Como identificar as tendências do mercado da moda?

tendências de moda

Escolher empreender no varejo de moda exige muita dedicação em relação às tendências desse mercado, uma vez que isso é importantíssimo para aumentar o índice de vendas!

Além de atrair mais clientes, esse tipo de conhecimento é fundamental para se basear na hora de fazer planejamentos ou reposição de estoque encalhado, de modo que não fique encalhado.

Mas o que é identificar tendências? Como fazer isso? 

Hoje vamos te ajudar a compreender que essa tarefa consiste em identificar quais são as mudanças que estão acontecendo principalmente no mundo da moda e que podem afetar o comportamento do seu público consumidor!

Isso é importante porque sua loja pode ser conhecida como a solução ideal para encontrarem tendências da antes do que encontram na maioria das outras – o que pode atrair cada vez mais clientes e te ajudar a vender mais! 

Leia também o conteúdo “O que vender em sua loja de roupas: entenda a diferença entre moda comercial e moda conceitual

O que são as tendências de moda?

Tendências são vistas como previsões do que está em alta ou do que vai ser alta, como saber o que as pessoas vão escolher para vestir. Ou seja, identificar com antecedência aquilo que as pessoas “tendem a” ter interesse de compra.

As tendências são consideradas como um combustível responsável por movimentar o mercado da moda! Essa movimentação tem a ver com as mudanças de desejos, formas, gostos e quantidades de consumo.

Atenção: tendência é diferente de modismo

Muitas pessoas costumam confundir modismo (popularmente conhecido como hype nos dias atuais) com tendências! Porém, o modismo faz referência à moda temporária, que acontece e passa rápido. Normalmente, os modismos surgem nas mídias sociais ou televisão, têm seus 15 minutos de fama e logo acabam. 

O problema de apostar em modismos é correr o grande risco de sofrer com produtos encalhados depois! 

Apesar de movimentarem o mercado, o desejo por  modismos não é algo duradouro. Por isso, o ideal é absorver apenas algumas ideias que têm a ver com o seu público! 

Dessa forma é possível movimentar o caixa enquanto a moda dura e não ter muito estoque parado depois – concentrando mais esforços nas tendências.

Por que investir em tendências de moda?

Sabe-se que a moda caminha junto com a evolução da sociedade, logo, fica evidente que moda não é algo estático. 

Partindo desse princípio, é preciso ficar de olho nas mudanças culturais e sociais para identificar as direções e as tendências da moda se quiser vender mais.

Como identificar as tendências de moda para roupas?

Como você, varejista de moda, poderia identificar as tendências de moda e acompanhá-las para atender seus clientes? Como poderia se adiantar para expor peças de tendências na vitrine da sua loja antes da sua concorrência? Como esse tipo de conhecimento vai ajudar nas compras de roupas para estoque e te fazer vender mais?

É bem provável que essas perguntas já tenham ao menos aparecido entre seus pensamentos. Se realmente for o seu caso, confira abaixo nossas dicas que podem responder suas principais dúvidas!

Acompanhe as redes sociais

Quem é um verdadeiro “fashionista”, sendo um influencer ou não, certamente vai expor suas opiniões e conselhos em suas redes sociais. 

Naturalmente, se essas pessoas começam a usar algum tipo de peça, é uma tendência! 

Sabendo disso, recomendamos muito que use as redes sociais da sua loja para buscar informações e influenciadores de moda que tenham relação com o perfil do seu público-alvo.

Vale a pena acompanhar também as famosas hashtags (#) e os perfis de marcas cobiçadas por sua clientela.

Dessa forma, além de acompanhar o que está por vir no mundo da moda, ficará mais fácil selecionar o que você pode vender para seus clientes.

Leia também “5 dicas básicas para redes sociais de lojas de roupas

Acompanhe eventos conhecidos sobre moda e programas influentes

A maioria das tendências são percebidas a partir de grandes nomes do mercado de moda e apresentadas posteriormente nas passarelas. 

SIM! Aquelas roupas que parecem estar longe da realidade das ruas e dos compromissos rotineiros são como uma fonte, como origem da moda que grande parte da população tem acesso depois. 

Isso quer dizer que, como dono de uma loja de roupas, você deve acompanhar atentamente  os desfiles das marcas, eventos e programas transmitidos mundialmente para analisar tipos de corte, cores, linguagens, tecidos e texturas. 

Ah! E ouça bem tudo o que os comentaristas têm a dizer nesses eventos, porque isso ajuda a ter uma noção do que será bem aceito.

Use ferramentas que apresentam tendências

Já ouviu falar sobre ferramentas que podem te ajudar a descobrir tendências de moda? Um exemplo mais conhecido é a Tag Walk, que até chegou a ficar conhecida como “Google da Moda”.

Essa página de moda foi uma iniciativa para ajudar os mais diversos profissionais que atuam no mundo da moda (desde fashionistas e estilistas até influencers). 

Seu conteúdo permite que todos fiquem por dentro do que está acontecendo em tempo real.

Ainda existem ferramentas nas quais você consegue filtrar buscas de informações sobre moda por país, temporada e estilista

Nosso conselho para esse tipo de pesquisa é buscar entender o que as pessoas estão querendo comunicar com suas roupas ao invés de se prender somente a tecidos, texturas, cores e cortes. 

Lembre-se que isso é o que realmente define quais são as peças e materiais que mais fazem sentido para o seu público, bem como interpretar quais são as necessidades que não estão sendo atendidas pela moda ainda. 

Dica bônus: aprenda a ouvir e observar 

A melhor maneira de oferecer o que seu público pretende encontrar é ouvir e observar seus clientes, sondando informações sobre o que essas pessoas gostam, pensam e acompanham. 

Além dos métodos apresentados acima, você pode contar com um bom sistema de gestão para registrar as compras e analisar os principais interesses de seus clientes

Faça questão de criar relatórios para conseguir perceber quais são as peças, cores e estilos que costumam ter mais saída e em quais momentos isso acontece.

Lembre-se de observar sua concorrência. Suas movimentações vão revelar suas novidades! Também é importante observar aquilo que não fazem para suprir tais necessidades do mercado.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.