Seasonless fashion: conheça o poder da moda sem estação e como revendê-las

seasonless fashion

Seasonless fashion propõe muitas mudanças no mercado da moda, que começa em toda a cadeia de produção e vai até a revenda de roupas! Isso inspira e incentiva a moda sem estação.

Lançamentos constantes de coleções, fast fashion, produção acelerada… Por muito tempo, o varejo de moda dependia muito desse tipo de consumo, mas agora as coisas podem estar tomando um rumo diferente.

Apesar das grandes marcas continuarem lançando coleções constantemente, a cada estação, para atender o consumo desenfreado, a mentalidade de muitos consumidores têm mudado depois da pandemia. Em razão disso, uma tendência que ganha cada vez mais evidência é essa conhecida como seasonless fashion. 

É sobre isso que pretendemos falar neste conteúdo, apresentando esse conceito e te ajudar a reconhecer como pode impactar as suas vendas no mercado da moda.

Entenda o que é seasonless fashion!

Como o nome já indica, o conceito deste termo – moda sem estação – é  ideia central nesse tipo de roupa, que propõe peças de roupa com vida útil mais longa. Dessa forma, elas podem ser usadas ao longo de várias estações – do verão ao inverno. 

Pensando nisso, a coleção seasonless deixa um pouco de lado o calendário de estações e abre espaço para a criatividade, de forma que a qualidade dos tecidos e a beleza do design se sobressaiam. 

Vender roupas que podem ser usadas em diferentes climas é a chave para o sucesso de vendas seguindo este conceito.

Uma outra questão muito importante neste sentido é que essa divisão de itens das coleções por estação nem sempre está alinhada com a realidade de muitas pessoas. Se quiser manter o foco de sua reposição de estoque no seasonless fashion, priorize as necessidades do seu público.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas no Nordeste, não precisa seguir as lojas de roupas do Sul durante um inverno, já que as temperaturas não são iguais, mesmo passando pela mesma estação. O mesmo se aplica ao oposto!

Saiba mais sobre a importância do comportamento do consumidor para o seasonless fashion

Uma das  principais razões para o surgimento da moda não sazonal é justamente a mudança no comportamento do consumidor.

Esses movimentos acompanham a necessidade das pessoas de desacelerar, de corresponder a sua preocupação ambiental e até de identificar quais são as reais necessidades dos consumidores. 

Mesmo que agora a vida pareça estar retomando seu ritmo, foram 2 anos de mudanças e adequações. Home office, isolamento social e a reflexão sobre o que estávamos enfrentando provocaram mudanças permanentes no modo de consumo em geral. 

Graças a isso, conforto é a prioridade mais procurada, e esse ciclo tem tudo para continuar. 

Como planejar coleção de moda sem estação para sua loja de roupas?

Agora que entendeu melhor essa crescente tendência de mercado, que tal levar isso para sua loja? Veja abaixo os principais pontos que deve considerar quando for planejar uma coleção de moda seasonless fashion:

Todas as peças da coleção devem ser versáteis para que sejam usadas em todas as estações

A premissa inegociável da moda sem estação é adquirir peças que podem ser usadas durante o ano inteiro. Então, você vai ter que fugir um pouco do conceito de focar em peças que são super a cara da próxima estação. 

Nessa coleção, você não precisa procurar pelas roupas de verão que estão em alta e nem procurar as peças perfeitas para os dias mais frios do inverno. 

Recomendamos que procure por peças como calças (especialmente as de tecido leve), camisetas, camisas com manga longa e tecido fresco, cardigãs fininhos etc. 

Ao invés de comprar peças que podem ser usadas no verão ou exclusivamente para o inverno, mantenha o foco em sobreposições para compor um look na medida certa para as duas estações.

Capriche na escolha das peças

As peças sem estação precisam ter a modelagem certa. Considerando a ideia que mencionamos acima, a de sobreposições para o inverno que também sirvam individualmente para o verão, algumas peças precisam ser mais larguinhas, sem abrir mão do conforto. 

Outro ponto interessante é que, se a sua loja for focar 100% nesse tipo de tendência, toda sua equipe responsável pela reposição de estoque e planejamento de coleções vai ter um tempo de qualidade para pesquisar, projetar e comprar as peças. 

Sem dúvidas, esse tempo dedicado para oferecer o melhor vai impactar no resultado das vendas.

Não abra mão dos materiais de qualidade

Nós sempre ressaltamos o quão importante é priorizar pela qualidade das roupas que você vende, o que não se aplica só às peças sem estação, mas sim a todas disponíveis em sua loja. Afinal, qualidade é indispensável para qualquer situação. Vai fazer o nome da sua marca!

Quando falamos da moda não sazonal, não podemos negar que a qualidade tem uma importância ainda maior, já que a intenção de prolongar o uso das roupas precisa existir. 

Por isso, não se esqueça de procurar por fornecedores de roupas que entregam roupas à altura do que procura – desde o tecido, até a linha usada na costura, sem esquecer dos aviamentos que vão complementar a peça.

Procure peças que tem elementos de moda relacionados à sua marca

Mesmo sendo uma coleção de moda sem estação, a mesma precisa ter ligações com a identidade da sua loja. 

As peças que vai vender precisam carregar um significado e ter certa exclusividade. Para isso, você deve pensar nesse tipo de característica para vender uma coleção não sazonal!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.