em vender roupas de qualidade! Se precisar de ajuda com isso também, acesse o catálogo da Miggos e encontre a solução.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.