Guia para preparar sua loja de roupas para trocas de estação

troca de estação em loja de roupas

Se você tem uma loja de roupas sabe que manter o ritmo de vendas é algo  importante durante todo o ano, ao longo de todas as estações (chegando até a ser um sonho). 

O que é necessário para tirar isso do sonho e transformar em realidade? Para começar, você precisa trabalhar nas coleções de roupas que disponibiliza na loja e armazena em seu estoque. O ideal é seguir uma linha sempre atual, acompanhando as tendências de cada período.

Ou seja, como é de se esperar, você não poderá fugir de dois princípios básicos para varejistas de sucesso: organização e planejamento. 

Essas práticas são responsáveis por viabilizar maior  controle de estoque de loja de roupas e te ajudam a reconhecer quais serão as tendências de próximas estações. 

Além de se organizar e seguir seu planejamento estratégico de vendas, precisa manter as pesquisas em dia para acompanhar tudo que se passa no mundo do varejo de moda e assim fazer a renovação do seu estoque de roupas.

Quer mergulhar em dicas do que pode fazer para manter as prateleiras do estoque de roupas sempre com peças atuais e com a melhor margem de giro? Continue acompanhando nosso conteúdo e confira a seguir dica por dica!

Faça um planejamento atendo-se às suas finanças

Não tem outro jeito de fazer sucesso se não começar por debruçar sobre fatos. Colha números, compare resultados e busque atingimento de metas. 

Se perceber que não está dando certo, reveja seu planejamento antes mesmo do prazo limite para tal estratégia. Dessa maneira será mais fácil de interpretar se seus esforços estão sendo dedicados ao caminho certo ou se está em tempo de fazer ajustes para vender mais roupas. 

Por exemplo, você pode fazer a cada semana, a cada mês ou a cada estação (comparando um ano com outro). 

Lembre-se que ter o mínimo de controle no dia a dia além dessa análise é algo primordial – o que pode ser realizado com ajuda de uma planilha controle de estoque de roupas ou até com um tipo de programa específico para essa ação.

Essa atitude influencia muito na gestão financeira, porque é possível saber quanto capital vai conseguir reverter para investimento na coleção de roupas que vem a seguir. 

Ou seja, você não simplesmente comprar tudo o que vê pela frente e correr o risco de ter prejuízos. Se a ideia é ter um negócio lucrativo, você certamente vai precisar contar com planejamento.

Acompanhe o calendário comercial para saber qual a época certa de trocar coleções!

Só é interessante fazer uma mudança em seu estoque quando essa medida fizer sentido para seus clientes. Sendo assim, para acompanhar o movimento do mercado, procure conhecer seu público e identificar seu comportamento de consumo nas trocas de estações. 

Vale dizer que, em vista de nossa geração “fast food”, a maioria das pessoas  gosta de ter acesso às novidades o mais rápido possível. Por consequência, comprar algo com antecedência pode garantir ainda que você tenha os melhores produtos, negociando preços mais baixos. 

O calendário comercial pode ajudar significativamente em seu planejamento. Então, comece-o o quanto antes. Por exemplo, como estamos chegando no verão, você já precisa estar com tudo pronto para a estação mais quente do ano e começar a pensar no próximo período de outono/inverno (que vai de março a setembro de 2022). 

Além das trocas de estações, uma coleção de roupas não é feita para dias exclusivos. O consumidor final vai se sentir beneficiado caso você coloque descontos em datas especiais para movimentar seu estoque! O calendário comercial vai te apresentar datas sazonais para ter mais facilidade em dias como:

  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Dia dos pais;
  • Dia das crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Divulgue todas as promoções lançadas nas trocas de estações

Hoje existem várias formas de divulgar promoções da sua loja – como, por exemplo, com eventos, enviando a novidades por meio de SMS’s, aplicativos de mensagens ou redes sociais. 

Essas estão entre as principais estratégias para alcançar mais pessoas quando sua loja está fazendo promoções para liberar espaço no estoque e também para anunciar com maior alcance quando chegam as novas coleções. 

Sempre destaque esses acontecimentos, porque ambos são importantes para conseguir vender mais.

Como fazer controle de estoque de loja de roupas para trocas de estação?

É possível que os empreendedores que já têm mais experiência no mercado da moda já tenham encontrado o próprio jeito de fazer o controle de estoque de sua loja de roupas. 

Mesmo assim, é interessante mostrar algumas de nossas dicas para quem quer aprender a dar espaço para a próxima coleção e liquidar os outros produtos que já estão parados no estoque. 

Por exemplo, se você está perdido na hora de contabilizar isso, pode optar por usar um software ou fazer uma planilha de controle de estoque de roupas.

O mais importante de tudo é manter um inventário com todas as peças disponíveis, de forma que tenha acesso fácil a dados como código do produto, descrição, data da aquisição, da venda, valor etc.

Isso será feito de acordo com o tamanho do seu estoque de roupas. Comporta uma atualização semanal, quinzenal ou mensal? Considere isso sem se esquecer que essa etapa é fundamental para manter o controle do que entra e do que sai da sua loja.

E quanto às prateleiras do estoque?

As prateleiras para estoque de roupas devem estar organizadas de forma que todos da equipe tenha uma visão clara de todas as peças e saibam o que precisa ser reabastecido logo de cara! 

Em razão disso, o melhor é que as roupas estejam separadas por modelo (tipo de peça), cor, tamanho e preço.

Considere sempre a opinião e preferência do seu público alvo

Quem faz um bom planejamento tem tudo que precisa para investir em uma nova coleção de roupas. 

Se você também também organizou seu estoque além de fazer um planejamento estruturado estrategicamente, já vai conseguir saber quais são as peças que tem mais giro de estoque e saem mais rapidamente logo que forem lançadas. 

Mas como saber quando é a hora de escolher as peças que vão estar em seu novo catálogo?

Obviamente você deve se pautar no mercado e na própria época do ano. Porém, é indispensável contar com as informações que você foi organizando ao longo do tempo e o que tem registrado em seus inventários. 

É claro que o ideal é investir em peças que tenham a ver com a preferência, estilo e  com o comportamento de consumo de quem já costuma comprar em sua loja – ou de quem está tentando atrair para sua loja! 

Esse processo de conquista vai depender muito das suas estratégias de comunicação para colher feedbacks e opiniões. Também vale testar novas cores e estampas (desde que os valores não sejam muito superiores aos que se costuma conceder).

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.