Se costumavam dizer que só quem viveu a década de 90 realmente sabe o que era conciliar peças de roupa com diversidade e liberdade, tendo uma convivência pacífica entre muitos estilos, agora já não pode continuar com o mesmo discurso.
A moda dos anos 90 está mais viva do que nunca! Feliz é o varejista de moda que soube assimilar e se apoderar de todas as heranças que as décadas passadas que nunca deixaram de estar no pódio das tendências ou que agora voltam como uma possível novidade.
Quer ver só como podemos relacionar várias semelhanças entre os modelos de roupa de 1990 com os que estão em nossas vitrines agora? Continue acompanhando!
Principais tendências de moda que voltaram a fazer sucesso
Ter estilo na década de 90 era o mesmo que conciliar os exageros de cores, brilhos e looks minimalistas sem abandonar a estética chamativa do animal print, do grunge, do new hippie e do estilo gótico. Tudo em perfeita harmonia.
Isso porque a década de 90 teve a característica de ser marcada bem pelo início da globalização, sendo consolidada como a verdadeira era da informação de massa.
Nesse contexto, a maioria dos movimentos culturais e até comportamentais foram incentivados, além de servirem como grandes motores da criatividade e da abundante diversidade de estilos de moda.
Graças ao ambiente de liberdade e muita atitude sem preconceitos, a moda floresceu – e floresceu tanto que dá seus frutos até hoje.
A década anterior ao novo milênio foi responsável pelo começo da personalização de estilos, de solidificar a força das marcas e também de ampliar a exposição da imagem.
Te lembra algo?
Qual a maior diferença da moda dos anos 90 com a moda atual?
Assim como nos anos 90, as grifes continuam se apoiando no desejo desenfreado por status que as peças de roupa costumam, dando a sensação de acesso ao mundo glamourizado (antes das revistas e do showbizz, hoje do Instagram).
Ou seja, o que diferencia a moda de hoje com a moda anos 90 é o seguinte: ao invés de acompanharmos o visual de celebridades e top models reverenciados (as) e copiados (as) na televisão, nós vamos atrás de todas as peças de roupas recomendadas ou usadas por influencers, que são porta-vozes do nicho que mais nos representa.
As top models não estão só nas capas das revistas e nas campanhas publicitárias de moda. Elas ganharam status de celebridade.
Isso acontece ao mesmo tempo que atores, atrizes e cantores tornam-se “embaixadores” de grandes marcas de roupas.
Convenhamos que esse tipo de consumo é bem previsível em um mundo de informações compartilhadas.
Quem assistiu Sexy and the City e nunca sonhou em ter a coleção de “Carrie Bradshaw” com Christian Louboutins, Manolo Blahnicks e Jimmy Choos? Ninguém!
E o que dizer do sutiã Cone Bra da Madonna, desenhado por Jean Paul Gaultier, para a turnê Ambition Tour? Virou um patrimônio cultural. Uma referência a cantora sem precisar citar o nome dela.
Todo esse poder acaba sendo propagado nas mídias sociais, o maior e melhor canal para ganhar fama ou para acompanhar as tendências.
Não dá para negar, a década de 90 foi muito marcante, ao ponto de ganhar um revival a cada nova temporada.
Obviamente, a maioria das peças ressurge com novos conceitos visuais, mas o interessante é observar que nunca perdem a sua essência original.
Exemplos de peças de roupa que fizeram sucesso nos anos 90 e continuam nas vitrines
Temos uma grande lista para compartilhar com você. Certamente essas peças têm espaço garantido (principalmente na moda feminina), no entanto, o ideal é estudar seu público antes de fazer reposição de estoque para saber quais delas deve comprar!
Confira:
- Animal print (em qualquer peça de roupa, seja uma jaqueta preta com detalhes em leopardo ou uma calça pantalona inteira com essa estampa);
- Babados;
- Calças curtas ou cigarretes (são aquelas calças cintura alta que deixam os tornozelos à mostra. Podem ser largas ou justas);
- Calças jeans (sejam elas de lavagem clara, com e sem decoração, detonados/destroyed, cintura alta, estilo mom, boyish, calça flare, skinny ou oversized);
- Decote de blusas e/ou vestidos ombro a ombro;
- Jardineiras;
- Saias mídi plissadas, saias lápis, saias college (godê ou plissada) ou saias franzidas;
- Top cropped (em especial os mais ajustados ao corpo e menos curtos);
- Vestidos (de todos os modelos: vestido longo, vestido curto, vestido com tecido fluído, vestido com estampas e fundo escuro, vestido sobrepondo camisetas, slipdress etc);
- Xadrez do Grunge.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.