5 dicas para montar a vitrine perfeita em lojas de roupa

vitrine para loja de roupas

Se você é um empreendedor que já tem uma loja de roupas ou está estudando o mercado para ter a estratégia perfeita, é bem provável que se interessou por este conteúdo por saber que ter uma boa vitrine é praticamente um poder do varejo de moda.

Essa, inclusive, é a melhor maneira de atrair público sem divulgação ou outro método conciliado. 

Para muitos dos clientes de lojas físicas, a vitrine foi ou será o primeiro contato com o negócio.

Por esses e outros motivos, é extremamente importante organizar esse cenário de forma organizada, 100% estratégica e muito criativa – sem deixar de levar em consideração a questão do senso estético e quais são as tendências do momento.

Sendo assim, é muito importante contar pessoas que montem uma vitrine com facilidade (desde que essa equipe também seja capaz de gerar vendas). Se ainda não for o caso, é interessante que você, como dono da loja, procure maneiras de estudar sobre essa técnica.

Lembre-se de ter certo cuidado na hora de escolher as peças da exposição, de definir como será o fundo e ainda qual periodicidade deve trocar os produtos do lugar (especialmente os que ficarão em destaque).

Precisa de ajuda com esses detalhes? Então está no lugar certo. Hoje separamos várias dicas incríveis sobre como montar uma vitrine extremamente eficaz para despertar interesse de todos que pertencem ao seu público alvo e acabam passando na sua porta. 

Acompanhe!

1ª dica: estipule o objetivo da sua vitrine 

É óbvio que todo lojista tem a venda como principal objetivo de montar uma vitrine, já que esse método é bem tradicional e indispensável para empreendimentos de qualquer segmento.

A vitrine é até mesmo uma marca registrada do meio da moda. Mas, para que seu plano seja eficiente, não adianta só posicionar os melhores produtos do seu estoque ou os produtos em promoção.

Você vai precisar, antes de qualquer coisa, definir um objetivo para o cenário da vez.

A diferença entre as essências desses objetivos pode ser:

  • Mostrar novas coleções ou produtos que acabaram de chegar na loja;
  • Conceitualizar sua loja com exibições mais interessantes e cênicas (ao ponto de ser artísticas);
  • Informar o público sobre algo especial – promoção, queima de estoque, produtos exclusivos, peças de roupa com estoque limitado, mercadorias destinadas à datas comemorativas etc.

O ideal é que você analise bem qual a situação atual da sua loja e qual solução melhor se encaixa com tal contexto. Com isso, certamente sua visão será facilmente definida e sua criatividade para elaborar uma decoração com grande capacidade de conversão será uma mera consequência.

2ª dica: tenha um plano

Já viu algo dar certo sem nenhum tipo de planejamento? Isso é improvável ou muito excepcional – especialmente no mercado da moda.

Com a vitrine não é diferente! Uma loja de roupa que quer vender mais e pretende alcançar metas mais desafiadoras precisa de um plano para a vitrine. 

Essa questão vai depender muito do público que deseja atingir e mais ainda da originalidade da sua marca! 

Para ter sucesso com essa etapa, monte um calendário sazonal com sinalizações das datas que deve trocar as peças ou tema da vitrine.

Vale destacar que o melhor é priorizar as datas que realmente aquecem os motores de sua loja de varejo e não cair na ingenuidade de deixar uma promoção permanente!

Mantenha o foco do que realmente faz sentido para o seu negócio e fortaleça cada vez mais sua credibilidade no mercado (o que não acontece quando quem passa e acha que sua loja só se mantém com uma promoção constante).

Se precisar de ajuda com as datas, não deixe de conferir nosso conteúdo que fala sobre as melhores datas sazonais para o mercado do varejo de moda!

3ª dica: evite erros na decoração

Que você precisa dar certo destaque para os produtos que tem mais interesse em vender, não é segredo para ninguém! Mas como fazer isso funcionar em uma vitrine? 

A resposta é simples: use a decoração ao seu favor! Insira elementos temáticos e até detalhes que se encaixem com a identidade visual da loja.

E falando em identidade visual, atente-se em seguir a mesma paleta de cores para ter um resultado mais harmônico possível. Se não, pode causar estranhamento nas pessoas que se deparam com a sua vitrine.

Para essa etapa é preciso considerar uma boa iluminação para a vitrine. Se possível, use o máximo de recursos à seu favor. 

Por exemplo, se você tem um refletor, não pode deixar de usá-lo em sua vitrine. É assim que você vai conseguir destacar ainda mais alguns produtos e trabalhar os restantes de maneira mais estratégica também.

Ah! E lembre-se que todo exagero na hora de expor peças de roupa pode prejudicar sua estratégia, já que será muita informação para absorver ao mesmo tempo.

Use pano de fundo e mobiliário para decorar

Falando ainda sobre decoração, não podemos deixar de frisar que a organização da vitrine é um fator essencial para ter sucesso, e você só vai conseguir isso com um bom mobiliário.

Outra questão bem importante é o fundo do cenário. A grande maioria dos gestores de lojas de roupas acabam não se preocupando com o fundo e acham que colocar qualquer móvel será suficiente – chegando ao ponto de até esquecer de eleger um tema.

Tenha em mente a seguinte intenção: satisfazer os desejos dos seus clientes sanando seus problemas e realizando os seus sonhos. É isso que vai te fazer atingir suas metas de vendas!

Atenção: se sua vitrine for mais lúdica, tem maiores chances de encantar seu público para convencê-lo de adquirir seus produtos. É daí que vem a importância de definir um tema.

Essa característica também ajuda na escolha dos móveis e das peças decorativas que tenham a ver com a proposta.

E para separar o cenário do restante da loja, sem comprometer o destaque dedicado aos demais produtos, use fundo neutro na vitrine. 

4ª dica: as peças de roupa devem ser posicionadas estrategicamente

O bom e tradicional visual merchandising é como a querida regra de três: nunca falha!

Estamos querendo dizer que, quando você consegue organizar um cenário compondo um visual por completo, a venda é certeira. Além disso, levando a questão da “regra de três” ao pé da letra, faça combinações de três itens para conseguir ter chances de também aumentar o ticket médio das vendas.

Evite posicionar suas peças de forma muito próxima e deixe-as sempre na altura do olhar das pessoas que passam pela vitrine. O ideal é deixar um look mais no alto, outro no meio e um mais na parte de baixo (desde que não coloque nenhum ítem no chão e nem muito no  alto).

Por fim, esses produtos organizados devem estar de acordo com a estação do momento. Não exponha peças de verão durante o inverno, por exemplo, porque as pessoas estão em busca de outro tipo de mercadoria e vão achar que sua loja não oferece o que precisam.

5ª dica: trabalhe com estímulos sensoriais

Aguçar certos sentidos dos consumidores (tanto dos que já são fregueses quanto dos que ainda não conheceram as roupas da sua loja), é uma das melhores maneiras de convencê-los a realizar compras antes mesmo de falar com essas pessoas.

Pensando nessas estratégias, você vai precisar trabalhar os efeitos certos! Por isso, vale a pena analisar o perfil do seu público e, em sequência, cogitar as maneiras que serão úteis para transmitir exatamente a mensagem que deseja ao grupo de clientes em potencial. 

Como trabalhar esses estímulos em lojas de roupa?

A maioria das lojas de roupa optam pelo marketing olfativo, que é ter um perfume  específico em todo o espaço da loja.

Dessa forma, além de remeter o pensamento das pessoas à sua marca sempre que sentirem um aroma igual ou semelhante, as pessoas também vão identificar que estão passando perto da loja física assim que sentirem o cheiro a medida que estiverem próximas ao local.

Existem outros motivos que são bem interessantes em relação à essa estratégia – como, por exemplo, a facilidade que os “cheiros” geram respostas emocionais (calma, saudade, conforto, vontade, entre outros). 

Caso se interesse por conciliar essa estratégia com a vitrine, evite cheiros muito fortes (os quais possam causar alergias ou até mesmo enjoo em quem passa em frente sua loja).

Dica bônus: ousadia para pensar fora da caixinha!

Você sabia que a vitrine não se limita à fachada da sua loja? É isso mesmo! Todo e qualquer espaço livre no imóvel que abriga seu negócio pode ser um lugar dedicado à exposição das peças de roupa que favorecem suas vendas e podem aumentar mais o  interesse de compra dos clientes que já aceitaram ver os produtos de perto.

Concilie boa iluminação, cores certas, texturas adequadas e use e abuse da criatividade sempre que quiser fazer com que um espaço ainda não utilizado torne-se mais um aliado dos seus vendedores!

No mais, basta preparar seu estoque e treinar seu time para que a mágica aconteça da melhor forma possível.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.