Saiba como vender produtos pelo WhatsApp

venda por whatsapp

Vender pelo WhatsApp não é mais uma novidade, afinal, esse aplicativo tem mais de um bilhão de usuários ativos pelo mundo!

Apesar de ganhar força por facilitar conversas pessoas com mensagens instantâneas, não demorou muito para que o recurso fosse usado para finalidades comerciais e corporativas.

Porém, como toda ferramenta, se realmente quiser potencializar seus resultados vendendo pelo Whatsapp, você precisa saber como aumentar as vendas usando essa plataforma!

Leia até o final para conferir as nossas dicas.

Por que vender pelo Whatsapp?

Por todas as suas facilidades, o WhatsApp representa hoje não só uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas, como também é o melhor meio para aproveitar mais recursos no atendimento ao cliente.

Isso porque a possibilidade de enviar mensagens rápidas (mesmo usando recursos multimídias), permite o desenvolvimento de uma relação mais próxima com quem está do outro lado da tela. 

A grande questão é que mesmo assim, muitos varejistas de moda não conseguem nem ao menos usar essa ferramenta da forma como deveriam!

Um problema muito frequente, por exemplo, é a mistura entre o uso de uma conta pessoal e profissional. Para se criar uma rotina de atendimento, conseguir entender as necessidades do público e ter qualidade de vida, o ideal é manter contas de WhatsApp separadas (tendo uma só para vendas e outras para conversas pessoais).

Por fim, também vale ressaltar que é importante ter WhatsApp para vender roupas porque essa ferramenta é fundamental para conhecer os melhores segredos sobre os seus clientes para encantá-los neste aplicativo. 

Agora sim! Vamos falar sobre o que mais te interessa em todo esse assunto. 

Separamos diversas dicas sobre como vender pelo WhatsApp

Acompanhe e aprenda como vender pelo WhatsApp!

Dicas para vender mais usando o WhatsApp

1. WhatsApp Business: use essa ferramenta a seu favor 

Apesar da versão comum funcionar muito bem para vendas, instalar a versão WhatsApp Business é uma excelente estratégia para empresas (sejam elas pequenas, médias ou até mesmo grandes).

Isso porque o aplicativo tem algumas  funcionalidades que ajudam  nas estratégias de aumentar as suas vendas. 

Um exemplo disso que estamos falando é a possibilidade de verificar as métricas de venda!

Felizmente, ninguém mais precisa trabalhar no “achismo”. Agora, todos têm a chance de trabalhar com dados – o que é fundamental para canais de comunicação como o WhatsApp.

Acompanhar números facilita consideravelmente a tomada de decisões em uma empresa, que além de identificar quais foram as estratégias que deram certo, torna-se possível ter mais controle de pedidos com o WhatsApp Business. 

As informações úteis disponibilizadas no aplicativo são: 

  • Quantidade de mensagens enviadas aos seus clientes;
  • Quais mensagens foram entregues aos clientes; 
  • Quais foram as mensagens lidas pelo outro usuário. 

Esse aplicativo ainda permite o envio de mensagens automáticas e organização dos contatos de acordo com a jornada de compra do cliente, por exemplo.

Também é uma maneira fácil de criar grupos e identificá-los (como “novo cliente”, “novo pedido”, “pagos”, “fornecedor”, entre outros).

2. Use a função catálogo

Desde 2019 o WhatsApp liberou uma função que já é indispensável para usuários brasileiros!

Com a promessa de aumentar as vendas, esse aplicativo permite que os usuários vendedores criem catálogos com seus produtos ou serviços.

Essa funcionalidade permite que uma loja de roupas apresentem, por exemplo, os produtos disponíveis em seus fornecedores junto do valor  final (incluindo sua taxa de lucro). 

Isso acaba tornando o processo de vendas mais rápido e dinâmico em si, além de evitar custos como manutenção de estoque e material adicional só para apresentar os produtos. 

Portanto, não deixe de cadastrar seus produtos ali se quiser economizar tempo e dinheiro. 

O processo é bem simples:

  1. Entre nas configurações da conta;
  2. Clique em “catálogo”;
  3. Faça o upload de uma imagem do produto;
  4. Complete as informações necessárias (nome, preço, descrição, link de seu site – se tiver – e código).

Vale destacar que essa ferramenta é ainda mais importante para garantir flexibilidade aos pequenos empreendedores que não têm um site próprio ainda.

3. Dedique-se em oferecer o melhor atendimento possível 

Muitas empresas investem no WhatsApp, mas não dão a atenção necessária para a ferramenta. Isso é um erro!

O WhatsApp não serve só como mais um meio de contato. Se você decidiu disponibilizar entre seus canais de atendimento, dedique seu tempo nessa ferramenta (nem que tenha um colaborador exclusivamente para esse tipo de serviço). 

Lembre-se que o cliente que envia uma mensagem para uma empresa geralmente tem interesse em receber uma resposta rápida. Caso contrário, vai optar por comprar com a concorrência. 

É claro que aqui não estamos radicalizando! Seu cliente pode esperar alguns minutos para receber a resposta. Afinal, sua loja também tem outros clientes com as mesmas necessidades.

Porém, não trate isso com descaso. Não escolha responder quando der e nem responda de qualquer jeito só para responder. 

O ideal aqui é aprender a lidar com o seu público.

4. Trabalhe com processos automatizados

Assim como no caso de conversas pessoais, o trabalho com WhatsApp precisa ser prático, até porque você vai ter diversos contatos para compartilhar a mesma informação. 

Se preferir facilitar a sua rotina, o que é muito bem-vindo,  crie linhas de transmissão. 

Esse outro processo funciona da seguinte forma: você deve acrescentar os contatos dos seus clientes e enviar a mesma mensagem como se estivesse mandando em um grupo no WhatsApp.

O melhor de tudo é que, na verdade, os seus clientes recebem como mensagem individual.

Ah! E para o número de contatos, basta divulgar o número da sua linha na assinatura do email marketing, informar aos clientes em cada atendimento que você vai mandar mensagens e instalar um plug-in em seu site para que os usuários sejam redirecionados imediatamente para o número da sua loja.

5. Busque entender qual é o estágio de funil de cada cliente 

O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente. 

Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe. 

Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens. 

Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil. 

Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil. 

Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.