Imagine só poder ter uma loja de roupas que proporciona uma experiência tão completa aos seus clientes, ao ponto de não precisarem procurar mais nada em nenhum outro lugar para completar o look?
É isso que estamos propondo neste conteúdo! Você pode oferecer muito mais do que peças de roupa. Dessa forma será possível atender todas as necessidades de quem visita sua loja, o que acaba sendo um diferencial no mercado.
E vale ressaltar que esse insight pode não só oferecer o melhor para consumidores, mas também para o seu faturamento. É uma excelente forma de trabalhar estratégias de cross-selling e upselling para aumentar seu ticket médio!
Ou seja, deu pra ver que esse assunto ainda vai render muito, certo? Para atingir esses objetivos você vai precisar muito mais do que bons produtos. Terá que trabalhar algumas características do seu atendimento.
Continue acompanhando para saber quais são esses pontos e o que fazer para ter sucesso nessa estratégia!
O que trabalhar no seu atendimento antes de oferecer mais do que peças de roupa?
Antes de tomar uma iniciativa por impulso e correr para comprar novos produtos para compor seu estoque ou tomar qualquer outra decisão em relação às suas estratégias, será preciso reconhecer e focar no objetivo real da sua loja. O que te motivou a começar? O que te fez pensar em abrir uma loja?
Alguns empreendedores se perdem no meio do caminho com suas lojas de roupa, porque procuram oferecer todos os tipos de produtos para todos os públicos possíveis. Entenda! Com isso não estamos querendo dizer que você não deveria oferecer só roupas para não perder o foco. Isso iria completamente na contramão do que estamos propondo aqui.
A ideia é dizer que você pode e deve oferecer outros artigos, mas siga uma linha que corresponda aos interesses do seu público.
Ainda que queira oferecer mais do que roupas, você pode se inspirar em lojas que costumam ser mais segmentadas – as quais focam em um público-alvo específico, de nicho específico.
Essa é uma ótima forma de aproveitar as possibilidades, que são inúmeras. Por isso, é muito importante saber qual é o seu segmento e conhecer as pessoas que você realmente pretende atrair para sua loja.
Quando essas questões estiverem claras, bem resolvidas e sólidas, o seu planejamento estratégico vai começar a tomar forma e ser mais atingível.
É assim que percebemos o quão importante é dar atenção a esta etapa. Então, confira o que você precisa para começar a montar esse plano e finalmente ter as estratégias que precisa para apostar em novos produtos:
- Posicione sua marca – ajude seus clientes a saberem o que podem esperar da sua marca em todos os sentidos (desde produtos até as causas que defende);
- Encante seus clientes com sua equipe de atendimento – as pessoas do seu time deve agregar à experiência do consumidor, o que vai muito além de se mostrar à disposição. Seus atendentes devem estar imersos no universo que envolve sua marca;
- Incentive e promova a humanização – nenhuma loja se limita às mercadorias que oferece. Diversos fatores influenciam significativamente a decisão de compra do consumidor! A humanização transmitida durante suas vendas e outros momentos de comunicação com o seu cliente fará grande diferença e será algo motivador para que voltem à sua loja;
- Explore ao máximo o espaço físico da sua loja – sabe por que a rede social faz tanto sucesso? Porque a imagem faz parte de nossas vidas, estão ligadas às nossas sensações e podem conquistar a aproximação tão desejada entre sua marca e seu público-alvo. Todas as informações que uma pessoa conseguir captar ao visitar sua loja farão com que o mesmo se sinta em um lugar diferente, um lugar inesquecível e extremamente acolhedor;
- Trabalhe tudo o que for necessário para fidelizar clientes – sabendo que as experiências negativas podem afastar alguém logo de primeira, as positivas (especialmente no pós-venda) podem criar um relacionamento bem duradouro com seu grupo. Portanto, considere muito as campanhas de fidelização;
- Saiba como controlar suas vendas – uma vez que você vai vender mais produtos, você vai precisar controlar as vendas. Não se trata só de saber o quanto vai cair na sua conta no final do mês, mas sim vender o suficiente para não ter peças indisponíveis no estoque.
Quais outras mercadorias você deve considerar vender em sua loja de roupas?
Agora você já sabe o que precisa fazer para ter sucesso com uma loja mais completa. Mas o que vender a mais?
Já apresentamos algumas ideias logo de início no conteúdo. No entanto, existem algumas categorias de produtos que podem ser mais assertivas! Confira.
Lingerie
Lingerie é um tipo de produto que vem despertando cada vez mais interesse e está trazendo bons resultados para lojistas. Nós podemos provar!
Os dados de 2020 do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostram que o mercado de moda íntima podem chegar a vender US$325,36 bilhões até 2025.
É claro que isso pode aumentar, já que as demandas mudam a cada dia. É sobre este aumento que queremos falar. Você precisa aproveitar oportunidades de vendas para ter sucesso com seu negócio!
Moda praia
A moda praia também é um mercado e tanto! A margem de lucro costuma ser muito boa e, por estarmos em um país tropical, existem excelentes oportunidades ao longo do ano para arrasar nas vendas.
Por isso, não pense duas vezes e comece a pesquisar mais para vender biquínis, cangas, maiôs, sungas, saídas de praia, chapéus, óculos e o que mais fizer sentido para o seu negócio.
Acessórios
O mercado de acessórios tem crescido cada vez mais no Brasil. Inclusive, estão no ranking dos produtos mais rentáveis atualmente.
Além de ser algo que desperta muito interesse dos consumidores por si só, você pode disponibilizar essas peças de forma complementar aos produtos que já serão comprados.
Não é difícil que uma pessoa disposta a comprar roupas também seja um cliente potencial para os acessórios.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.