A expressão que diz “a união faz a força“ pode parecer conflitante com alguns dos interesses que orquestram o mundo dos negócios, mas pode fazer muito sentido no varejo de moda!
Aliar-se a outras marcas e pessoas influentes pode ser a fórmula ideal para fortalecer seu posicionamento no mercado, além de ajudar a alcançar pessoas que não encontrariam sua loja de outra maneira.
No entanto, é preciso saber como fazer isso para não acabar tendo problemas. E é exatamente para te ajudar nesse sentido que produzimos esse artigo.
Hoje vamos apresentar algumas vantagens de considerar esse tipo de estratégia e algumas dicas que podem te ajudar a entender como as parcerias no mercado da moda podem ser benéficas para sua marca.
Continue acompanhando e saiba quais são as principais vantagens de fazer parcerias no varejo, além de conferir dicas para fazer isso com segurança e eficiência.
Quais são as 5 vantagens de fazer parcerias no varejo de moda?
Dessa vez, vamos direto ao assunto: quando uma loja de roupas une forças com outras lojas ou fornecedores de serviços, todas as partes saem ganhando – especialmente se é uma parceria feita entre pequenos e médios negócios.
Alguns dos benefícios mais evidentes e claros são:
- Sua loja passa a ter mais poder de compra fazendo compras nos fornecedores em comum (sendo possível, por exemplo, fazer 1 pedido para 2 lojas pequenas que não conseguiriam arcar com o pedido mínimo sem a parceria);
- Os comércios parceiros se ajudam em diversas ocasiões quando oferecem serviços e/ou produtos complementares;
- Sua loja pode receber mais clientes que conheceram a marca por indicações da outra loja parceira (o que é feito com divulgação para as respectivas bases de clientes quando uma aliança é formada);
- Tal união entre empresas acaba gerando impactos positivos a movimentação da economia de uma determinada região;
- Maior giro de estoque nas lojas envolvidas na parceria (o que pode acontecer em razão de ações promocionais ou maior número de clientes).
Ou seja, já apresentamos os 5 motivos prometidos para te convencer a investir em parcerias no varejo de moda – com negócios do mesmo segmento ou de nichos e setores diferentes!
Agora chegou o momento de te mostrar como fazer isso! Se quiser saber quais são os próximos passos para colocar parcerias em prática, continue a leitura.
4 sugestões sobre como fazer parcerias no varejo de moda
Veja a seguir algumas dicas do que fazer para manter a aliança com outras lojas ou empresas e, assim, ampliar o alcance da sua marca (bem como as suas possibilidades de atuação no mercado).
Considere a parceria com empresas de serviços
A boa experiência está em alta!
Hoje as pessoas costumam buscar mais do que produtos. Elas esperam ter uma experiência tão boa, que possam até apresentar considerações sobre esse momento em suas redes sociais.
Atualmente, quando se sentem especiais pelo atendimento que foi proporcionado por uma marca, as pessoas buscam ir além da fidelidade. Elas começam uma espécie de relacionamento.
Mesmo que pareça muito distante da sua realidade, sua loja pode fazer isso oferecendo uma experiência marcante desde o atendimento e até as estratégias de comunicação pós-venda. Para ir além e conseguir oferecer esses momentos marcantes, você pode e deve fazer parcerias com empresas de serviços ou de produtos que complementam os seus.
Não se esqueça de analisar as principais necessidades, desejos e as preferências de seus consumidores antes de formar alianças.
Associe sua loja com marcas e empresas da mesma região
Partindo da ideia que sua empresa vai se envolver com a comunidade em que sua loja física está, o próprio “lugar” pode fortalecer sua marca.
Além de facilitar a vida dos responsáveis pela divulgação, pensar no regional também é uma forma de contribuir com a economia local, de modo que essas parcerias entre comércios do mesmo bairro fortaleçam um ao outro.
Esse tipo de aliança deve, necessariamente, ajudar o outro a impulsionar seu negócio – o que pode ser feito por meio de facilidades ou de ações em conjunto.
Não faça guerra! Busque alianças com seus concorrentes
Como mencionamos logo no início do conteúdo, essa dica pode passar uma impressão estranha à primeira vista, mas acredite: fazer parceria com seus concorrentes pode te trazer grandes oportunidades de negócios.
Pense bem! Sua loja e o estabelecimento que pode ser um “rival” até agora têm mais coisas em comum do que divergentes (se não, você certamente não estaria em uma competição).
Essa característica é o segredo para que possam unir suas forças e possam aproveitar a oportunidade de crescimento ao mesmo tempo.
Veja o que dá certo para uma e para outra quando estiver procurando formas de aprimorar seu atendimento, além de identificar quais são as falhas de cada uma para que seja possível colaborar com a correção das mesmas.
Promova programas de fidelidade em conjunto com seus parceiros
Se você quer ter mais vantagens do que as que são obtidas graças ao seu programa de fidelidade, existe a possibilidade de se unir a empresas parceiras para criar um sistema de pontuação em conjunto.
Assim, todas as compras realizadas nos dois estabelecimentos vão para o mesmo esquema de pontuação.
Cuidados para poder fazer parcerias no varejo de moda
Se for fazer qualquer tipo de aliança/parceria com outras empresas, lembre-se que é importante escolher negócios alinhados com os valores defendidos por sua. Caso contrário, essa conciliação pode prejudicar a sua imagem de marca e os resultados do empreendimento ao invés de ajudar.
Além disso, registre tudo em documentos por escrito, os quais podem ser assinados por todos que concordam com os acordos finais e estabelecidos entre as partes.
Ainda que seja o caso de uma união informal, o registro documentado vai dar mais credibilidade à essa parceria e torná-la mais duradoura.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.