Sem dúvida alguma, a gestão financeira é a alma para uma boa administração da sua loja. Nesse cenário, entender o que são os custos fixos e variáveis é um dos conhecimentos fundamentais para qualquer lojista que busca tornar a sua loja uma referência no seu nicho de atuação!
É a partir do entendimento de custos e despesas que você conseguirá ter uma melhor base para decidir o preço de venda dos seus produtos, qual a melhor forma de economizar o dinheiro da sua loja, onde investir para obter mais retorno, etc.
Mas antes de aprofundar na diferença entre custos fixos e variáveis, preciso esclarecer uma coisa:
Diferença entre custos e despesas
Talvez no parágrafo anterior você tenha sentido uma confusão no trecho: “custos e despesas”, porque afinal, existe diferença entre os dois?!
A resposta é sim, existe uma diferença entre custos e despesas!
Vou apresentar os custos na próxima parte do texto, mas por enquanto tenha isso em mente: Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa. Dessa forma, alguns exemplos comuns de despesas seriam:
- Aluguel do espaço da loja;
- Conta de luz;
- Internet e telefonia;
- Materiais de escritório (papéis, canetas, tinta para impressoras);
O que são custos?
Ok, agora você já entendeu o que são as despesas, mas o que são custos?
Custos são os gastos de uma loja diretamente relacionados com a produção dos produtos vendidos ou serviços prestados por uma loja.
Nesse contexto, é importante dizer que o método mais tradicional de se falar sobre custos é dividindo eles em custos fixos e variáveis. Assim, apesar de ambos serem gastos relacionados com a produção dos produtos vendidos ou serviços prestados, eles são segmentados de forma diferente! Dessa forma, a pergunta que imagino você se fazendo agora é:
Qual a diferença entre custos fixos e variáveis?
De forma simples e direta, custos fixos são aqueles que não variam com a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados.
Ainda parece confuso? Então dá uma olhada nesses exemplos de custos fixos:
- Salários dos funcionários da loja;
- Sistema para controle do estoque;
- Aluguel de uma máquina de costura para confecção de peças;
Entendeu agora? Para simplificar ainda mais o entendimento do que são os custos fixos da sua loja, você pode se fazer duas perguntas:
- É um gasto que está diretamente ligado com os produtos que eu vendo?
- É um gasto que varia conforme eu vendo mais ou menos?
Os custos variáveis, por sua vez, são aqueles que variam com a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados. Alguns exemplos de custos variáveis:
- Matérias-primas;
- Embalagens;
- Mão-de-obra temporária;
Bom, espero que tenha ficado tudo claro! Apesar de serem conceitos relativamente simples, entender a diferença entre custos fixos e variáveis é um grande passo na direção de uma gestão financeira mais eficiente para a sua loja!
Me conta, conseguiu entender tudo?
Nós da miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.