Como empreendedor no mercado da moda, o ideal é sempre buscar oferecer uma experiência cada vez mais positiva aos seus clientes, especialmente quando se trata de atendimento.
Por falar em atender, não tem como não atrelar essa prática com o treinamento para vendedores de loja de roupas, que é indispensável para alcançar o sucesso definido por meio de metas e objetivos de uma loja.
Para se ter uma boa equipe de vendedores, é preciso se dedicar em muitos detalhes. Tendo esse cuidado especial, consequentemente cada vendedor vai conseguir atender os clientes superando expectativas.
Quais são as vantagens de treinar vendedores?
Apesar de parecer enorme, o varejo de moda é um segmento estreito – ainda mais com a facilidade de comunicação entre seus concorrentes e o público intermediada pela internet.
Em razão disso, se uma pessoa for atendida por bons vendedores em sua loja de roupas, além de se tornar cliente, pode contribuir mais com o aumento do faturamento do empreendimento divulgando seus produtos espontaneamente.
No entanto, quando um cliente é mal atendido, nada será valorizado, independente da qualidade do seu produto ou dos diferenciais do seu espaço físico.
O pior disso é lidar com a experiência de receber uma crítica negativa, feita com o intuito de prejudicar sua loja, alegando para várias pessoas o quanto saiu insatisfeito dessa experiência!
Ou seja, se você quer aumentar ticket médio, aumentar o índice de faturamento e o nível de fidelização dos seus clientes, precisa oferecer um atendimento de qualidade.
Então, treinar bem os seus vendedores e motivá-los para que trabalhem com excelência devem estar entre suas prioridades!
Dicas: saiba como treinar vendedores de loja de roupas
Pensando especificamente na importância desse assunto, nós trouxemos algumas dicas para pessoas que atuam com vendas e querem aprimorar seu talento e também para quem está à frente das equipes de vendas.
Concilie aprendizagem com os resultados
O ponto de partida para qualquer treinamento, independente de seu modelo, deve ser ministrar informações com base na prática – de forma bem real e próxima da realidade das pessoas que recebem esse treinamento.
Para isso, será necessário estabelecer claramente quais são os objetivos da equipe de vendas e qual o nível de expectativa depositado nesse time.
Faça treinamentos periodicamente
Essa é uma das dicas mais importantes para todos os departamentos! Fazer treinamentos de maneira regular e eficaz é a melhor forma de alinhar suas expectativas às metas de vendas alcançáveis.
Não adianta nada promover cursos uma vez por ano e dizer que costuma treinar seus vendedores.
Com a rotina e todas as responsabilidades de fazer sua marca crescer, os vendedores nem sempre se lembrarão do que aprenderam se for algo muito esporádico e massante.
Quando você aborda assuntos curtos e já cria oportunidades de colocar toda teoria em prática, será muito mais fácil alcançar resultados.
Ou seja, quanto mais treinamentos (ainda que curtos), mais facilidade de absorção e aproveitamento do conteúdo ministrado os seus vendedores terão.
Conheça sua equipe tanto quanto conhece seu público alvo
Você vai precisar conhecer muito bem os seus vendedores para definir um calendário, os temas e as atividades propostas nos treinamentos.
Isso porque cada vendedor tem características que podem ser aproveitadas ou aperfeiçoadas. Portanto, sempre que for treinar vendedores, conheça o perfil dos membros de sua equipe, considerando identificar quais pontos precisam ser desenvolvidos ou melhorados para usar isso como assunto em um dos treinamentos.
Vale ressaltar que essas informações podem ser valiosas para deixar seu treinamento mais estimulante, destacando exemplos reais e positivos sobre as pessoas da própria equipe de vendas durante os treinamentos.
Consequentemente os vendedores vão se sentir mais engajados no corpo corporativo, sabendo o que tem de melhor a oferecer e cada história ainda vai servir de exemplo para motivar outros.
Forneça detalhes sobre seus produtos!
Olhando pelo ponto de vista do cliente, sempre haverá um produto na loja que vai exigir explicações mais detalhadas (especialmente quando é o caso de peças de roupa que estão em alta).
Isso é algo que implica em novos treinamentos para que você possa falar com seus vendedores sobre os produtos que vão ser vendidos, de forma que estejam bem preparados para convencer clientes a fecharem tal compra. Eles vão precisar conhecer todos os produtos de maneira bem particular!
Por esse motivo, faça treinamentos a cada nova compra de peças novas para estoque.
Procure conhecer os seus concorrentes
Pode parecer bem clichê esse conselho, mas saiba que treinar vendedores inclui trazer informações sobre a concorrência.
Atenção! Nossa dica tem relação direta com o aprendizado obtido ao fazer análises de mercado e somente isso. Nosso intuito não é recomendar a concorrência desleal e que interfere negativamente nos resultados do outro sem a menor preocupação!
O que cabe a você, como varejista de moda, é fornecer os instrumentos de convencimento necessários para facilitar esse trabalho – já que desconhecer a concorrência pode ser fatal para um qualquer bom negócio (mesmo quando se trata de outros mercados).
Vendedores precisam manter uma boa postura constantemente
Toda conversa deve contar com a postura por parte do vendedor, mesmo que não seja convertida em venda.
A ideia aqui é ensinar à sua equipe de vendas como fugir das ironias e de conclusões precipitadas sobre determinado cliente antes ou depois de começar a atender – uma vez que todos precisam ser tratados de forma igual.
Como o próprio ditado já indica, não julgue o livro pela capa! Aquele que parece não render nada pode realizar uma compra digna de dobrar seu ticket médio.
Tenha em mente que o treinamento é um momento especial
Algumas pessoas tendem a desmerecer o treinamento, mesmo que seja de forma inconsciente, dedicando apenas um intervalo rápido ou o horário do almoço para “treinar vendedores”.
O problema é que o tempo de qualidade faz diferença para o treinamento. Sendo assim, todo e qualquer conhecimento compartilhado deve ser organizado e sua explanação deve ser planejada com carinho para surtir efeito.
O processo da conquista dos clientes é o que conduz a compra
Ao longo dos seus treinamentos, você deve falar sobre como seus vendedores podem conquistar o cliente, lembrando que o bom atendimento não basta – já que é um princípio básico ao invés de um diferencial.
Lembre-se que todo comprador precisa receber informações sobre lançamentos e inovações da loja para garantir espaço na mente do cliente.
Alerte sobre a importância da comunicação escrita e verbal
Como especialistas em vendas de roupa, precisamos te lembrar o quão importante é mencionar para seus vendedores o quão importante e indispensável é falar e/ou escrever corretamente para uma loja de roupas.
Por exemplo, erros de português em uma mensagem escrita podem dar a impressão de que a loja é desleixada e incompetente. O mesmo acontece quando você chega até ser atendido (a) na loja e não consegue achar nada (nem preço, nem marca e nem produtos.
Indique leituras e deixe sempre um dicionário próximo para consulta da equipe de vendas.
Fale sobre a relevância da argumentação
Sempre que tiver a oportunidade, ensine a arte da argumentação para seus fornecedores de roupa. Pergunte sobre o que está acontecendo na vida e guarde respostas que podem te ajudar a oferecer, negociar e expor os pontos positivos dos produtos que estão vendendo.
Para isso você vai precisar conhecer a necessidade do cliente de forma profunda, além de mostrar que é possível argumentar quando se tem a solução para um problema.
Ética e delicadeza continuam sendo eficientes
Seja ao longo dos treinamentos ou em toques do dia a dia, lembre-se de ser ético e evite situações constrangedoras quando for citar outros colaboradores da equipe – ainda mais quando for outro vendedor.
Mesmo que os exemplos reais de situações vividas na trajetória da própria equipe sejam muito importantes, não exponha seus funcionários ao ridículo de forma alguma.
Em caso de exemplos negativos, tenha mais cuidado ainda. Proponha explicações de forma genérica e aborde a temática evidenciando a importância do comportamento contrário ao que fez com que a experiência fosse negativa.
Por exemplo, é indispensável que uma equipe de vendas mantenha todos os hábitos de higiene em dia e que seus membros tenham uma aparência saudável. Sendo assim, ao mencionar essas práticas, não destaque quem tem problemas com mau hálito ou suor excessivo. Opte por falar sobre como o cliente vai se sentir bem sentindo-se confortável por ser atendido sem nenhum incômodo.
Peça avaliações sobre seus treinamentos
Quando se faz treinamentos em uma loja de roupas, certamente o principal interesse é poder contar histórias que vão facilitar a vida dos seus vendedores em relação à venda.
Por isso, abra um espaço ao final do treinamento ou deixe uma caixa física ao longo do expediente para receber sugestões e trabalhá-las com os seus vendedores para saber o que estão achando.
Para ajudar, solicite conteúdos e formatos de recursos que podem ser usados durante a capacitação dessa equipe.
Considere todas as sugestões que julgar pertinente, ainda que só consiga colocá-las em prática em outra oportunidade.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.