Como ainda estamos no mês das mulheres, não poderíamos deixar de falar sobre a possibilidade de inspirar você, futura empreendedora do varejo de moda, em dar o primeiro passo e realizar seu sonho de ter uma loja de roupas femininas!
Se você ainda não começou porque considera um grande desafio abrir um negócio do zero, saiba que não está errada nessa linha de raciocínio, mas pode dar conta dessa grande realização. Basta ter planejamento e muita força de vontade.
A boa notícia é que estamos no melhor momento para isso, já que, de modo geral, o comércio varejista está mantendo o seu crescimento – até porque a aquisição de peças de roupas é algo frequente e necessário na vida de todos nós.
Considerando toda essa premissa, é possível que já esteja mais empolgada em tirar o plano do papel de mudar o rumo da sua carreira profissional em 2022 para ter seu próprio negócio, só para mulheres.
Mas o que você ainda precisa saber para montar uma loja de roupas? Precisa de instruções para saber qual caminho seguir e conseguir ter um negócio feminino de sucesso?
Se essas dúvidas ainda estão te atrapalhando, saiba que seus problemas podem ser resolvidos hoje. Continue conferindo este conteúdo e veja respostas para essas perguntas neste passo a passo que preparamos.
O que você precisa saber para começar sua loja de roupas femininas?
É claro que sabemos que nem sempre é fácil começar algo novo, quem dirá montar um negócio do zero. Alguns medos cercam os nossos pensamentos, além do grande receio de não ter o investimento financeiro suficiente para dar conta.
Isso é bem comum no segmento de moda, especialmente para pessoas iniciantes, que tendem a ficar um pouco inseguras quando o assunto é empreender.
Porém, quando estamos falando sobre abrir uma loja de roupas femininas, ainda que você não tenha outra experiência anterior vendendo roupas, este ramo de atuação nunca deixa de ser atrativo para empreender.
Se o seu medo estiver relacionado com a formação profissional, saiba que uma pesquisa feita pelo Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que 89% dos empreendedores da área não têm uma formação específica em moda.
Essa mesma pesquisa constata que, até por este não ser um tipo de negócio que requer especialização, muitas pessoas se sentem mais seguras em arriscar nesse investimento.
Nesse caso, a própria vivência diária vai trazer o que é necessário para “tocar o negócio” e trilhar um rumo ao sucesso.
Você se enquadra neste cenário? Saiba que, mesmo diante desses fatos, essa alternativa deve ser começada aos poucos. Tenha em mente que você pode iniciar investindo com valores menores e crescer conforme receber a resposta do seu público. E, acredite, o público feminino não decepciona.
Para começar de alguma forma, vale a pena seguir passo a passo indicados por especialistas sobre como montar uma loja de roupas femininas que está logo abaixo.
1º passo: escolha seu público-alvo, o nicho de mercado
Apesar de saber que pretende vender roupas femininas, é possível deixar seu grupo ainda mais específico para direcionar quem sua loja vai realmente atender, em especial quando vai começar a investir menos.
Para isso, estude sobre os principais perfis do público feminino e procure reconhecer as necessidades semelhantes que essas mulheres têm, quais são as suas vontades que não são atendidas no mercado e os principais problemas que poderiam ser solucionados com os seus produtos.
Se quiser ter todas essas respostas, você irá precisar definir se pretende abrir uma loja de roupas femininas para mulheres jovens ou mais maduras, mulheres esportistas ou mulheres que preferem ter um guarda-roupa com peças mais corporativas.
Todas essas informações também serão necessárias para desenvolver uma ligação pessoal com seu público, o que vai contribuir diretamente na definição de quem prefere atender, do que será mais viável no seu ponto de vista empresarial.
Se for precisar de mais algumas informações sobre grupos de mulheres para definir o público-alvo com mais certeza, faça uma pesquisa com os seguintes dados:
- Idade;
- Região em que reside;
- Nível de formação e profissão;
- Classe social;
- Principais hábitos de consumo.
Com base nesses tipos de informações, você certamente irá conseguir coletar todos os dados que precisa para dar sequência e ir ao próximo passo da sua jornada.
2° passo: escolha quais serão os modelos de roupas vendidas
Depois que definir para quem vender, chega o momento de definir o que vender, afinal, é o que irá atrair essas mulheres para sua loja. No caso de vestuário para o público feminino, existem alguns nichos que se encaixam para empreendedoras que pretendem trabalhar com moda:
- Moda íntima;
- Moda praia;
- Moda fitness;
- Moda plus size;
- Trajes sociais;
- Trajes de gala;
- Entre outras opções.
Quando finalmente fechar mais essa decisão, vai chegar a outro momento muito importante de uma gestão de loja de roupas, que é levantar os possíveis fornecedores.
3° passo: definição de fornecedores
A pesquisa do Sebrae que mencionamos um pouco acima evidencia que 98% dos varejistas de moda trabalham com fornecedores, ou seja, preferem revender roupas.
Definir fornecedores é algo extrema importância, até porque é essa parceria que vai impactar diretamente nas suas vendas por causa do custo final de suas peças de roupa.
Ou seja, para entregar um bom preço ao consumidor, que também lhe proporcione uma margem de lucro vantajosa, é preciso analisar bem os valores disponibilizados pelas empresas que oferecem roupas para varejo de moda.
Isso é importante porque é a partir deste preço que você vai conseguir fazer os cálculos de quanto poderá cobrar por cada peça adquirida. Não se esqueça de considerar o valor que seus clientes estariam dispostos a pagar por seus produtos.
4° passo: escolha um ponto comercial para receber seus clientes
Acredite se quiser, mas mesmo com a crescente ascendência das lojas online, as lojas físicas de roupa não perderam espaço no mercado e são a preferência de muitas mulheres que têm dificuldade em encontrar variedade de tamanho ou somente querem uma experiência de atendimento personalizada.
Ainda de acordo com o Sebrae, as chamadas “vendas no balcão” continuam representando a maior parte do faturamento de uma loja que atende nos dois formatos de venda – mais especificamente, 74%.
O ponto comercial físico também facilita a conquista de uma boa visibilidade e, consequentemente, de aumento no lucro.
Muitas pessoas até têm maior confiança na marca, principalmente quando encontram uma loja que está bem localizada.
Por esse motivo, escolher o local onde sua loja de roupas femininas será instalada é um dos pontos de maior peso para quem toma a decisão de abrir um negócio.
Mantenha o foco em considerar um lugar que seja compatível com seu público-alvo, de forma que sua loja esteja onde sua consumidora está.
Também é importante analisar outras características desse espaço para saber se realmente é compatível com seu público. Por isso, considere as seguintes questões:
- Tamanho do espaço (tanto dos ambientes nos quais suas consumidoras vão transitar quanto o lugar disponível para montar seu estoque);
- Visibilidade da fachada;
- Valor de aquisição do imóvel ou do aluguel;
- Nível de facilidade do acesso para as clientes;
- Presença de lojas concorrentes muito próximas (especialmente se forem do mesmo nicho).
5° passo: estude sua concorrência
Aproveitando que já mencionamos os concorrentes, essa também deve ser uma tarefa que faz parte de um planejamento de quem pretende abrir uma loja de roupas.
Ao considerar a proximidade das lojas que investem em nichos similares e tem ponto comercial com capacidade de competir com sua loja, vale a pena se dedicar na análise desses concorrentes, já que isso poderá proporcionar insights valiosos para o seu negócio.
Para otimizar sua loja, você pode analisar quais são os pontos fortes de outras marcas presentes na sua região, assim como também considerar quais são seus fracos. Acompanhe o que as outras lojas oferecem que pode ser melhor trabalhado em sua loja, além de ver os erros que cometem para que seja possível evitá-los.
Essa é a melhor forma de conseguir respostas concretas sobre seus principais concorrentes. Vale lembrar que é importante manter a boa relação e uma competição amigável com todos eles.
Para finalizar esse assunto, não podemos deixar de lembrar o quanto é válido ter conversas com suas clientes, funcionários (as) ou ex-funcionários (as) sempre que possível para sempre buscar melhorias.
6° passo: identifique qual será o estilo seguido por sua loja de roupas (identidade visual)
Não vai adiantar muito prezar por oferecer peças de qualidade, fazer diversos cálculos para conseguir oferecer um bom preço e até encontrar o lugar ideal se sua loja não for visualmente atrativa.
Isso quer dizer que você precisa pensar muito bem sobre qual será o visual do seu comércio – considerando desde a vitrine e toda a decoração da loja, até o logotipo e as embalagens que irá entregar as roupas.
Para começar, você vai escolher o nome da sua marca. Preze por algo autêntico, que ganhe espaço na memória dos clientes, seja fácil de ser pronunciado e associado com outras características que fazem parte do dia a dia de suas consumidoras.
No caso do tipo de decoração, também será necessário pensar no jogo de iluminação para dar destaque aos seus produtos, a disposição em que as peças estarão na loja, entre outros detalhes.
Tudo isso é indispensável, uma vez que irá demonstrar a personalidade da marca e, principalmente, gerar identificação com o seu público-alvo – de modo que você consiga conquistá-las logo de início, desde o primeiro contato.
7°passo: monte uma equipe qualificada
Não é sempre possível começar com uma loja de roupas já formando uma equipe de funcionários! Inclusive, segundo o Sebrae, até 41% dos empreendedores costumam trabalhar sem equipe, totalmente sozinhos.
Os que contam com suporte e prestação de serviço de outros profissionais representam 59% da parcela dos empreendedores, sendo que alguns são auxiliados por familiares (15%) e outros já contratam funcionários (43%) – porém, esses aceitam pagamentos de salários que façam jus ao piso da categoria e/ou trabalham visando mais as comissões de vendas.
No entanto, tendo funcionários ou não, você precisa focar na experiência que irá oferecer a todas as suas clientes desde o primeiro momento. Pensando por esse lado, seja com ou sem ajuda de vendedores, use uma linguagem compatível com suas consumidoras e sempre mantenha um atendimento de qualidade.
À medida que sua loja for crescendo, vale a pena considerar oferecer e fazer cursos voltados para o atendimento!
8º passo: cumpra com todas os processos burocráticos de legalização do seu negócio
Para fazer qualquer coisa pela loja (contratar funcionários ou funcionárias, assinar um contrato de aluguel para imóvel comercial, ou até mesmo conseguir comprar peças de roupas de seus fornecedores de roupas) é necessário ter um CNPJ para revender roupas (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), no mínimo.
A legalização é extremamente importante para garantir vantagens para você como empreendedora e para o seu negócio – como poder transmitir mais credibilidade às suas clientes, emitir notas fiscais e poder explorar diferentes formas de pagamento.
9° passo: trabalhe na divulgação da sua loja
Quem não conhece a frase “a propaganda é a alma do negócio”? Isso também se aplica para uma loja de roupas (e muito).
Inclusive, a estratégia de divulgação deve começar bem antes da sua loja estar aberta para criar certa expectativa nas suas possíveis futuras clientes, o que vai começar a propagar sua marca.
Vale lembrar que existem diversas formas de divulgação, sendo possível ter boa visibilidade mesmo com investimento de baixo custo, ou até mesmo de graça.
Usar as redes sociais, por exemplo, contam muito para esse formato de divulgação espontânea. Por isso, não deixe de criar perfis para sua loja de roupas, até mesmo que não for vender em seus perfis.
Faça postagens de seus produtos para potencializar o alcance de suas publicações. Num futuro próximo, você pode até optar por fazer anúncios pagos dentro de suas próprias redes.
Isso é bastante válido porque o público feminino é muito engajado nas redes sociais.
O Google Meu Negócio também é uma outra ferramenta para quem gostaria de ser encontrado no buscador mais utilizado no mundo.
Assim as mulheres do seu nicho vão conseguir visualizar o endereço da sua loja, o horário de funcionamento, o link do site, fotos de produtos, preços e diversos outros dados que podem contribuir muito para levar clientes até seu negócio.
10º passo: construa um bom planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um dos pontos mais importantes para quem vai abrir um negócio (senão o mais importante).
Este passo até ficou por último, porque você vai precisar definir um orçamento direcionado para cada uma das questões apresentadas.
Quando finalizar todas as definições, sua loja de roupas estará mais formada em sua mente, e é quando chega o momento de calcular quanto irá investir nos pontos que irão dar sequência à sua loja.
Nessa etapa você vai precisar registrar tudo, colocar na ponta do lápis os gastos necessários para começar a sua loja e os custos seguintes quando a mesma estiver funcionando.
Você vai precisar considerar absolutamente tudo que mencionamos até então, ou seja:
- Investimento na gestão de estoque e gastos com fornecedores;
- Aluguel e impostos do ponto comercial;
- Toda infraestrutura da loja;
- Salário dos funcionários (se for o caso);
- Investimento em estratégias de marketing;
- Tributos mensais;
- Cálculo de todos os custos para adquirir as roupas e margem de lucro obtida com cada uma delas.
Ah! E acrescente os outros gastos fixos mensais da loja (que são água, eletricidade, internet, telefone, maquininha de cartão etc).
Não negligencie manter um fundo de reserva! Isso é muito importante para casos de imprevistos.
O que você vai precisar providenciar para montar uma loja de roupas femininas?
Para montar uma loja de roupas femininas você também vai precisar montar alguns materiais, que são: araras, balcão de caixa, estantes para organizar as peças de roupa, espelhos, manequins para a vitrine, prateleiras, computadores, itens de papelaria, objetos de decoração, aparelho de telefone dedicado para a loja, entre outros.
Quando estiver tudo pronto, basta montar seu estoque e sua vitrine. Depois é só abrir as portas!
Agora você já tem bastante informação para conseguir ser uma empreendedora de sucesso, não é mesmo? Se precisar de mais informações ou quiser continuar aprendendo mais sobre o tema, confira os outros conteúdos disponíveis aqui em nosso blog.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.