Acredita que muitos empreendedores do varejo de moda ainda consideram que o treinamento de vendas é perda de tempo e custo desnecessário? É claro que, em casos de treinamentos mal planejados e sem conteúdo realmente podem realmente ser classificados dessa maneira, porém, o treinamento periódico e bem feito pode ser o que falta para sua loja de roupas.
Por melhores que sejam seus produtos, é bem difícil conseguir atingir as metas de venda sem bons vendedores! Mas, para ter em sua loja um time formado de vendedores que apresentam os resultados esperados, você precisará treiná-los.
Treinamento e prática são necessários até para quem já nasce com aptidões para vender.
Em razão disso, a melhor forma de montar um time campeão de vendas de roupas é implementando uma política de treinamento com atualizações frequentes.
O mercado está super aquecido e o comportamento do consumidor está em constante movimento.
Pensando nessas oscilações, consideramos que seus vendedores devem ser treinados no mínimo 1 vez por ano. Dependendo do porte da loja e do fluxo de entrada de novos funcionários, vale a pena tentar aderir a periodicidade semestral (ministrando cursos de 6 em 6 meses).
Dessa forma, seus funcionários estarão sempre um passo à frente, dominando as estratégias que convencem seu cliente.
Continue acompanhando para saber como os vendedores bem treinados podem fazer a diferença na sua loja!
Como planejar treinamentos para vendedores?
Ao analisar sua equipe de vendedores de roupas para planejar um treinamento você vai precisar identificar os pontos que estão acertando e o que precisam melhorar.
Nesse processo, como gestor da loja, você vai perceber quais competências sua equipe já têm e quais precisam ser desenvolvidas.
Para ficar mais claro, considere como competências o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de cada vendedor para conseguir vender as peças de roupa disponíveis em seu estoque.
No caso, eles precisam de:
- Conhecimento sobre cada item oferecido (modelo, tamanho, cor, combinações etc.);
- Habilidades para vendas – o que inclui técnicas de abordagem, finalização de venda e pós-vendas;
- Empatia com os clientes que visitam a loja;
- Foco nas metas e em oferecer o melhor atendimento a todos que se interessam por seus produtos;
- Capacidade de ouvir seus clientes para entender qual sua dor e solucioná-la com suas peças (o que eles não encontram na concorrência que você pode oferecer? Só dá para reconhecer essa solução quando você ouve seu cliente);
- Persistência para conseguir convencer seus clientes a levarem produtos sempre que visitarem a loja.
A política de treinamentos serve justamente para administrar essas competências – gerando tais capacidades em vendedores que ainda não as têm e aperfeiçoando-as nos que já demonstram algum potencial.
A visão de um gestor que identifica quais conhecimentos, habilidades e atitudes seus vendedores precisam desenvolver faz com que as metas da loja já sejam traçadas de acordo com o perfil de cada um.
Partindo disso, a maioria das pessoas que cuidam das equipes de vendedores costumam buscar aprimoramento somente quando o problema já está batendo na porta. No entanto, o que estamos propondo é: faça um levantamento de tudo que pode ser aperfeiçoado e busque treinamentos sobre tais ações antes que suas vendas comecem a cair.
Uma dica que pode te ajudar muito a identificar quais são os temas necessários nos treinamentos ao longo do ano é acompanhar os feedbacks dos clientes!
Esse indicador sempre aponta quais áreas necessitam de aprimoramento e te ajuda a desenvolver diferenciais de acordo com as expectativas do seu público.
Portanto, não espere alguém sair da sua loja insatisfeito para começar a investir em treinamentos. Comece agora!
Motivos para investir em treinamento de vendas no varejo de moda
Infelizmente os bons vendedores não caem do céu! Inclusive, para ter bons vendedores, que estejam alinhados com os valores e posicionamento da sua loja, você vai precisar treiná-los desde o primeiro dia.
Isso porque existem fatores que até os profissionais já atuantes do mercado ainda não conhecem, justamente porque não foram treinados para observar o processo de venda por ângulos que deveriam.
Outro ponto bem importante é o seguinte: entenda que o conhecimento não vem só com a prática! Grande parte do conhecimento técnico vem por meio do estudo.
É preciso saber analisar o comportamento do ser humano, que é um dos principais fatores que servem como base no processo de venda, por exemplo. E isso só vem por meio de estudo!
Estudar e conhecer o público-alvo é um tema que reforçamos constantemente aqui em nosso blog, porque é indispensável ter essa visão se a sua loja quer atrair e manter clientes.
Somente com esse tipo de conhecimento é possível fazer uma análise concreta e completa do psicológico dos consumidores, o que pode ser decisivo na hora de finalizar vendas.
Além de aprimorar seus vendedores nessa questão, os treinamentos de vendas podem proporcionar outros benefícios periféricos, como os que você pode conferir a seguir:
Melhor adaptação dos novos vendedores
Para atender as expectativas depositadas em sua contratação, todo novo vendedor que entrar na equipe deve ser ambientado e recebido de forma orgânica em seu negócio.
Nesse processo de adaptação, é preciso ter dois objetivos principais: potencializar seus talentos (que provavelmente serão a razão da contratação) e fazer com que o colaborador tenha alta produtividade no menor tempo possível.
Isso não quer dizer que esse processo deve acontecer de forma apressada, porque é nesse ponto que a capacitação exerce seu papel mais relevante.
Ainda que o novo vendedor já tenha tido experiência em outras empresas ou até mesmo lojas, é possível que sua loja tenha necessidades, processos e valores diferentes. Sendo assim, para transmitir as obrigações de sua função e ambientar a pessoa à cultura organizacional de sua loja, é preciso treiná-lo.
Nesse momento, invista em orientações sobre a loja e principalmente os diferenciais dos seus produtos.
Menos chances de sofrer rotatividade de colaboradores
Um problema bem comum e frequente em lojas de roupa é a alta rotatividade de vendedores. Isso geralmente acontece por consequência de recrutamento sem definição de perfil e, principalmente, falta de capacitação do vendedor.
Perceba que não estamos falando “capacidade”, mas sim CAPACITAÇÃO. É claro que depende muito do nível de empenho e envolvimento da pessoa contratada, no entanto, as ferramentas e o suporte para que isso funcione são responsabilidade da loja (como uma empresa).
Se a sua loja de roupas investir em treinamentos de vendas e até capacitar os vendedores em outros quesitos, esses profissionais se sentirão valorizados – o que diminui qualquer chance dessas pessoas abandonarem a função.
Gera mais motivação
Como mencionamos na vantagem anterior, o vendedor será mais eficiente quando se sentir valorizado – o que, de qualquer forma, tem a ver com a motivação.
Ou seja, à medida que o treinamento de vendas gera a percepção de que seus vendedores estão sendo valorizados (ao ponto de usufruírem da oportunidade de aprender novos métodos de trabalho), esses colaboradores também vão se sentir mais preparados e motivados para bater metas!
Além disso, como vão descobrir novas habilidades que podem ser exploradas, vão elevar a produtividade da loja quando chegar a hora de colocá-las em prática.
Ou seja, sua loja deve ter um retorno positivo quando sua equipe estiver estimulada e mais disposta.
Por isso seus vendedores precisam estar sempre aprendendo!
Melhora o relacionamento interno
A maioria dos treinamentos envolvem dinâmicas entre os vendedores, proporcionando momentos em que realmente se veem como equipe, o que estimula a integração desse time. Eles vão se unir, passar mais tempo de qualidade juntos de forma agradável, estreitar os laços e a trabalhar a comunicação.
Ajuda a proporcionar a melhor experiência aos clientes
A partir do momento que os funcionários estão motivados, unidos e bem treinados, conseguem entregar a melhor experiência possível ao seu público.
A ideia é que o consumidor nunca saia do seu estabelecimento com o mesmo problema que entrou. Seus vendedores vão conseguir identificar a solução perfeita para cada pessoa que entrar em sua loja.
Quer ter a chance de oferecer esse tipo de experiência aos seus clientes? Faça treinamentos de vendas!
Lembre-se: tudo é aperfeiçoável! Vender bem exige treino
Sempre que pensar em ter alcance máximo, melhor desempenho e mais resultados, associe esses objetivos com treinamento!
Ao treinar seus vendedores, procure apresentar mais do que o básico. Dê as ferramentas que eles vão precisar para entregar o que você precisa.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.