Saiba como aplicar marketing de experiência em uma loja de roupas e confira seus benefícios!

marketing de experiência em loja de roupa

A forma de interação entre lojas de roupa e seus clientes vem mudando ao longo do tempo e teve transformações drásticas nos últimos anos. Hoje tudo é mais rápido, direto e diretamente ligado com as futuras decisões de compra do público-alvo. O marketing de experiência é um exemplo disso!

Essa tática tem tanta relevância porque consegue transformar clientes em fãs. Por isso, é uma ferramenta valiosa para incentivar cada vez mais vendas sem ter que gastar absurdos em divulgação.

Dessa maneira, você vai precisar focar em proporcionar vivências inesquecíveis para quem visitar sua loja para que não só se lembrem da sua marca, mas também falem sobre a forma como foram recebidos e valorizados no momento de compra.

Ou seja, não será necessário ter um grande orçamento para ter sucesso se você investir no marketing de experiência para sua loja. Inclusive, para colocar em prática, os pequenos gestos são válidos para fazer diferença!

Entenda melhor o que é marketing de experiência e qual a melhor maneira de inserir esse método em suas estratégias.

Confira o que é marketing de experiência

Em teoria, o marketing de experiência é uma metodologia formada por um conjunto de técnicas/processos, os quais são realizados com o intuito de atrair o cliente e construir uma relação engajada. Consequentemente, tendo um contato contínuo e direto, esses relacionamentos irão gerar fidelização aos clientes, porque na sua loja eles terão experiências físicas e emocionais que se tornaram fundamentais para seus momentos de compra!

Ainda que tenham o direito de comprar roupas em qualquer outra loja, permanecerão escolhendo a sua.

Lendo isso você pode estar se perguntando: “Então vender peças de roupa de qualidade não é o suficiente para ter clientes?”. Para os dias de hoje a resposta é não – mesmo que bons produtos sejam um aspecto diferencial.

Se quiser ser inesquecível, você tem que ir muito além do momento da compra ou de quando seu cliente veste seus looks pela primeira vez. O marketing de experiência tem a função de encantar o consumidor e melhorar a experiência do mesmo durante toda sua jornada (o que começa quando ele conhece sua marca e continua depois que adquirir um ou mais dos seus produtos disponíveis).

E quais são as formas de fazer marketing de experiência?

O segredo de trabalhar com esse método é saber que você pode atuar com diferentes tipos de experiência ao longo do relacionamento em construção com seu público e nem sempre são utilizadas em todas as vendas. 

Acompanhe:

Experiência relacionada aos 5 sentidos

Sabe quando você está andando pela calçada e recebe um chocolate, um café ou um convite para conhecer uma loja?

Sabe quando você passa em frente a uma loja que tem um cheirinho único e a mesma essência vêm nas embalagens das compras.

Essas experiências despertam alguns dos sentidos, que no caso dos exemplos acima são paladar e olfato. Tais ideias vêm de encontro com aproveitar oportunidades para fazer com que sua loja seja lembrada por características singulares.

Vale lembrar que é sua responsabilidade analisar seu público para entender o que melhor se encaixa para sua loja.

Experiências relacionadas aos sentimentos

Essa estratégia de experiência deve gerar impacto nas pessoas que causem sentimentos e promovam reflexões, fazendo com que vejam que existem outras pessoas por trás do seu logotipo. Assim serão cativadas por suas emoções positivas.

Experiências relacionadas aos pensamentos

Esse tipo de experiência é considerado como algo cognitivo, sendo utilizado em situações que você oferece novas perspectivas ao seu público ao invés de se adequar ao padrão do mercado (não fazer mais do mesmo). 

Procure entender quais são os posicionamentos das pessoas que você deseja atingir, qual a sua linha de pensamento em relação à moda e dessa forma terá o que precisa para acertar não só nas roupas disponíveis na sua vitrine e no seu estoque, como também vai acertar nas propagandas e abordagens.

Experiências relacionadas à ação

Esse é o método mais comum de perceber que uma loja está trabalhando com marketing de experiência, que é quando a marca gera uma experiência por meio de ações promocionais e até interações online (como as lives foram usadas mais intensamente no período de isolamento social).

O melhor momento para o marketing de experiência com ação é quando você precisará fazer a divulgação de algum produto e, para ter sucesso, deve incentivar um comportamento.

Para simplificar, você vai propor alguma prática e seu público deve responder colocando tal ação em prática.

Experiências relacionadas a identificação

Não é segredo pra ninguém que as marcas têm tido que apresentar seus valores para que as pessoas analisem seu discurso e se identifiquem ou não com as colocações. 

Para gerar conexão com o público, você precisa conhecer as causas de quem quer atender e receber em sua loja. Por consequência, cabe a você abraçá-las!

Vantagens que o marketing de experiência pode proporcionar para sua loja

Certamente as vantagens para o cliente estão bem claras, mas existem benefícios para os dois lados. 

Agora que você já sabe o que é e tem direcionamentos sobre como trabalhar o marketing de experiência, confira como sua loja de roupas pode receber em troca de investir nessa estratégia:

  • Maior índice de fidelização;
  • Representatividade/identificação de mais pessoas com a sua marca;
  • Aumento da recepção de feedbacks (o que permite continuar melhorando e para continuar crescendo);
  • Atrai mais clientes, porque tem maior alcance.

Saiba como colocar o marketing de experiência em prática na loja de roupas

Já ouviu falar em unir verdade, vontade e valor? Esses são os principais pilares no marketing de experiência. Acompanhe para entender o que cada um desses fatores significam.

Verdade: não há como ter um relacionamento duradouro se não agir com verdade. Mas o que isso quer dizer em uma relação comercial entre loja e cliente? Não fazendo promessas que não serão cumpridas e nem tentando enganar as pessoas que precisam confiar em sua marca. Sendo assim, você conquista novos clientes pelo básico e se diferencia de diversas marcas do mercado que preferem mentir, podendo ser conhecidas negativamente pelo público em geral.

Vontade: ninguém é obrigado a comprar roupas da sua marca. As pessoas têm liberdade de exercer a vontade própria e é essa vontade que deve fazer com que tornem-se clientes recorrentes a partir de toda experiência que você proporciona em seu negócio.

Valor: já frisamos em diversos conteúdos por aqui no Blog da Miggos, mas vale muito reforçar que cliente precisa ter a percepção de que tem valor para sua loja e também deve enxergar valor em continuar comprando roupas com você sempre que for necessário. Indo além, a experiência tem que ser relevante ao ponto de demonstrar o quanto seus clientes te ajudam a solucionar problemas que ocasionalmente ocorrem e que sua loja pode beneficiá-los se decidirem continuar confiando na sua qualidade.

Dicas sobre o que pode estar faltando na sua loja para ter um marketing de experiência profissional

Você já deve ter lido e ouvido várias vezes que precisa conhecer profundamente a sua persona, certo? Isso foi mencionado nesse mesmo conteúdo. 

Devemos deixar isso bem claro porque é algo indispensável para o marketing de experiência e também para diversas outras estratégias básicas de um negócio.

Só assim você vai conseguir saber o que é mais valorizado em experiências de compra por seu público e dessa maneira tem a chance de acertar no alvo! Impressione-os.

Temos algumas dicas sobre como você pode fazer isso:

  1. Promova mudanças significativas visando tirar elogios que demonstrem satisfação de cada cliente durante toda sua interação com a loja;
  2. Conte com uma plataforma de controle para melhorar os seus processos, de modo que a organização de tudo esteja em dia e seu cliente seja atendido de maneira rápida e qualificada; 
  3. Ofereça diferentes canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas ou simplesmente para ouvir seu cliente;
  4. Faça a diferença na hora de engajar seu cliente para despertar o interesse do mesmo de maneira que vejam os seus produtos como solução.

Isso tudo significa que o marketing de experiência diz respeito a todas sensações que alguém vivencia ao ter contato com a sua loja, o que inclui pessoas que ainda não sua marca até os clientes fidelizados. 

Lembre-se que cada detalhe faz a diferença no todo! Portanto, não se esqueça de dar o seu melhor em departamentos como gestão de estoque, decoração da loja, atendimento e pós-venda

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.