Varejo de moda: conheça as principais estratégias de grandes empresas

varejo de moda

Sabemos que a arte do empreendimento não é como uma receita de bolo. Isso quer dizer que nem sempre a mesma medida de sucesso será reproduzida em outros negócios, ainda que as estratégias utilizadas tenham sido conduzidas de forma igualitária.

No entanto, buscar inspirações em grandes players do varejo de moda é algo fundamental para crescer neste ramo! Isso te ajuda a descobrir novas tendências, tecnologias e até maneiras de reinvenção durante alguma crise.

É claro que a coerência e filtro fazem parte deste processo. É preciso perceber o que se aplica ou não à realidade da sua loja. 

O segredo é conciliar ideias de empresas que são uma referência de mercado com a identidade da sua marca. Dessa forma será possível surpreender e encantar seu cliente, já que sua loja estará oferecendo algo inovador e não distante do que estão acostumados.

Ter características que já fazem parte da experiência de compra do seu público-alvo pode fazer com que se sintam mais confortáveis – as quais podem ser recursos visuais, aspectos sensoriais/emocionais, conceito de representatividade e outros exemplos.

Mas além dessas questões, o que as potências do varejo de moda fazem que deve colocar em prática na sua loja? Vamos conferir!

Pesquise sobre seu mercado de varejo de moda constantemente!

Os diferenciais do seu negócio só serão reconhecidos ou até realizados quando você conhece o seu mercado. É preciso ser especialista em seu nicho e analisar seus principais concorrentes para saber o que aderir nos processos de gestão do seu negócio – especialmente na área da moda.

Dessa forma será possível também identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua loja e, a partir de então, investir no que atrai público e trabalhar o que não está sendo bem feito. 

Vale destacar que essa alternativa é apropriada para lojas de todos os portes, já que não estamos falando sobre comparação, mas sim adequação ao que desperta interesse do público disposto a comprar seus produtos. 

Pense sobre como pode gerar mídia espontânea

Não há como negar o poder do marketing de influência na atualidade. Pessoas de todas as idades são atingidas por recomendações em redes sociais e tendem a consumir com o que veem outras pessoas consumindo. 

Pensando nisso,  aspectos que geram mídia espontânea são formas de trabalhar a divulgação da sua marca no varejo de moda e ainda trabalhar outros fatores importantes para sua loja (como a comunicação visual ou recursos exclusivos). 

As pessoas tendem a postar tudo que impressiona, que é diferente ou que de alguma forma reforça tradições. Por esse motivo, quando você proporciona ambientes diferentes, produtos inéditos ou qualquer outra coisa que seja encontrada somente em seu comércio, consequentemente já pode contar com divulgação gratuita. 

É algo muito comum em grandes lojas e que faz todo sentido para ter sucesso contínuo.

Trate o atendimento como prioridade

Já percebeu que a maior parte das pessoas falam mais sobre as experiências negativas do que as positivas? Pois acontece o mesmo quando o assunto é comercial. 

As pessoas que compram algo e gostam do atendimento recebido podem até compartilhar isso de alguma forma, mas quando acontece o contrário a disseminação dessa imagem negativa atinge uma escala muito superior – o que pode comprometer sua marca.

Inclusive, essa questão fica ainda mais relevante quando pensamos que, independente do valor investido em sua loja, o atendimento desqualificado pode ser o motivo de não voltarem a comprar nada da sua marca.

Sem clientes recorrentes e com uma imagem manchada, será quase impossível aumentar seus lucros. Portanto, preste um bom atendimento para que os novos clientes cheguem para transbordar e não para equilibrar o fluxo de caixa.

ATENÇÃO: o bom atendimento não deve ser considerado como um diferencial da sua loja no varejo de moda, mas sim o mínimo a ser feito.

Lembre-se que o preço também é estratégia

Quando for precificar seus produtos, tenha cuidado! É inaceitável baixar muito para conseguir vender mais (sem recuperar o que foi investido) e é inviável jogar o preço nas alturas para mostrar que é qualificado.

Essa ação vai muito além do senso de justiça pelo seu trabalho. Tem mais a ver com as variáveis internas e externas à sua loja.

Para entender melhor esse conceito, precisa saber que preço e valor são coisas diferentes:

  • O preço é definido por todos os custos ocasionados para poder oferecer esse produto adicionados ao lucro pretendido;
  • Valor diz respeito ao que é intangível para o consumidor. Ou seja, está mais relacionado com o amor dedicado a sua marca por seu público, o suporte oferecido ao longo da compra e as ações realizadas no pós-venda.

As grandes marcas reconhecem essas diferenças e leva isso em conta ao estipular quanto os clientes devem pagar para ter acesso aos seus produtos. 

Faça pesquisas de mercado para entender como garantir bons resultados com a precificação. Certamente vai se deparar com as estratégias de valor percebido, skimming de mercado, preço de entrada no mercado e preço baseado em concorrência. 

Essas estratégias envolvem diferentes procedimentos e é interessante verificar qual dessas se adequa melhor no caso da sua loja de roupa.  

Seja acessível aos seus consumidores

Quem quer maior lucratividade e mais reconhecimento no mercado da moda hoje em dia precisa aplicar o conceito conhecido como “omnichannel”, que anda sendo considerado como o futuro do segmento varejista.

Basicamente, essa concepção implica em tornar-se mais acessível ao consumidor. Deste modo, a loja interessada em colocar tal estratégia em prática precisa marcar presença em todos os canais de comunicação com seu público final (redes sociais, plataforma e-commerce para loja virtual, telefone, e-mail e loja física). 

Recomendamos essa estratégia porque você pode estimular mais confiança em seus clientes, além de suprir necessidades como imediatismo e proatividade que são muito comuns no contexto atual.

Mesmo que pareça desafiador, essa estratégia vai te aproximar do seu público e terá mais chances de ser a principal opção do que concorrentes que se limitam a um só método de atendê-los.

Conte com uma gestão inteligente

Qualquer demanda estratégica exige uma boa gestão! Quando você tem as ferramentas certas e uma equipe capacitada para seguir o planejamento, está no caminho certo. 

Caso você esteja pensando que sua loja é pequena demais para ter um sistema de gestão conduzindo seus processos, rejeite agora mesmo essa ideia. Quem quer crescer, precisa pensar como os grandes. 

A preocupação em ter mais segurança e clareza em suas ações demonstra quem realmente tem foco no que é preciso para sair do comum! 

Esperamos ter ajudado. Conte conosco para fazer com que sua loja de roupas seja a mais querida dentro e fora da sua região.