Quem trabalha com venda de roupas sabe muito bem que não basta só comprar as peças para compor estoque e tentar vender de qualquer jeito. Se você ainda não tem experiência no mercado e quer abrir uma loja de roupas agora, precisa saber desde já que vai precisar de muito planejamento para fazer seu investimento valer a pena.
O plano é indispensável e nele você vai incluir algumas estratégias como diferenciais no momento do atendimento e no marketing, porque funcionam como base para quem deseja aumentar as vendas – além de também servirem para fidelizar os clientes.
Empreendedores autônomos do varejo de moda sabem bem o que precisam para chamar a atenção de clientes: melhores fornecedores, peças em alta no mercado, atendimento personalizado, preços diferenciados, facilidade de pagamento, boa rede de contatos, brindes, etc.
Todos esses critérios são valiosos para quem se dedica às vendas. Mas sempre é bom aproveitar suas potencialidades para conseguir atender às demandas do mercado, propor soluções para as principais dores do seu público e buscar sempre a retenção dos clientes.
É o conjunto que vai te fazer arrasar nas vendas. E nós vamos falar especificamente sobre isso no conteúdo de hoje, apresentando dicas que podem te fazer enxergar o que está faltando para ter melhor desempenho ao vender roupas da sua loja ou o que você precisa incluir no seu planejamento para começar seu negócio.
O que toda loja precisa ter para vender mais roupas?
À medida que você conquista mais pessoas, têm maiores chances de venda. O melhor de tudo é que seus clientes fidelizados provavelmente vão falar bem sobre sua loja e ainda mais pessoas serão alcançadas sem que você tenha custos adicionais por isso.
Pensando sobre tal questão, você vai precisar seguir três passos para conquistá-los e, dessa forma, ter uma loja ainda mais competitiva e rentável. São eles:
- Bom planejamento;
- Identidade;
- Atendimento personalizado.
Entenda melhor!
Bom planejamento
Como reforçamos logo no início do conteúdo, ter planejamento é algo fundamental e até estrutural para qualquer negócio de sucesso.
Ou seja, já ficou bem claro que essa etapa não pode ser negligenciada de forma alguma.
Para fazer um bom planejamento, leve em consideração o perfil dos seus clientes e as características dos seus produtos, de forma que possa traçar metas a partir do que você consegue analisar no seu histórico de vendas e também enxergar pontos que podem te ajudar a atrair novos clientes para expandir negócios.
Quando falamos “planejar”, não significa simplesmente desenvolver e nutrir planilhas ou produzir relatórios extensos. É preciso ter organização de todas as estratégias, descrição dos objetivos e não perder o foco. Tendo essa base bem feita como ponto de partida, já tem os elementos que precisa para conseguir estruturar seu plano (seja inicial ou não).
Inclusive, o planejamento deve fazer parte da rotina para ter mais assertividade em todas as tomadas de decisões e esse costume vai fazer com que suas vendas aumentem, levando sua loja a uma expansão de forma mais fácil.
A prática depende de exercício, que é o que vai te levar à experiência para ter bases mais sólidas. Estabeleça o período ideal para fazer isso, além de manter uma planilha sempre atualizada de sua base de clientes e outra com o controle das peças de roupas do estoque.
Identidade
Todas as lojas físicas que querem se destacar no mercado e marcar presença na mente dos seus clientes precisam criar uma identidade, a qual deve estar presente não só em todas as etapas de venda (tendo seus diferenciais), como também nos cartões de visita, na decoração da loja, na padronização do mostruário, nas peças escolhidas para gestão de estoque e nas embalagens.
Uma dica é elaborar uma embalagem personalizada para presente, com o nome da marca e o contato. Além de encantar o cliente, isso auxilia, ainda, na divulgação do seu serviço.
Atendimento
Se você é um leitor assíduo do Blog da Miggos, já deve ter visto em outros conteúdos que nós acreditamos que atender bem não é um diferencial, mas sim algo obrigatório em qualquer negócio.
Quando falamos em vendas de roupas, isso se torna um quesito essencial, já que este mercado é extremamente concorrido.
Por isso, nossa proposta é que você crie características de um atendimento personalizado. Para tal tipo de ação, use e abuse de informações detalhadas sobre seu público, esteja sempre atento (a) às tendências de moda e não abra mão da sua identidade criada (mantendo sua visão, missão e valores).
Confira as melhores estratégias para arrasar nas vendas!
1. Trabalhe mais meios de pagamento
2. Inclua promoções e descontos em seu planejamento – isso pode apresentar bons resultados especialmente em finais das temporadas para queimas de estoque;
3. Invista em um nicho de mercado – se possível, opte pelos que são pouco explorados. Alguns exemplos são roupas para bebês, vestuário masculino, moda plus size, moda evangélica etc;
4. Não se esqueça da formalização do seu negócio – seu primeiro passo para abrir sua loja de roupas deve ser ir atrás do seu CNPJ. Depois que já tiver isso feito, mantenha tudo sempre regularizado.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.