Muitos consumidores não se atentam às diferenças que existem nos tipos de malha, até porque o termo mais usado na indústria da moda continua sendo o mesmo ao invés de denominações específicas. No entanto, se você é varejista de moda, precisa saber sobre o assunto!
Vai perceber que faz toda diferença conhecer os tipos de malha no momento de adquirir peças para reposição de estoque ou no momento de recomendar uma peça de roupa para seus clientes.
Com esse tipo de informação é possível saber, por exemplo, sobre o caimento de cada modelo e como fica o toque da fibra na pele – além de conseguir analisar toda composição da malha e prever se é uma roupa mais refrescante para ser usada em dias quentes ou se mantém calor ao longo do dia.
Saiba mais sobre o assunto! Continue acompanhando.
Quais são as malhas do mercado?
Se quiser oferecer opções de peças de roupa que proporcionem conforto, deve mesmo saber mais sobre as malhas.
Hoje nós viemos apresentar os principais nomes de malhas e como reconhecer peças com fibras de alta qualidade. A seguir, confira quais os principais tipos de malhas e suas respectivas características.
Roupas em malha de algodão
Trabalhando com vendas de roupas ou não, a maioria das pessoas já conhece a malha de algodão. Isso porque é um tipo de material muito utilizado na indústria têxtil desde sempre.
É conhecida e requisitada por ser uma malha confortável, fresca e bem macia.
Inclusive, isso explica o fato de diversos itens terem composição 100% algodão (desde camisetas até as peças íntimas). Porém, nem todas são iguais, já que existem 2 tipos de malha de algodão: a malha penteada e a malha cardada.
- Malha penteada: como o próprio nome diz, tem fios penteados. Por isso, são mais macias. Entretanto, quando for vendê-las aos seus clientes, lembre-os que essas peças não devem ser usadas todos os dias. Se for expor na vitrine, também é importante saber que podem ficar amarrotadas com facilidade. Então, tome cuidado;
- Malha cardada: por não ser um tipo de peça que passa pelo penteamento, as roupas com malhas cardadas tendem a ser mais ásperas, Por essa diferença, você vai encontrá-las em valores menores (tanto em atacado quanto no varejo).
É importante prestar atenção nesse detalhe quando for precificar os produtos da sua loja!
Roupas de malha dry fit
A malha dry fit é a melhor possível para roupas esportivas. Entretanto, devemos ressaltar que não é uma malha 100% algodão. As peças de roupas feitas com malha dry fit têm uma tecnologia diferente aplicada nas fibras, recebendo elementos como o poliéster e a poliamida. É por isso que o resultado desse tipo de confecção proporciona peças de secagem rápida e com alta absorção.
Nesse sentido, é importante mencionar que peças com poliamida tendem a ter maior qualidade e durabilidade.
Apesar de serem fibras sintéticas, é possível encontrar roupas feitas com poliamida biodegradável, o que vai fazer com que suas peças sejam mais interessantes para o público que tem preferência por opções sustentáveis.
Roupas com malha PV
Normalmente a malha PV é chamada de malha fria. A mesma contém uma composição formada por viscose e poliéster.
Essa malha costuma ser muito utilizada na produção de roupas básicas ou uniformes escolares, porque seu toque é extremamente leve e não amassa com facilidade.
No entanto, vale lembrar que é uma malha de roupa que pode esquentar ao longo do dia em razão da presença do poliéster. Sendo assim, as peças de roupa desse tecido não são ideais para pessoas que costumam suar excessivamente. Ou seja, antes de indicá-las, conheça seu cliente.
Roupas de malha piquet
A malha piquet é uma das mais consumidas sem que as pessoas saibam disso! É a malha responsável pela produção de camisas polo e podem acabar tendo duas composições diferentes. São elas:
- A primeira opção é composta por 50% algodão e 50% poliéster, o que permite que uma fibra possa compensar todos os pontos negativos da outra. Dessa forma, o resultado é ter uma peça com longa durabilidade (graças ao poliéster) e confortável (graças ao algodão);
- Já a segunda é 100% de algodão! Portanto, é uma peça mais fresca que a primeira – só que é mais cara também. Além disso, essa composição 100% algodão é mais comum para a produção de camisetas casuais.
Roupa de malha helanca ou malha cacharrel
Por fim, mas não menos importante, chegamos à malha helanca. Conhecida popularmente como cacharrel, é uma malha composta por 100% de poliéster.
Esse tipo de material permite estampar peças com a técnica de sublimação, por isso, é uma das malhas mais encontradas e disponibilizadas pela maioria dos fabricantes – além de abadás e camisetas de eventos, por exemplo.
Como compor seu estoque com opções de malhas diferentes?
Considerando todas as informações apresentadas acima, você deve analisar tudo que faz mais sentido para o seu público na hora de escolher as peças que vão compor seu estoque.
Procure saber quais são os seus costumes, como funciona sua rotina, quais são as suas preferências e quanto estão dispostos a pagar por peças de roupa em malha.
Também vale a pena investir na questão estética! Procure por opções que atendem os requisitos das tendências de moda mais recentes quando for escolher seus novos produtos.
O último detalhe que é bem importante é: consulte a disponibilidade das opções que deseja manter em seu estoque no seu fornecedor de roupas.
Aproveite para conhecer a Miggos! Temos muita diversidade e qualidade para oferecer. Consulte nossas categorias de produtos e, em caso de dúvidas, é só falar com a gente.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.