3 erros que os varejistas de moda devem evitar

varejo de moda: saiba como evitar erros

Qualquer empreendedor (a) que decide abrir uma loja de roupas deve saber que administrar negócios não é nada fácil, especialmente em um segmento bem competitivo como o varejo de moda!

Inclusive, é importante destacar que essa responsabilidade exige muito das lojas de todos os portes — o que exige estudo e esforço para que alcancem bons resultados.

Dedicar toda sua atenção para as tarefas da administração é algo fundamental para evitar os principais erros que frequentemente acontecem nesse segmento. 

Quantas vezes você mesmo já não viu lojas abrirem e fecharem em questão de poucos dias? Geralmente isso acontece porque os responsáveis por esses negócios não consideram fatores básicos e cometem uma série de erros bem graves para a administração – como, por exemplo, nunca pensar em traçar um plano de metas, deixar de  estudar sobre os seus clientes ou negligenciar a importância do bom e “velho” controle financeiro.

Como já estamos aqui, podemos te ajudar apresentando algumas dicas para que o seu negócio seja um sucesso. Na verdade, nós vamos fazer isso de uma maneira diferente. Queremos compartilhar com você alguns erros cometidos na administração de lojas de roupas para que você saiba como evitar essas ciladas. 

Acompanhe o conteúdo até o final e anote tudo!

3 erros mais comuns na administração da loja de roupas

  1. Negligência do planejamento financeiro

O primeiro conselho, que pode servir como um mandamento para os lojistas que buscam fugir de problemas, é: não abra do seu planejamento financeiro. 

Muitas pessoas imaginam que o cuidado de fazer um planejamento financeiro não é algo muito importante, ou que é possível realizá-lo de forma simples e despretensiosa. Porém, saiba que quem pensa assim está bastante enganado! 

Antes de começar um negócio, como abrir loja de roupas e lançar sua própria marca no mercado, você precisa saber qual será o investimento inicial necessário, quanto irá os gastar com os seus funcionários e quais serão as demais despesas (o que inclui desde a locação do ponto comercial até as contas de água, luz etc).

Na maior parte das vezes, é comum que os varejistas que não tem um planejamento financeiro acabem misturando todas as suas contas da loja, ou até as pessoais. 

E qual é o resultado disso? Não pode ser outro: dívidas, dívidas e mais dívidas! 

Sendo assim, caso pretenda se livrar do grande pesadelo que é lidar com esse tipo de problema, comece a organizar as finanças da sua loja desde já.

Quer saber por onde começar? Veja abaixo:

  • Tenha uma verba exclusiva para gastos variáveis que podem acabar surgindo;
  • Busque de planejar acompanhando toda sazonalidade do calendário possível, aproveitando todas as oportunidades que podem causar altas e ter recursos para lidar com as baixas no faturamento;
  • Jamais, em hipótese alguma, misture gastos pessoais com os gastos da sua loja de roupas;
  • Tenha muito cuidado com o volume dos produtos disponíveis em seu estoque;
  • Acompanhe o seu fluxo de caixa periodicamente.

2. Definir metas de vendas inalcançáveis

A segunda questão que merece toda sua atenção quando se tem que lidar com o processo de administração, tem a ver com as metas de vendas. 

Como já é de se imaginar, para que uma loja conquiste os melhores resultados,  ela precisa, obrigatoriamente, definir quais são as suas metas. 

No entanto, tendo essa informação, alguns varejistas começam a estabelecer metas de vendas quase impossíveis de serem batidas para suas equipes de vendedores.

Jamais volte a cometer esse erro, principalmente se é algo recorrente em seu negócio.

Quando estipular metas aparentemente difíceis, você pode acabar tendo alguns prejuízos bem contrários ao objetivo coerente com seus principais desejos: vai ter uma equipe de vendedores totalmente desmotivada e que, a longo ou até médio prazo, será o fator responsável por te fazer perder a maior parte das suas vendas.

Para que os profissionais que conseguem cumprir com a sua função de modo satisfatório, também precisam ter contato com os com bons resultados.

Já pensou como pode ser triste e desgastante ter que dar o seu melhor todos os dias e, no final do mês, descobrir que foi tudo em vão? Sem nem uma mínima recompensa?

O conselho, para esse caso, é o seguinte: apegue-se às metas reais e mais acessíveis, e que possam ser vencidas por qualquer pessoa da sua equipe. Mas isso não quer dizer que essas metas devam ser extremamente baixas ou muito  fáceis — pelo contrário!

Antes de estimular que determinada quantia seja atingida e batida dentro do mês, procure analisar os seguintes pontos:

  • Qual é o faturamento mínimo para conseguir pagar as contas geradas para manter sua loja funcionando?
  • Seu estoque de roupas costuma ter  boa variedade de produtos?
  • Seu estoque está preparado para o alto fluxo de vendas de períodos sazonais?

3. Falta de estratégias para marketing 

Nos dias de hoje, especialmente depois da pandemia, não basta somente manter ótimo relacionamento próximo com os clientes fiéis da loja física.

De nada vai adiantar esse “relacionamento” se não buscar proporcionar as melhores experiências sempre que os clientes visitarem sua loja. 

O que estamos falando vai além de uma vitrine bonita e da fachada recentemente reformada.

Quem quer se destacar e ter reconhecimento no mercado, precisa criar uma identidade que se aproxima — e fortalece — do seu público.

O melhor relacionamento com o público pode ser alcançado, então, de uma maneira muito simples (como se pode ver). Você vai ter que resolver isso com o MARKETING!

Tendo estratégias dentro da sua administração, sua loja terá mais possibilidade de fazer divulgação personalizada e atrair, principalmente, os clientes que, de fato, se identificam com esse estilo do seu negócio.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.