4 dicas para organizar a saúde financeira da empresa em 2023

saúde financeira

O sonho do próprio negócio anda junto com outra meta muito comum para os brasileiros, que é organizar suas finanças!

Normalmente, esse objetivo é definido com as viradas de ano, já que não há nada melhor do que começar um novo ano com as contas em dia. 

Vale lembrar que a saúde financeira é uma idealização tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, que representam empresas dos mais variados portes.

Isso é cada vez mais importante para os brasileiros porque atualmente há maior empenho e preocupação em se organizar financeiramente para evitar sufocos. 

Pensando nisso, vamos falar sobre planejamento financeiro, uma vez que todo final ou início de ano temos o momento ideal para estabelecer as diretrizes que sua empresa deverá seguir ao longo dos próximos 365 dias. 

Lembre-se que não importa o tamanho da empresa, ou se ela já existe na prática. Você deve elaborar um bom planejamento financeiro e seguir o que foi estabelecido para ter saúde financeira em 2023 no varejo de moda.

Mas, afinal, o que é um planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é nada mais, nada menos que um documento desenvolvido para indicar quais são os caminhos que sua empresa deve seguir no período adiante. 

Normalmente, define-se o que precisa ser feito ao longo de 1 ano e como deve ser realizado em cada fase do calendário.

Além disso, é interessante indicar quais serão as ferramentas utilizadas para garantir o cumprimento dessas metas estabelecidas e manter a saúde financeira da sua loja como empresa.

Para resumir, o planejamento financeiro é como um plano feito para organizar as finanças da empresa e garantir que os recursos serão aproveitados da melhor forma possível.

Qual a importância de um bom planejamento financeiro para lojas de roupas?

Você pode estar se perguntando porque fazer um planejamento é tão importante! E a resposta para isso é simples: porque todo empreendedor que consegue manter a saúde financeira, consegue ter uma loja de sucesso.

Inclusive, analisando os motivos mais frequentes que levaram empresas à falência nos últimos anos (com exceção dos casos de falência devido à pandemia), podemos constatar que o gerenciamento mal feito das finanças tem protagonismo nessa história.

Portanto, fica fácil perceber que o planejamento financeiro ajuda empreendedores que buscam entender melhor o seu mercado, além de identificar o que deve ser mudado para alcançar novos patamares. 

Tendo uma base como essa, nenhuma loja de roupas ou empreendimento fica à mercê das oscilações do setor econômico.

Como fazer um planejamento financeiro para lojas de roupas em 2023?

Faça uma lista especificando seus gastos atuais

O começo de uma organização financeira é estimar, mesmo que de forma genérica, todo o gasto mensal. 

Ou seja, o primeiro passo para ter saúde financeira com sua loja de roupas em 2023 será saber quanto você gasta por mês para saber qual deve ser seu orçamento mês a mês, programando-se para respeitar este limite das receitas (salário e outras rendas) e ainda lucrar. 

Isso pode ser feito por meio de papel (em cadernos), planilhas ou até mesmo plataformas especializadas que tenham essa função.

Identifique suas dívidas (se for o caso)

Caso você já tenha uma loja de roupas e, por algum motivo, tenha contraído alguma dívida com seu empreendimento, é importante que seu dinheiro seja utilizado para quitar essa pendência.

Porém, isso não deve ser feito de qualquer jeito! Você vai seguir uma lógica. 

Comece priorizando aquelas que podem prejudicar a existência do seu negócio ou afetar a qualidade de atendimento em sua loja – como contas de água, luz, aluguel, salários de colaboradores e parcelas de pagamentos para renovar estoque.

Em seguida, o ideal é ajustar sua renda para incluir parcelas atrasadas de empréstimos e outras dívidas que não afetam o funcionamento da loja.

Atenção: sempre que for possível, antecipe-se em relação às suas despesas, principalmente aquelas que vêm no início do ano (IPTU, licenças profissionais, férias de profissionais da sua equipe, entre outras). 

Como são gastos que podem afetar consideravelmente o orçamento, precisam necessariamente ser contabilizados para que não afetem seus planos de organização financeira.

Continue investindo para crescer

Tendo em vista que seu orçamento mensal será o suficiente para se manter e quitar suas dívidas, não hesite em pensar nos investimentos que pode fazer para o crescimento da sua loja.

Sabemos que, nesse caso, há infinitas possibilidades oferecidas no mercado, as quais variam em relação a valores e nicho de mercado. 

Portanto, não deixe de analisar qual é o meio mais viável de crescer com responsabilidade.

Não pare de sonhar!

Quem acredita sempre alcança! Só de querer organizar a saúde financeira da sua loja de roupas como uma empresa, você já tem o que precisa para ter um ano incrível.

Por isso, depois que todas as dívidas estiverem organizadas (em tese) e os possíveis investimentos de melhorias estiverem em andamento, recorde-se do que tinha como inatingível. Vá atrás de referências que te lembrem o quão importante é ter a capacidade de sonhar, mesmo que não seja possível para um breve momento.

Ah! Mas para surtir efeito, não fique apenas no sonho. Você deve elencar quais são os sonhos mais desejados para serem realizados em sua loja e estudar maneiras de inseri-los em seu orçamento (seja aquela nova unidade ou tornar-se uma grande marca para seu nicho).

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.