Não é difícil que algumas pessoas deixem de dar o primeiro passo rumo à independência financeira com o varejo de moda por uma concepção enganosa que acabam tendo sobre empreender.
E se a gente te dissesse que você pode começar a vender roupas sem gastar muito? E se você encontrasse uma maneira de comprar roupas para vender tendo facilidade de pagamento e garantia de qualidade?
Quem estava esperando por essas possibilidades para ganhar dinheiro revendendo roupas está no lugar certo. Hoje nós vamos te passar algumas dicas que são essenciais para empreender com recursos limitados!
Por onde começar?
Empreender não é para todos, nem para os mais ricos ou somente para os mais inteligentes. Na verdade, é uma missão cumprível por quem é ousado (a), humilde e tem resiliência para buscar superação em qualquer situação.
O primeiro ingrediente necessário para uma receita de sucesso no varejo de moda é entender que seu maior ativo não será o capital disponível para investir, mas sim sua capacidade e dedicação para vender.
Isso quer dizer que você vai precisar se preparar buscando conhecimento (ao menos básico) para começar a ter resultados de vendas de roupas.
Quem nunca ouviu histórias de pessoas que começaram do zero sem ter nem um centavo e conseguiram prosperar? O ponto comum nessas histórias são: motivação pela necessidade, sem ter margens para erros ou desperdícios!
Além disso, tem outra questão que você deve se atentar: capital não é só dinheiro, e tudo o que temos representa dinheiro (especialmente bens sem uso).
É só observar, por exemplo, as fábricas. Normalmente as suas pontas de estoque são desovadas para evitar prejuízos e render algum tipo de capital que possa ser revertido em lucro.
O mesmo pode ser aplicado no caso de empreendedores iniciantes. Seu primeiro estoque já pode estar na sua casa! Você pode ver tudo que não usa e renda algum dinheiro para abrir sua loja de roupas.
Faça um brechó com suas roupas, livros, eletrodomésticos parados, brinquedos e o que mais tiver em bom estado.
Essa também é uma forma de testar sua capacidade como vendedor (a) – o que será necessário, inclusive, para treinar vendedores na sua loja física quando chegar esse momento.
Como organizar bazares?
Organizar bazares vai depender da forma com que você sabe negociar (seja com pessoas próximas ou desconhecidos).
Para isso, você pode começar esse caminho separando tudo que for querer vender, se propor a vender pertences das pessoas que você convive e também encontrar um bom espaço para expor esses itens (sua garagem, sua sala, pontos comerciais parceiros ou de familiares etc).
Se você tiver problemas em vender pessoalmente por restrições médicas ou circunstâncias justificáveis, você pode investir em plataformas digitais (como Mercado Livre, redes sociais ou outro tipo de exposição online adequada para vender roupas).
Logo que começar, pode ter certeza que irão aparecer pessoas querendo vender ou até doar tudo que tiverem “parado”.
Imagine só a quantidade de clientes que poderá atingir e o capital que irá levantar em pouco tempo, sem precisar tirar dinheiro do bolso! Sua iniciativa vale muito.
Nessa fase inicial, força de vontade pode ser um aditivo a mais para você vender e prospectar os primeiros clientes que vão formar o seu funil de vendas.
Conheça as principais vantagens de investir no varejo de moda profissionalmente
Nós podemos garantir que, quem quiser fazer acontecer, não corre riscos investindo tempo e dinheiro no mercado da moda. A visibilidade e demanda desse setor já são a base que todo empreendedor precisa para prosperar e continuar crescendo.
O mais importante é saber investir e identificar os fornecedores que podem te acompanhar desde o início desse processo.
Mesmo que tenha uma loja de roupas pequena e iniciante, você vai precisar fazer o que for necessário para ter uma boa vitrine.
Na realidade, a qualidade é uma característica indispensável até para os sacoleiros, que são vendedores informais – que não revendem suas peças em lojas, mas sim levando seus produtos pessoalmente aos clientes.
Prezar por ter fornecedores de roupas com peças duráveis e bonitas é o que fará com que seu público seja atraído pelos itens adquiridos independente da sua concorrência, além de promover fidelização se tiverem boa experiência de compra com você.
Concluímos, então, que encontrar os melhores fornecedores é o segredo para ter clientes que enxergam tanto a sua loja quanto os seus produtos de forma mais atenciosa até quando não precisam comprar nada – o que aumenta as chances de vendas.
Como encontrar fornecedores de roupas no varejo de moda?
Esse mercado vai exigir de você muita pesquisa e atenção aos detalhes se quiser ter diferenciais em relação à concorrência. Portanto, para encontrar um bom fornecedor de produtos, que te ofereça peças de roupa de qualidade e bom preço, comece a pesquisar.
Nessa etapa vale entrar em contato com conhecidos que já tem experiência em alguma área do segmento, fazer buscas na internet, ligar para lojas atacadistas conhecidas para expandir seu networking e tudo que te permita encontrar os fornecedores das peças que seu público deseja encontrar.
É claro que antes dessas ações você vai precisar ter a base pronta, que é definir um perfil de público ideal para reconhecer suas preferências e necessidades. Assim você saberá exatamente o que precisa comprar para vender (avaliando quanto pode investir sem se afundar em dívidas e quais são as maiores dores do seu nicho de mercado).
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.