Vender roupas a domicílio: saiba mais sobre essa tendência!

venda de roupas a domicílio

Não podemos negar que a pandemia mudou muita coisa, inclusive, maximizou o alcance de tendências que até já existiam – como é o caso das entregas em domicílio. Não só de comida, mas de roupas.

Para dar a volta por cima e dar um jeito na queda das vendas, os varejistas de moda e diversos empreendedores adotaram estratégias que devem permanecer, porque serão levadas para servir com eficiência em novos ciclos com o intuito de fortalecer a economia cada vez mais.

Independente das circunstâncias, o sucesso de uma loja de roupas vai depender exclusivamente do quanto o negócio consegue se adaptar para atender a necessidade dos clientes com seu atendimento.

Isso quer dizer que é muito importante personalizar o atendimento e apresentar seus  produtos de forma mais atrativa para os clientes de acordo com suas preferências e sanando suas dores. 

Acredite! Nós sabemos que essa é uma tarefa bem complexa, visto que o cliente está muito mais exigente do que era antes de tudo isso acontecer. Por isso, oferecer atendimento personalizado em sua loja é um dos grandes segredos para fazer com que o cliente se sinta valorizado e continue voltando mais vezes.

Mesmo com todos os desafios, não desista do seu sonho! No final de tudo, ter uma marca  revendedora de roupas e trabalhar com vendas a domicílio traz muitas vantagens, fazendo tudo valer a pena. 

Essa estratégia, inclusive, te permite ter benefícios como flexibilidade de horários, aumentar a possibilidade de conhecer novas pessoas que não conseguem ir à sua loja física no horário comercial, trabalhar melhor seu giro de estoque, acompanhar as novidades da moda e, por consequência, ter maior faturamento. 

O que você está esperando para colocar essa estratégia em prática? Lembre-se que você não vai precisar deixar de ter um ponto comercial para se dedicar somente às entregas à domicílio. São canais de vendas complementares.

Entenda o que queremos dizer com atendimento personalizado

Ainda que pareça algo muito diferente do que estamos acostumados no varejo de moda, principalmente para lojas menores, oferecer um atendimento personalizado é algo essencial para dar certo nesse momento. 

Essa tarefa, basicamente, consiste em conhecer quem é o seu cliente com muita profundidade e identificar o que esse grupo de pessoas precisa para continuar escolhendo a sua loja sempre que quiserem comprar roupas.

Ao propor um atendimento personalizado, não estamos dizendo que a sua loja precisa investir em vários softwares caros e ter métodos super elaborados, ou que precisa contar com uma grande equipe de vendedores. O que você precisa é ter disposição de colocar em prática tudo que identificar como algo que pode garantir a satisfação de seus clientes.

Saiba quem faz parte do seu público alvo

De nada adianta ter estratégias, metas de vendas e até fazer gestão de estoque sem conhecer seu cliente. Sendo assim, podemos dizer que o primeiro passo não poderia ser outro que não fosse fazer imersão em seus clientes.

Como se trata de uma nova forma de vendas, trace o perfil de cliente ideal para esse tipo de canal, de forma que possa identificar padrões e entender informações dos consumidores que preferem receber seus produtos em casa ao invés de ir até sua loja. 

Você vai precisar colher dados como suas profissões, problemas que estão em busca de resolver, o que consideram importante em peças de roupas e, principalmente, em que pontos a loja se diferencia de outras para continuar te escolhendo como fornecedor.

Armazene essas informações de forma que seja possível ir  atualizando seus de seja de fácil acesso para todos da sua equipe. Com isso, ficará muito mais fácil de conhecer os seus clientes e ir personalizando o seu atendimento sempre que identificar algo novo. 

Crie meios de conversar com os clientes

Um outro detalhe muito interessante para começar a trabalhar com um atendimento mais personalizado e oferecer a mala de roupas que vai direto para a casa de clientes, é a conversa.

Trate a sua marca como se também fosse uma pessoa que vai visitar alguém!

Para isso, você vai precisar desenvolver uma personalidade para a sua loja (o que vai servir como orientação na hora de definir o mix de peças de roupa que vai oferecer na mala e até na maneira como você costuma se comunicar com cada cliente.

Faça de tudo que puder para que o seu cliente se sinta mais próximo da sua marca, uma vez que sua loja também vai estar mais humanizada e tende a fortalecer ou desenvolver elos mais profundos com as pessoas que chegam até você.

Não deixe que essas conversas pareçam genéricas

Você vai se esforçar bastante no processo de escolher roupas para enviar ao cliente (analisando suas preferências, seu tamanho e a sua necessidade), levar seus produtos até sua casa e depois manter o controle do que foi vendido ou não. 

Sabendo disso, você não deve colocar tudo a perder com o atendimento. Padronizar respostas e limitar as comunicações com respostas curtas e diretas não são ações muito coerentes para quem tem intimidade com cliente (ou que pretende ter).

Como estamos falando de atendimento personalizado, você vai ter que fazer com que o cliente se sinta único do começo ao fim. Por isso, o diálogo não deve ser mecanizado e usado para esclarecer dúvidas ou facilitar a escolha de produtos.

O que realmente importa em trabalhar tanto nessa personalização da sua loja é fazer com que seu cliente seja valorizado, afinal, você faz tudo isso para conseguir conquistá-lo e ter mais vendas.

Trate-os como pessoas e não como “mais uma venda”, não tenha medo de receber críticas para continuar melhorando. Na dúvida, pergunte! Trate todos da forma com que gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do cliente.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.