Se você tem interesse em abrir uma loja de roupas ou já teve algum contato com algum novo empreendimento, já ouviu falar sobre ticket médio.
Esse termo é muito utilizado no meio corporativo, o que se justifica por ser muito importante para aumentar a lucratividade de qualquer negócio – inclusive lojas de roupas!
Isso acontece porque o concerto refere-se à média de valor gasto por cliente em cada compra. Portanto, quando seu ticket médio aumenta, quer dizer que as pessoas estão gastando mais na sua loja.
É necessário frisar que o ticket médio não tem relação com aumentar a margem de novos clientes, mas sim fazer com que os clientes que visitam sua loja adquiram mais produtos.
Além de acompanhar a margem de lucro, o ticket médio é a melhor forma de conseguir analisar o quanto está acertando na escolha de produtos que está oferecendo em sua loja. Consequentemente, você consegue identificar qual o rendimento dos esforços da equipe num todo na hora de vender.
Basicamente, o ticket médio é o parâmetro para que varejistas consigam entender se o faturamento obtido em determinado período está alinhado com as metas de venda traçadas e se a performance dos vendedores da loja está à altura do esforço dedicado em não só providenciar as peças disponibilizadas como também manter o espaço da loja física.
Agora que você já sabe o que é ticket médio e pode reconhecer a importância desse ponto para uma loja de roupas independente do seu porte, chegou a hora de conferir dicas valiosas para aumentar esse índice no seu negócio e finalmente ter metas de lucro mais desafiadoras.
Como conseguir aumentar o ticket médio na sua loja de roupas?
Já deu para perceber que aumentar o ticket médio quer dizer faturar mais sem ter que aumentar o número de vendas, certo?
Por mais simples que seja a ideia, na prática é uma tarefa que pode ser bem complicada.
Em razão disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir um ticket médio maior. Acompanhe!
Faça combinações de diferentes produtos para vendê-los em conjunto!
Essa estratégia é conhecida como cross-selling, a qual é utilizada para fazer com que um cliente leve produtos similares ou complementares em uma compra única.
Como a intenção que estamos considerando neste conteúdo é aumentar o ticket médio, vale dizer que existem diferentes tipos de ações que podem ser desenvolvidas seguindo essa linha de venda.
Você vai precisar pensar em oferecer uma vantagem ao cliente para que o mesmo se sinta encorajado a levar mais de uma peça – o que pode ser oferecer descontos progressivos ou promoções que conhecemos como “compre 3, pague 2”, por exemplo.
Para isso você vai ter que analisar quais os tipos de produtos podem ser complementados por outros e identificar qual a melhor forma de oferecê-los.
As datas comemorativas ao longo do calendário comercial são perfeitas para experimentar o cross-selling. Nessas ocasiões as lojas de diferentes segmentos acabam fazendo kits com embalagens especiais (especialmente quando são para presente).
Dessa forma as pessoas passam a enxergar valor na compra combinada.
Lembre-se que sua equipe de vendedores deve estar treinada para conhecer bem todas as combinações possíveis, além de identificar o que realmente pode fazer sentido para o cliente de acordo com seu perfil. Assim será possível saber quando e como oferecer as melhores combinações para promover o cross-selling, podendo até premiá-los em outras campanhas de incentivo interna.
Destaque sempre os seus produtos de maior valor
O objetivo do cross-selling é combinar produtos para vender mais de uma única vez, mas também existem outras formas de aumentar o ticket médio, como o que chamamos de upselling
Essa ação age em outra frente, mantendo o foco no valor de cada peça de roupa oferecida. Sendo assim, a ideia é oferecer mais os produtos de maior preço para quem visitar sua loja.
Caso você tenha entendido que estamos recomendando empurrar só os produtos caros e forçar uma barra com o cliente, está enganado (a). A proposta é outra! O cliente tem que querer essas peças por identificar que são necessárias e que não encontrará mais nenhuma igual ou parecida.
Em outras palavras, com o upselling você precisa mostrar agregar valor aos seus produtos para que o consumidor enxergue tais itens como indispensáveis (mesmo pagando um pouco mais do que pagaria em peças promocionais ou em peças diferentes nas outras lojas).
Por exemplo, vamos supor que o cliente chegue até sua loja para comprar calça jeans e se interessa por um modelo mais barato justificando que será usada para o dia a dia. Nesse momento, o vendedor deve aproveitar a oportunidade para oferecer um produto mais caro, ressaltando que a qualidade faz diferença porque a calça tende a durar mais e combina com ocasiões mais “refinadas” também.
No caso, a opção de produto apresentada precisa oferecer melhor tecido, ter um acabamento impecável, ser de uma boa marca e/ou ter maior durabilidade.Tudo isso vai motivá-lo a ter mais interesse em custo benefício do que somente economizar naquele momento.
É inegável que o upselling exige prática por parte dos vendedores, assim como o cross-selling. Esses precisam ser treinados para conduzirem o cliente a gastar mais dinheiro ao mesmo tempo que estarão aproveitando de benefícios equivalentes ao investimento.
As campanhas de incentivo apresentadas acima também se aplicam às formas de colocar o upselling em prática com mais facilidade.
Confira mais dicas de marketing para aumentar ticket médio
Deu pra ver que quando você tem peças de qualidade no estoque, faz bons planos de venda e treina seu time de vendedores (trabalhando no desenvolvimento de métodos internos de incentivos para aumentar o ticket médio), não tem erro.
É por isso que mesmo não necessariamente usando o cross-selling ou o upselling como método de vendas, você deve oferecer recompensas para quem conseguir vender mais.
Você pode começar oferecendo um valor adicional fixo para quem vender produtos acima do ticket médio do presente momento para sua loja e depois definir um percentual de bônus sobre a venda (uma comissão variável).
Além disso, sempre vale a pena usar os canais de comunicação disponíveis para divulgar as promoções, novidades e trocas de estoque da sua loja – lembrando de focar nos seguintes produtos: os de maior saída, os que serão utilizados no cross-selling e os mais caros.
Isso quer dizer que você deve trabalhar principalmente as peças que podem aumentar o ticket médio.
Quando falamos sobre canais de comunicação, não se limite a pensar em redes sociais. Cartazes, wobblers, stoppers e outros materiais no seu ponto de venda ajudam serão importantes para promover vendas neste sentido.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.