3 pilares da vitrine perfeita para lojas de roupas femininas

vitrine

O mercado de roupas femininas carrega uma história super importante para o comércio, principalmente o varejo de moda feminina. Por isso é muito competitivo, o que faz ser necessário usar estratégias para aumentar as vendas. 

É preciso aproveitar toda a oportunidade possível para atrair novos clientes, além de ter soluções para fidelizá-los e reter os antigos. Ou seja, fica nítido que é preciso sair do óbvio e criar uma conexão verdadeira com as clientes e com a sua equipe de colaboradores. 

Muitas lojas promovem ações, promoções e campanhas ao longo do ano. Se você tem interesse nesse tipo de estratégia e precisa conseguir se programar melhor, especialmente com a sua vitrine de roupas, está no lugar certo. Esse conteúdo foi feito para esclarecer esse tipo de informação!

Levantamos alguns de nossos insights para que seja possível ter ideias e criar uma vitrine perfeita, aquela que cumpre com tudo que é necessário: chamar atenção, tem criatividade e comunica algo ao mesmo tempo. 

Essas dicas podem te ajudar a fazer algo diferente e também a se destacar frente às concorrentes. Afinal, a vitrine tem extrema importância para os pontos físicos de vendas. 

Na verdade, podemos dizer que a vitrine reflete a identidade de uma loja e o sucesso de vendas vai depender muito da exposição correta de seus produtos. 

A vitrine pode ser considerada como a melhor propaganda de uma loja de roupas femininas, convencendo as mulheres a entrarem no local e se sentirem motivadas a verem outros produtos (mesmo quando não estão precisando).

É por essa razão que existe uma relação estreita entre a arte de expor mercadorias e de vender. 

Que tal trazer um contexto para a sua vitrine?

Uma vitrine é criada com o intuito de contar uma história, o que pode ser uma forma bonita e delicada de homenagear as mulheres (como em datas especiais). 

É importante lembrar-se que esse tipo de vitrine exige planejamento. Antes de tudo, é preciso conhecer o seu público para estabelecer qual a mensagem que deseja passar. 

Para uma vitrine temática, por exemplo, é importante saber com o que as suas clientes se identificam.

De forma geral, é preciso mesmo chegar a um equilíbrio e evitar muita informação (o que pode acabar em poluição visual). Opte, então, sempre por tons mais neutros, ou por diminuir o número de produtos em exposição.

Memorize 3 pilares da vitrine perfeita

Independente do seu tamanho, todas as lojas de roupas têm chances e condições de ter uma vitrine bem criativa. O segredo é dar pôr em prática as estratégias para os três pilares da vitrine perfeita: 

  1. Estrutura;
  2. Exposição das peças;
  3. Comunicação. 

Se tiver dúvida, lembre-se que menos pode ser mais! Deixe espaço para a harmonia e simplicidade, dando valor e prioridade para a exposição dos produtos, deixando os elementos bem alinhados, posicionados e sempre iluminados, em especial durante o momento de um evento ou quando a loja estiver mais cheia, permitindo a melhor visualização dos detalhes. 

Os manequins são elementos muito importantes para uma loja de moda feminina, só que não precisam ser os únicos elementos da vitrine. Use o expositor com uma composição de cores, luzes, modelos de roupas… tudo ornando e fazendo a combinação perfeita. 

É claro que a exposição das peças de roupas deve levar em consideração o posicionamento de seus manequins e dos possíveis elementos de apoio no espaço em que a vitrine será trabalhada. 

Para criar uma ideia de sequência, por exemplo, uma sugestão viável é posicionar elementos lado a lado, trabalhando de forma linear.

Se quiser dar a impressão de movimento, vale alternar a altura e planos dos elementos utilizados para exposições ou até usar elementos de quebra para deixar a vitrine mais dinâmica (como são os manequins sentados). Mas sua prioridade é  atrair o olhar do seu público para algo específico da vitrine. Então, trabalhe nesse ponto focal!

O material usado para decorações pode variar – desde artigos artesanais, Diy (faça você mesmo) até uma produção com um investimento maior. Esse detalhe vai depender de cada loja, e também da mensagem que deseja passar com seu cenário. 

Outras dicas gerais para vitrines

Aproveitando que estamos falando sobre vitrines de lojas de roupas, confira também mais algumas dicas gerais para essa missão tão importante no varejo de moda:

  • Tendo uma mensagem definida, fica mais fácil na hora de escolher os elementos de apoio e da decoração;
  • Sempre que possível, fuja do óbvio! Crie uma vitrine com ousadia, bem moderna e elegante;
  • Faça contrastes com diferentes tamanhos e cores para harmonizar sua vitrine;
  • Você também pode ousar usando cores opostas, porque podem impressionar e fazer a diferença na vitrine;
  • Tenha um toque feminino! Se a sua loja é direcionada para mulheres, não descarte a opinião desse público para a montagem da vitrine.

Pensando além da vitrine…

Existem muitas possibilidades quando falamos em vitrine para lojas femininas, afinal, mulheres tem seu próprio universo com infinitas qualidades que podem ajudar a compor uma vitrine de sucesso.

Você pode também promover alguns tipos de ações envolvendo suas clientes e até seguidores das redes sociais para que decidam como sua vitrine será montada, por exemplo. Peça que essas mulheres digam frases ou palavras que as definam, ou faça votações entre as novas peças para que escolham quais devem ir para a vitrine.

E no final de tudo isso, não se esqueça de mensurar os seus resultados! Seja qual for a estratégia utilizada, busque aprender sobre o comportamento do seu público. Por isso, procure informações de resultados das vitrines passadas e registre tudo que pode te ajudar a definir como pretende criar a composição das próximas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.