Se você acha que o celular corporativo da sua empresa serve só para disponibilizar mais um canal de contato, está perdendo dinheiro! O “telefone” é um instrumento muito utilizado no varejo de moda para vendas.
Para que realmente seja eficiente, a estratégia de vendas por telefone deve ter um planejamento com perspectivas para aumentar o faturamento da empresa.
Como qualquer planejamento, você vai precisar de informações precisas sobre seu cliente em potencial, especialmente por aqueles que até já demonstraram interesse nos produtos disponibilizados em sua loja de roupas.
É possível coletar essas informações analisando as interações nas suas redes sociais (analisando também quais são as mídias mais utilizadas por seu público).
O celular também é uma forma de estar mais próximo de seus clientes, o que te ajuda a entender o que seu cliente tem necessidade e oferecer solução ideal para ele em tempo real.
Ou seja, além de motivá-lo a confiar nas vantagens de adquirir as peças de roupa da sua loja, você mostra que comprar roupas do seu negócio é a melhor escolha que podem fazer pelo todo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então não vá embora! Continue acompanhando que explicaremos as técnicas de venda por telefone em detalhes.
Quais são as técnicas para vender por telefone celular?
Como foi apresentado um pouco acima, vender roupas por telefone pode ajudar uma loja (independente de seu porte) a aumentar o faturamento e, por consequência, ainda desenvolve uma relação mais próxima com o cliente. Só vantagens, né?!
Diferente do que muitos pensam, não é “só” ligar para a lista de clientes produzida ao longo de cada dia vendendo roupas. Se tiver os objetivos que mencionamos, vai precisar manter o foco e ter direcionamento.
Nessa estratégia você também vai perceber quais clientes gostam de receber um contato seu e como essa ferramenta de contato pode ser útil no modelo de vendas da loja.
Em razão disso, para começar a contatá-los, crie um modelo de negociação para garantir que a maioria dos contatos sejam revertidos em vendas!
Lembre-se que cada cliente é único – o que exige que você saiba exatamente o que fazer quando ligar. Isso faz toda a diferença!
Para evitar erros, busque entender quais são as necessidades do seu público, estude mais sobre seus gostos e preferências, além de analisar qual é a maior dor desse grupo na hora de comprar roupas.
Esse preparo vai te ajudar a formular perguntas para fazer em seus contatos e, assim, conseguirá respostas objetivas e úteis (o que vai proporcionar mais possibilidades de conseguir vendas).
O segredo, nesse caso, é tentar interpretar o comportamento do cliente. Por exemplo, algumas características de suas respostas vão entregar que essa pessoa tem o hábito de comprar roupas esportivas. Percebendo isso, faça menções sobre os lançamentos desses modelos de roupa que podem ser interessantes para quem você está falando.
Use um pitch de vendas
Como pôde perceber no modelo citado logo acima, quando você fala com seu lead sobre os últimos lançamentos da loja e tem conhecimento sobre seus interesses, aumenta suas chances de venda. Nós chamamos isso de usar um pitch de vendas!
O objetivo é ser o mais rápido possível e tentar garantir a venda logo no início da conversa.
Como é de se esperar, isso faz parte de uma estrutura pré-definida! Mas não se prenda roboticamente a isso. O primeiro contato com o lead pode e deve ser adaptado à realidade da sua loja de roupa.
Caminho traçado! Agora chegou a hora de saber como usar isso à seu favor com as melhores técnicas para esse tipo de venda:
- Apresentação – você deve deixar claro quem é e de onde você fala, explicando o motivo da ligação e trazendo à memória quando foi sua última visita à loja e quais os produtos adquiridos nessa ocasião! Atenção: informações claras e detalhadas são indispensáveis para que o cliente preste atenção no que você estiver dizendo;
- Mantenha o foco ao longo de toda ligação – evite abordar temas que não fazem parte da venda para não diminuir as chances de esticar a conversa demais;
- Desde o princípio, desenvolva uma relação de confiança (o que pode ser trabalhado com o volume e o tom da voz) – sua relação com o lead deve provocar a sensação de conforto e segurança. Para conseguir isso, sua conversa deve ser agradável para ter muito mais chance de conquistá-lo para fechar vendas.
- Faça uso da escuta ativa – ouça seu cliente com muita atenção e faça o que for possível para deixar a conversa mais leve. É possível aprender muito com a experiência e ponto de vista de cada um! Tudo vira material no decorrer de suas vendas.
- Validação – se possível, peça que o consumidor valide as informações que possam garantir que o receptor da ligação ouviu tudo aquilo que foi dito e ajudará a fechar o negócio, já que todas as objeções já foram contornadas.
Dica bônus para vender roupas por telefone: trabalhe follow-ups!
Para ter vendas recorrentes, pergunte para seu lead quando poderá entrar em contato novamente e já deixe isso combinado! Um exemplo dessa estratégia é quando um vendedor fala: entrarei em contato “amanhã para confirmar determinada ação”.
Vale lembrar que nem todos os clientes costumam atender ligações. Por isso, não descarte a opção de vender seus produtos por sistemas de mensagens instantâneas (como o Whatsapp, por exemplo).
Dessa forma, você não deixa de fazer contato e ainda evita aborrecer seu cliente.
Ah! Abra esse espaço para esclarecer todas as dúvidas do cliente, de forma que ele entenda todas as vantagens do produto que pretendem concluir a compra.
Notavelmente, técnicas de venda por telefone podem aumentar o faturamento da sua loja de roupas (inclusive dando chances de ampliar o estoque). No entanto, o processo deve ser constantemente atualizado para garantir bons resultados e encantar os clientes.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.