Tecidos para roupas: conheça os principais tipos

tecidos para roupas

É normal que, ao investir em uma loja de roupas, você pare para pensar sobre a qualidade de seu produto, certo? Por isso, é possível que você tenha chegado até este conteúdo justamente por estar pensando sobre quais são os melhores tecidos para roupas.

Pois bem, vamos à resposta! 

Notavelmente, por toda a grandeza do mercado da moda, a variedade de tecidos é algo que pode complicar a vida de quem não sabe o que escolher na hora de comprar roupas para revender.

Como especialistas em roupas, podemos dizer que as principais características que você deve levar em consideração na hora de escolher um produto para revender, especificamente pensando em seu tecido, são o conforto e a durabilidade. Com isso estamos querendo dizer que é necessário saber equilibrar as duas características, de forma que as vantagens de uma não anulem a importância da outra.

A seguir, confira mais algumas informações relevantes para encontrar as melhores roupas do mercado, além de úteis para avaliar as qualidades e defeitos de cada tipo de tecido.

O modelo da roupa pode interferir nas características do tipo de tecido?

Antes de saber mais sobre os diferentes tipos de tecidos de roupa, não podemos deixar de esclarecer que o modelo da roupa pode sim interferir nos atributos do tecido. 

Essa questão é muito importante, porque pode te ajudar a tomar melhores decisões quando estiver fazendo gestão de estoque da sua loja, de forma que você chegue o mais próximo possível daquele modelo ou ideia de caimento que seu cliente procura e ainda ofereça um produto de qualidade.

Como o tecido influencia diretamente na costura, saiba considerar as características ideias que o modelo de roupa mais pedido por seus clientes deve ter.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupa feminina e atende um público que prefere usar roupas mais firmes e ajustadas, você vai precisar optar por modelos com tecidos de alfaiataria (algo que está em alta no momento). 

Nesse caso, as peças de roupa da sua vitrine e do seu estoque devem ser feitas em tecidos como sarja, cetim grosso, lã fria, chamois, crepe chanel, piquet, entre outros.

Conheça os principais tipos de tecido para roupas!

Para entrarmos nos detalhes sobre estilos de tecidos, temos uma pergunta: você sabe qual é a diferença entre tecidos planos e malhas?

Se ainda não sabe, fique ciente de que tecido e malha se diferenciam por sua composição:

  • Malhas são fios entrelaçados (na maioria das vezes com materiais sintéticos), por isso, acabam tendo mais elasticidade e maleabilidade;
  • Tecidos têm menos elasticidade, porém, contam com mais componentes naturais. Graças a isso, costumam ter um caimento mais estruturado.

É claro que esse padrão pode variar bastante, mas é uma base interessante que pode te ajudar a escolher melhor seus produtos. 

Confira agora, mais de perto, algumas informações sobre os tecidos favoritos do mundo da moda.

Roupas de algodão

O algodão acaba sendo o componente mais famoso de todos, porque é usado em uma grande diversidade de modelos de roupas. Isso acontece porque o algodão é uma matéria-prima de origem natural e que pode variar bastante de região para região.

Além disso, o algodão ainda é um tecido considerado mais confortável e tem boa absorção – sendo útil tanto para tingimentos (recriação de peças) quanto para o suor. 

Também tem o fato que o algodão tem um toque mais agradável no corpo e, sendo mais natural, tem menos possibilidades de causar alergias.

Se não bastasse tudo isso, o algodão ainda é um tecido de fácil manutenção e manipulação.

Agora dá pra entender porque peças de roupa de algodão são consideradas básicas, não é? Por toda excelência proporcionada, é comum que as pessoas optem por usá-las no dia a dia e encontrem mais outras opções novas em diversas formas quase sempre.

Roupas de lã

As roupas de lã são as peças queridinhas do inverno, já que têm uma história muito longa ao redor de todo o mundo. O motivo disso é o seguinte: a lã é a principal fibra natural para a composição de peças de roupa feitas para a estação mais fria do ano. 

Sua textura é inconfundível, por isso, geralmente a lã é usada em peças de sobreposição e em acessórios (como luvas, cachecóis e gorros).

Ela tem uma variedade de fórmulas sintéticas e consegue garantir um ótimo isolamento térmico, além de ser fácil de tingir.

Por tudo isso, a lã passou a ser o principal material de peças de tricot, como também em diversos acabamentos e forros. 

Roupas de malha

Dentro dessa lista que separamos para te apresentar, a malha é o material mais variado de todos, já que pode ser produzido com diferentes materiais – a maioria sintéticos. 

Hoje em dia, as peças de roupa de malha mais conhecidas são feitas com o poliéster e a poliamida (popularmente usada nas roupas fitness e peças de praia). Seus modelos oferecem liberdade de movimento, melhor absorção e a compressão modeladora.

Além disso, roupas de malha têm fácil manutenção (não precisam ser passadas). Apenas exigem alguns cuidados na lavagem e secagem.

As malhas não são a melhor escolha para roupas formais, porque têm maior contato com o corpo e podem até ter certo nível de transparência dependendo do modelo. No entanto, podem ser combinadas com outras peças para criar looks hi-lo – como combinações de legging com peças de alfaiataria.

Roupas de viscose

A viscose é um tecido mais leve, respirável e cheio de movimento. Por tudo isso, certamente é muito usado no verão. É um material muito prático, que pode receber efeitos variados e ainda é fácil de estruturar.

Assim como a malha, também tem uma natureza mais informal. Mesmo assim, rende peças de roupa indispensáveis para looks do home office – como calças pantalona e pantacourt, casaquinhos e kimonos.

Roupas de seda

Seda… o que falar desse sonho de consumo? Esse tecido tem ótimo caimento para o corpo, aparece em diversos tipos de roupas. Seu toque é extremamente marcante e, por isso, é associado com conforto.

Esse material também é um dos mais delicados (tanto à luz quanto ao calor). Sendo assim,  peças de seda exigem uma série de cuidados que devem ser levados em consideração para prolongar a durabilidade. 

De qualquer forma, não há nada como ter roupas de seda. Essa preferência é sinal de bom gosto e sofisticação!

Roupas de linho

O linho é um caso à parte, estando no mesmo grupo da seda – ou seja, tem tudo a ver com bom gosto. 

Fio de linho é um tipo de tecido de roupas ideal para peças que misturam sofisticação e conforto, como em camisas sociais que são respiráveis e leves. 

Roupas de veludo

As roupas de veludo podem ser produzidas em algodão ou seda, já que o veludo é um tecido com pelagem curta que tem um pouco de tudo. 

Seu toque é extremamente macio e tem brilho elaborado, sendo confortável para o corpo e bom para aquecer relativamente bem. 

Vale a pena lembrar que trata-se de um tecido mais pesado, portanto, é uma ótima peça de para montar looks com sobreposição, além de combinar bem com tecidos de gramatura menor para criar bons contrastes.

Roupas de lurex

Os fios metalizados e cheios de brilho são indispensáveis para lojas de roupas femininas. Apesar de se tornarem um clássico entre os anos 70 e 80, lurex ainda é um tipo de tecido muito presente na moda atual. 

Esse tipo de malha é bem flexível e chamativa, obviamente. Se quiser investir em looks monocromáticos ou oferecer opções de roupas para festa e para a noite na sua vitrine, aposte em roupas de lurex.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.