Vender roupas ainda é um bom negócio? Saiba mais sobre o mercado da moda

vender roupas, venda de roupas

Você sabia que roupas estão entre os produtos que mais dão dinheiro para revender? Essa é, inclusive, uma das modalidades de revenda mais populares em nosso país, já que a sua margem de lucro pode chegar até 140% se você apostar no mercado do varejo de moda.

Isso quer dizer que você vai poder apostar em vender para pessoas físicas (direto para o consumidor final) para ter uma renda extra ou até como sua principal fonte de recursos. 

Portanto, para responder a principal pergunta deste conteúdo, podemos dizer que SIM, ainda vale a pena vender roupas. Mas você precisa ter organização e direcionamento para realmente ter sucesso. 

Você vai precisar saber como funciona o mercado de moda para abrir loja de roupas, além de providenciar alguns detalhes como licença de revenda para trabalhar de forma legalizada e principalmente conhecer bem seu público alvo!

Por isso, recomendamos que antes de começar a comprar roupas para revender sem nenhuma informação, pesquise bastante e comece a se preparar.

Dizemos isso porque muitas pessoas acabam reparando no que está em alta das lojas de roupa do Instagram, por exemplo, e depois buscam um fornecedor com peças parecidas para sair vendendo. Não é assim que funciona! 

Vender roupas pode ser um bom negócio para você. Pode mudar sua vida! Porém, é um compromisso sério sendo assumido e que exigirá o surgimento do lado mais empreendedor que há em você.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este conteúdo! Temos muitos detalhes a apresentar.

Por onde começar?

Abrir um negócio não é brincadeira, especialmente se você já quiser começar com uma loja física!

Sabendo disso, nós separamos algumas dicas que podem ser muito interessantes se estiver realmente empenhado em mergulhar no mercado da moda e começar a mudar sua vida desde já.

Confira!

Identifique qual o estilo de roupas deseja vender!

Para quem está começando, o primeiro passo pode ser difícil! Estamos falando sobre decidir quais são os modelos de roupas ideais para você começar a vender.

Nesse momento você precisa pensar no que você se identifica (porque você vai precisar conhecer seu produto) e também abrir a mente para planejar uma boa diversificação de seu sortimento de produtos nessa mesma categoria. Dessa forma você não vai ficar preso (a) a um único produto e tem mais chances de lucrar.

Dica importante: é impossível tentar vender para todos os nichos possíveis de uma só vez! Isso vai gerar uma necessidade de compra muito grande e não necessariamente vai te permitir oferecer variedade. Você vai ter que gastar muito comprando um pouco de cada produto! Isso é inviável para quem está no começo.

Atirar para todos os lados também vai impossibilitar que você se dedique em outras etapas dessa jornada inicial que vamos explorar um pouco mais a frente (que é a análise dos concorrentes e especialização no mercado e clientes).

Por isso, nossa recomendação é que você foque em algum nicho (ou alguns nichos menores) de roupas e, à medida que seu negócio for ganhando espaço, você pode planejar atuar com outros estilos sem perder a linha de identidade da sua marca.

A variedade de opções de nicho para atuar são diversas, como: roupa íntima, roupas de banho, roupas fitness, roupas básicas, roupas de festa, moda urbana (roupas para trabalho), moda para gestantes, moda plus size, moda evangélica, roupas infantis, moda masculina, moda jovem e muito mais!

É preferível começar pensando nas pessoas mais próximas de você, porque com certeza esses serão seus primeiros clientes. Sendo assim, veja o que tem mais familiaridade dentro desse grande leque de alternativas e analise o que poderia ter mais vendas desde o primeiro dia com sua loja.

Estude sobre as opções de fornecedores!

Depois de definir que tipo de roupa você vai vender, chega a hora de procurar um lugar para comprar essas peças de roupa, certo? 

O momento da escolha de fornecedores é crucial para determinar se sua loja vai começar bem ou não. 

Faça um estudo de mercado e pesquise sobre os principais fornecedores (inclusive os fornecedores dos seus principais concorrentes).

Dica importante: se você quer mais facilidade para analisar a reputação do fornecedor, ter acesso aos melhores preços e segurança sobre a regularidade da empresa, pode optar por comprar seus produtos com fornecedores de roupas online. A plataforma da Miggos pode te ajudar a conferir todas as informações necessárias em um só lugar!

Conheça seu público alvo profundamente

Nós sempre batemos na tecla que conhecer seu público alvo é algo fundamental e indispensável! 

Você vai precisar analisar a persona com o perfil do seu cliente ideal e conhecer seus gostos, tamanhos, preferências, interesses, curiosidades, expectativa, idade, região que mora etc. 

Todas essas informações vão te guiar na hora de escolher os produtos da sua loja e também serão determinantes para cada decisão sobre sua loja física (desde a localização até a decoração ou contratação de vendedores).

Crie um plano de negócios sólido e bem definido

O plano de negócios vai ser como os “primeiros passinhos” de um bebê. Você vai ver sua loja começar a tomar forma a partir dessa etapa, na qual você deve organizar as seguintes informações:

  • Produto vendido;
  • Visão de mercado e de público alvo;
  • Nome da loja/marca;
  • Identidade da marca – inclusive visual;
  • Custos fixos e variáveis (como o abastecimento de estoque);
  • Preço médio dos produtos;
  • Capital investido;
  • Capital de giro;
  • Objetivos e estratégias – trace suas metas nesse momento;
  • Insights para trabalhar divulgação;
  • Possíveis canais de venda e de atendimento.

É claro que essas definições iniciais podem ir mudando ao longo do tempo e se adaptando à dinâmica do mercado! Só não desvie da missão, visão e valores do seu negócio. Entenda o que te motivou a abrir sua própria loja e seja fiel aos seus princípios em todo momento.

Últimos detalhes

Depois de definir tudo isso, você vai começar a transformar o sonho em realidade. Abra sua empresa registrando sua loja (CNPJ) para ter mais segurança e oferecer mais segurança aos seus clientes, além de alcançar um público mais qualificado.

Não se esqueça de abrir uma conta bancária empresarial específica para associação ao seu CNPJ! Isso faz toda diferença na hora de analisar seus resultados e não ter transtornos ou até prejuízo vendendo roupas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.