Investir no varejo de moda do Brasil é uma das melhores decisões que você pode tomar nesse momento! Este mercado está em expansão e proporciona diversas possibilidades de atuação. Aliás, empreender no ramo de vestuário sempre foi interessante graças à demanda contínua e estável de vestimenta.
E tem mais! A maioria das datas comemorativas são sinônimos de aumento na receita, porque as roupas sempre estão entre as primeiras opções de pessoas que desejam presentear alguém.
Sendo assim, se você tem interesse na área e está buscando informações sobre como está este setor, chegou ao blog certo.
Além de apresentar dicas e esclarecimentos para quem está considerando abrir loja de roupas, nós queremos te ajudar a tomar essa decisão com segurança!
Acompanhe.
Conheça as principais características do varejo de moda
Para se tornar especialista no mercado de moda, é indispensável saber como ele funciona. Inclusive, para se aprofundar ainda mais você vai precisar analisar o que prefere fazer: revender roupas ou ter uma linha própria.
O mais recomendado para empreendedores que estão começando e não tem uma alta verba para investir de início, opte por trabalhar com a revenda de roupas – já que a criação e comercialização de peças exclusivas vão demandar muito mais processos (o que gera mais e mais custos).
Mesmo optando por vender roupas adquiridas com fornecedores é fundamental ter criatividade, versatilidade e estar atento às tendências.
Como estamos falando sobre lojas físicas, é indispensável saber trabalhar em equipe e ter responsabilidade financeira para conseguir manter a loja funcionando (de preferência, crescendo cada vez mais).
Se quiser ir ainda mais além, para estar atualizado no mercado você pode fazer um bacharelado de moda e se especializar em disciplinas direcionadas para marketing, gestão e pesquisa de mercado.
Quais são as tendências para este mercado?
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), se compararmos as vendas do ano de 2021 com 2019, houve um aumento de 32% na média global de procura por comércio digital, produção local e moda transazonal.
Confirmando o que dissemos, o mercado de moda esteve em evidência em mais um ano atípico e continua apresentando boas oportunidades para quem vai começar a investir no ramo a partir de 2022.
Portanto, incentivos não faltam para você finalmente migrar para esse setor.
Agora, confira algumas dicas a seguir para saber como atender o mercado atual e ter diferenciais.
Entre no mercado inovando!
De acordo com a Adriana Morasco, vice-presidente da Lycra para a América do Sul, buscar inovação e proximidade com o cliente será a chave para a longevidade de empreendimentos ligados à moda. Em uma reunião online que participou na Fiesp, a executiva disse que esses são pilares que devem andar lado a lado com a qualidade.
Dessa forma, não importa se seu produto vai custar um pouco mais do que outros disponíveis no mercado. Os consumidores irão reconhecer seus diferenciais e estarão dispostos a pagar valores maiores por peças em sua loja por questão de confiança.
Essa importância de inovar no segmento da moda foi reforçado por Elias Saab (presidente do Comtextil) em outra videoconferência do O Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp.
Para ele, olhar para este mercado por outras perspectivas revela oportunidade de negócios – especialmente neste momento tão delicado, no qual ainda estamos sofrendo impactos e consequências da pandemia (como escassez de matéria-prima, inflações e aumento nos preços de energia).
Adapta-se às estratégias omnichannel
Trabalhar estratégias omnichannel significa interligar diferentes canais de comunicação e diminuir a distância entre sua loja e seus clientes.
Pensando em oferecer o que é essencial para clientes do ramo da moda, saiba que você deve ir muito além dos produtos.
A expansão contínua do mercado digital causou muitas mudanças no comportamento do consumidor, que hoje quer resolver seus problemas conciliando as vantagens do online com o offline.
Isso quer dizer que mesmo aproveitando da praticidade proporcionada pela web, muitas pessoas vão querer visitar sua loja física para finalizar uma compra ou para trocar produtos.
É normal que os consumidores realizem pesquisas online antes de comprar peças de roupa e optem por ir na loja física da marca escolhida especificamente para experimentar a roupa.
Outra vantagem de conciliar a loja física com soluções digitais é aproveitar recursos como o Google Lens, por exemplo.
Essa ferramenta permite que as pessoas tirem uma foto de um produto e pesquisem com base nas imagens para descobrir peças parecidas. Se você disponibilizar seus produtos na internet, existem maiores chances de novos clientes encontrem sua loja e realizem compras.
Quando for criar seu site, dedique-se na versão mobile
Uma pesquisa realizada pelo Google identificou que 71% das pessoas que fazem buscas online para analisar produtos utilizam o celular, o que faz com que os dispositivos móveis sejam um canal importante para as vendas de lojas.
Por isso, se for criar sites, não deixe a desejar na versão mobile.
Vale a pena investir em sites responsivos, que são plataformas que permitem melhor navegabilidade dos usuários que acessam seu domínio pelo celular ou outro dispositivo móvel, sem que as páginas apresentem erros e se adaptem a qualquer tipo de tela.
O intuito é aumentar a permanência do usuário, de modo que todos tenham boa experiência sempre que quiserem comprar seus produtos (seja na loja física ou na loja virtual).
Preze pela divulgação espontânea e marque presença nas redes sociais
As redes sociais se tornaram indispensáveis para quem quer estabelecer uma comunicação próxima e rápida com clientes – no varejo de moda, principalmente o Instagram.
O ramo do vestuário é um dos que mais tem tido benefícios em expor peças, divulgar promoções e apresentar informações sobre a loja nas mídias sociais.
Como é extremamente importante conhecer o público alvo quando atuamos no setor da moda, valorizar a presença digital e usá-la como estratégia pode ajudar a ouvir os consumidores, esclarecer dúvidas e principalmente entender qual é o desejo de seu público para trabalhar nessas questões.
Quando tiver oportunidade e recursos para aproveitar da popularização de influenciadores digitais, você também poderá conquistar um aumento de receita considerável.
Crie estratégias com promoções tanto na loja física quanto na virtual
Não é segredo para ninguém que nós brasileiros amamos promoções. Inclusive, ainda de acordo com aquela pesquisa do Google que mencionamos, 85% das pessoas que fazem compras ou buscas online demonstram mais propensão a finalizar compras quando encontram produtos com desconto.
Considerando essa informação e o que já sabemos dos costumes nacionais, sempre vale a pena ter estratégias com preços promocionais de maneira bem planejada para agradar seus clientes e conquistar novos consumidores.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.