Se você tem interesse em vender roupas fitness ou ao menos começou a pensar sobre essa possibilidade, deve saber que este é um nicho específico no varejo de moda – o que pode ser bem lucrativo para quem se dedica em trabalhar da forma mais assertiva possível.
Considerando que o segmento de moda é um dos que mais crescem no varejo brasileiro, essa ideia pode ser a melhor que você já teve até hoje.
Para fomentar ainda mais essa vontade, não podemos deixar de mencionar que essa categoria foi responsável pelo maior número de pedidos no e-commerce em 2021, garantindo seu lugar entre os 5 setores que mais faturaram ao longo do ano.
Levando tudo isso em conta, vender roupas fitness pode ser uma grande oportunidade para começar a empreender ou até para quem já tem uma loja física e queira diversificar seu estoque de roupas.
Confira algumas dicas para começar com o pé direito!
Comece conhecendo melhor o mercado de roupas fitness
Antes de abrir uma loja de roupas ou comprar algumas peças fitness para vender, é muito importante conhecer mais sobre esse espaço de atuação.
Comece com uma boa pesquisa de mercado para entender cada detalhe sobre como o segmento funciona (tanto no mercado físico quanto digital) e também para identificar o que você pode fazer para se diferenciar ao vender roupas fitness.
Nesse caso, busque por dados oficiais que te ajudem a ter uma visão mais profunda sobre o desempenho deste nicho no mercado, conferindo o que mudou nos últimos anos e prever as futuras tendências de moda fitness.
Lembre-se também de verificar quais são os seus concorrentes diretos para analisar como se posicionam, entendendo as estratégias utilizadas por eles.
Defina quem faz parte do seu público-alvo
Para conhecer o seu público-alvo, vá além do básico. É claro que deve considerar gênero, idade, localização e ticket médio, mas não se limite e faça o máximo que puder para entender quem são essas pessoas.
Isso vai implicar em saber quais são as dores e expectativas dos consumidores que precisam comprar roupas fitness e analisar o comportamento de compra deles.
Quem já tem uma loja física de roupas não está isento dessa tarefa, já que vai atender um novo público, que tem outras necessidades e expectativas das pessoas que já atendem.
Essas informações são essenciais para estruturar um negócio e tomar decisões assertivas em suas principais estratégias de atuação, de forma que seus planos sejam bem segmentados e comece a gerar impactos nas pessoas certas.
Escolha seu mix de produtos com base nas preferências do público que deseja atender
Como já deu para perceber, vender roupas fitness é um nicho de mercado específico. No entanto, ainda é um ramo que exige muita atenção na hora compor um mix de produtos.
Para trabalhar com um sortimento assertivo, que converse com o seu público e atenda suas principais necessidades, você precisa definir quem deseja atender.
Essa decisão vai indicar os tecidos de roupas fitness que você deve trabalhar, os modelos e cores de roupas que deve comprar ou até saber se vai trabalhar com um tipo de esporte ou prática esportiva específica (como roupas para luta, roupas para academia, roupas para vôlei etc).
Trabalhe com diferentes canais de venda
Ainda que as lojas físicas não tenham perdido seu valor, é importante não subestimar a força dos canais digitais para revender roupas.
Analisando a 45ª edição do relatório Webshoppers, é possível notar que os hábitos de compra dos brasileiros na categoria de moda em 2021 estão mais associados com as redes sociais! Inclusive, muitos chegam até as lojas físicas somente depois que validam a compra virtual por esses canais.
Outra pesquisa que reforça essa informação é a da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, a qual identifica que 65% dos consumidores preferem pesquisar por produtos em redes sociais.
Sabendo disso, se realmente quiser investir em roupas fitness para vender, trabalhe com multicanais! Mantenha sim sua loja física, mas não se esqueça de criar conteúdos online que despertem desejo de compra nos consumidores.
As redes sociais também são ótimas ferramentas para manter um relacionamento com seus clientes, além de ser um recurso para aumentar a sua visibilidade no mercado e gerar maior engajamento com pessoas que deseja ter como clientes frequentes.
Não esqueça de investir no pós-venda
Quem começa um negócio tende a se concentrar apenas nos primeiros passos, que é comprar roupas em atacado e identificar pessoas que tenham interesse em adquirí-las. Porém, é fundamental pensar a longo prazo, porque no momento em que um cliente fizer a compra, você vai precisar saber como lidar com o pós-venda.
Pós-venda nada mais é do que manter um relacionamento com o cliente depois que a venda é feita, já que isso é muito importante para conquistar a fidelização desse cliente.
Diante disso, se for vender roupas fitness, tenha cuidado com a maneira que vai lidar com o cliente depois de convencê-lo a adquirir peças de roupa em sua loja – de forma que a equipe da sua loja esteja preparada para expressar os valores da sua marca em relação à importância daquele cliente e essas ações consigam gerar mais vendas (ou ao menos recomendações).
Encontre o fornecedor ideal para começar a vender roupas fitness!
Além de seguir esse passo a passo para começar a vender roupas fitness, não se engane! Opte por qualidade desde o começo.
Quando for comprar roupas para revender, escolha bons fornecedores, que tenham peças de qualidade.
Muitos empreendedores acabam escolhendo fornecedores de roupas considerando apenas o preço para conseguir ter mais lucro e depois investir em peças boas. Mas essa estratégia pode ser como um “tiro no próprio pé”.
Se quiser uma dica, acesse o catálogo da Miggos e confira nossas opções disponíveis! Você vai se surpreender com tanta variedade.
Siga nossas dicas e comece o seu negócio o quanto antes!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.